Home Page > Notícias > Confira as raas de animais que participam da 41 expointer

Confira as raas de animais que participam da 41 expointer


Acompanhe os julgamentos e remates que ocorrem no Parque Assis Brasil de 25 de agosto a 2 de setembro


Divididos em 151 raças de bovinos de corte, bovinos de leite, gado misto, bubalinos, equinos e ovinos, além das raças de pequeno porte, os animais são a principal atração da feira que se inicia na manhã deste sábado em Esteio. Um dos destaques da edição 2018 da Expointer é a volta das aves e pássaros ao Pavilhão de Pequenos Animais – na edição passada, elas ficaram fora por determinação da Secretaria de Agricultura. Conheça, abaixo, as raças que estarão expostas e participarão de julgamentos na feira. 


 


BOVINOS MISTOS E DE CORTE


Eduardo


Raça angus leva 127 exemplares à feiraEduardo Rocha / Divulgação


A categoria será representada por 709 animais, divididos entre 548 de corte e 161 mistos. A raça angus vem em grande número, com 127 animais participantes da feira, assim como a simental fleckviech, com 126 exemplares. A novidade é a primeira participação da raça pardo Brasil.


Angus
São 127 animais de argola inscritos, todos de criadores gaúchos. O julgamento será na quarta-feira (29), começando pelas fêmeas, às 9h, seguido pelos machos, às 14h. 


Brangus
As inscrições somam 57 exemplares de 10 criadores do RS e do Paraná. A raça será julgada na pista central às 14h do dia 27, segunda-feira. A premiação dos vencedores será às 19h do mesmo dia, com leilão dos grandes campeões.


Caracu
Participarão da feira 11 animais de um criador paranaense. O julgamento será na segunda- feira, às 14h. 


Charolês
A raça fará sua participação com 62 animais de seis criadores do RS e SC. Os julgamentos serão na Pista Central e começam com as fêmeas, às 9h de terça-feira. Machos serão avaliados na quarta-feira, às 9h. A escolha do supremo campeão da raça será às 11h30min. 


Devon
Estão inscritos 48 animais de argola e outros 30 rústicos, sendo 20 machos e 10 fêmeas. O julgamento de animais de argola será realizado na quarta-feira, a partir das 9h30min, no pavilhão cinco.


Hereford e braford
No total, as raças têm 129 inscritos. São 41 hereford, 1 poll hereford e 87 braford. Os exemplares são provenientes de criadores do RS, SC, MG e PA. O julgamento das fêmeas hereford e polled hereford será na segunda-feira, às 15h. Machos serão julgados às 8h30min do dia seguinte. O Julgamento dos grandes campeões da categoria será às 10h. Fêmeas braford vão a julgamento a partir da manhã de terça-feira. Machos serão avaliados na terça-feira, às 15h, e os grandes campeões serão escolhidos no mesmo dia, às 16h30min


Limousin
Os 24 exemplares da raça que participarão da Expointer 2018 – quatro a mais do que na edição anterior – serão julgados na segunda-feira, às 9h, na pista 5. 


Normando
A raça será representada por 22 animais de quatro criadores do RS e um do Paraná. Os julgamentos de machos e fêmeas será na segunda-feira, a partir das 14h. Neste domingo haverá jornada técnica sobre os avanços genéticos da raça e a qualidade do queijo, às 13h30min, na Casa do Veterinário.


Pardo suíço
Participam desta edição 11 animais. Os julgamentos de machos e fêmeas será na segunda-feira, a partir das 9h.


Pardo brasil
A raça fará sua primeira apresentação na Expointer com quatro animais de um criador gaúcho. O julgamento será na segunda-feira, às 9h. 


Red poll
Dois animais estão inscritos como representantes da raça neste ano. O julgamento será realizado na terça-feira, às 14h, na pista quatro. 


Santa gertrudis
Neste ano, a raça aparece com 29 participantes de criadores do RS e de SP. Os julgamentos de machos e fêmeas será na manhã de quarta-feira, na pista quatro. 


Simbrasil
São 15 animais inscritos, de sete criadores do RS e SP.  Os julgamentos de machos e fêmeas será na pista 4 às 14h do dia 28 de agosto, terça-feira. 


Simental fleckviech 
São 28 criadores de diferentes Estados, que participam com 126 animais. O julgamento da raça será na pista 4 na segunda-feira, o dia todo, e também no dia 28 das 9h ao meio-dia. A premiação ocorre na quarta-feira. 


Shortorn 
Um único criador gaúcho participará com nove animais da raça, sendo seis machos e três fêmeas. O julgamento está marcado para a segunda-feira, a partir das 10h30min. Os animais serão avaliados na pista 3.     


Wagyu
Estão inscritos 33 animais, 19 fêmeas e 11 machos de dois criadores do RS. O julgamento ocorrerá na quarta-feira, a partir das 14h, na pista quatro. 


BOVINOS DE LEITE


Jadir


Raça gir leiteiro terá 65 exemplares expostos na feiraJadir Bison / Divulgação


São 334 animais de quatro raças. No ano em que a Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul comemora 70 anos, a espécie terá 149 animais, o maior número entre os bovinos de leite. 


Holandês
São 103 animais de 24 criadores. Machos e fêmeas jovens irão a julgamento às 14h de quarta-feira. Vacas leiteiras no dia seguinte, às 14h. O concurso leiteiro será na segunda e na terça-feira. O tradicional banho de leite está marcado para terça-feira, às 16h.


Jersey
A raça estará representada por 149 animais. A partir das 14h da terça-feira ocorre o julgamento de machos e fêmeas jovens. O julgamento das fêmeas em lactação será na quarta-feira, às 14h.


Gir leiteiro
Há 65 animais escritos, oriundos de sete criadores. O julgamento será neste domingo, a partir das 9h.


Girolando
São 17 vacas de quatro expositores. O julgamento das fêmeas irá ocorrer às 14h30min deste sábado, na pista do gado leiteiro.


EQUINOS


J.G.


Número de cavalos crioulos cresceu na Expointer 2018: são 395 animais inscritosJ.G. Martini / Divulgação


Ainda que sigam liderando o número de animais da feira, os equinos sofreram perdas nesta edição do evento. As raças mangalarga marchador e puro sangue inglês não mandarão exemplares à Expointer, fazendo o número de equinos baixar para 918 este ano – em 2017, foram 972. Os cavalos crioulos aumentaram a participação na feira, com 395 animais inscritos, seguidos de 137 pôneis e 121 quarto de milha. 


Appalosa
Dos 21 animais inscritos, 15 são fêmeas e seis, machos. As provas serão neste domingo, a partir das 14h. O julgamento ocorrerá na quinta-feira.


Árabe
Com 98 animais inscritos – 61 fêmeas e 37 machos –, o julgamento da raça ocorrerá neste domingo, às 14h30min, na pista central. 


Campeiro
São 40 exemplares expostos na feira. O julgamento será na segunda-feira, às 9h. No mesmo dia, será inaugurado o Rancho do Cavalo Campeiro, perto do portão cinco.  


Cavalo crioulo
A raça leva 395 animais de criadores de 10 Estados que participarão do julgamento na quarta-feira, às 13h30min. Além disso, há exemplares que participarão de provas como paleteada e freio jovem, totalizando 539 animais. 


Mangalarga
Os 77 animais da raça inscritos nesta edição da feira serão julgados neste sábado e domingo, a partir das 8h. Os exemplares serão negociados diretamente nos boxes. A tradicional prova da moto contra cavalo será realizada neste sábado, às 15h.  


Paint horse
São 26 cavalos da raça – 17 fêmeas e nove machos. Na quinta-feira haverá julgamento, pela manhã.  À tarde, será realizado o 5º Congresso de Laço Comprido.


Percheron
Duas fêmeas e um macho, provenientes de um criador de Itaqui, participarão da feira. O julgamento da raça será realizado na quinta-feira, às 9h.  


Pônei
A raça tem 137 animais inscritos para a edição 2018 do evento. O julgamento será na quarta e na quinta-feira, às 8h, e se estende por todo o dia. Não haverá leilão. 


Quarto de milha
O número de animais da raça inscritos chegou a 121 em 2018.  O julgamento será na quinta-feira, a partir das 11h. O 11º Congresso de Laço Comprido ocorrerá na sexta-feira e no sábado (1/9), a partir das 8h, na pista de provas PP1.


OVINOS


Cabanha


Ovinos da raça suffolk terão 86 animais na feiraCabanha Descanso / Divulgação


Atração que encanta as crianças a cada ano na feira, os ovinos estão representados por 14 raças. No total, são 709 animais, 211 deles texel, a raça com o maior número de exemplares, seguida da ile de france, que leva 120 animais à Expointer, e suffolk, com 86 animais. 


Corriedale
A raça chega à Expointer com 31 animais. O julgamento será na segunda-feira, às 9h, durante todo o dia. O leilão está marcado para o mesmo dia, às 19h.


Crioula
Nove animais participarão da feira, com julgamento na segunda-feira, às 10h. As vendas ocorrerão nos boxes e haverá leilão de artigos relacionados a ovinos, na quarta-feira.


 Dorper e white dorper
A exposição das raças contará com dois animais white dorper e 24 dorper. O julgamento será neste domingo, à tarde.  


Hampshire down
Dos 51 animais levados à feira, 29 são fêmeas e 22, machos. Na terça-feira à tarde ocorrerá o julgamento das fêmeas e, na  manhã seguinte, o dos machos. 


Ideal 
Os criadores levam 20 machos e 11 fêmeas à Expointer, totalizando  31 animais. Eles serão julgados  na terça-feira, às 10h, na pista 10. 


Ile de france
Segunda raça em número de inscrições, a ile de france chega à Expointer com 120 animais de 22 expositores do RS e PR.  As fêmeas serão julgadas na terça-feira, enquanto o julgamento dos machos iniciará na terça-feira e será finalizado na quarta-feira, dia em que também haverá leilão, às 17h. Na quinta-feira, às 10h, está marcada assembleia geral.


Merino australiano
Serão expostos 18 animais (dois da variedade mocho) na feira. O julgamento dos machos e das fêmeas ocorrerá na segunda-feira, às 9h. 


Naturalmente coloridos
Os animais naturalmente coloridos chegam à Expointer com 70 exemplares: 11 corriedale, quatro romney marsh, 45 texel e 10 ile de france. Eles serão julgados neste domingo, a partir das 9h. Haverá leilão neste domingo, às 18h.


Poll dorset
São 22 animais inscritos, sendo 10 fêmeas e 12 machos, com julgamento na quarta-feira, às 14h30min. O leilão será realizado em seguida ao julgamento.


Romney marsh
Foram inscritos 19 animais romney marsh. Eles serão julgados neste domingo, a partir das 9. No mesmo dia ocorrem também os grandes campeonatos. Os animais poderão ser negociados diretamente com  os expositores. 


Suffolk
A raça participará da Expointer com 86 exemplares – 39 machos e 47 fêmeas. O julgamento das fêmeas será neste domingo, a partir das 9h, e o dos machos, na segunda-feira, também às 9h. Pela primeira vez, os julgamentos serão pontuados, com três jurados. Na terça-feira, a partir das 9h, haverá assembleia geral com eleição da nova diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Suffolk. Ainda na terça-feira, às 19h, leilão colocará mais de 20 lotes à venda e terá transmissão via Facebook. 


 Santa Inês
Participam da Expointer 13 exemplares– seis machos e sete fêmeas. O julgamento ocorrerá na quarta-feira, pela manhã.


Texel 
Com a participação de 211 animais – maior número entre os ovinos –, a raça será  julgada neste domingo, na segunda e na terça-feira. O remate será na terça, a partir das 19h.


OUTROS


Bubalinos
Oito animais estão inscritos e serão avaliados na pista um, segunda-feira, às 9h. O julgamento terá um formato diferente: será também um momento de aula, ministrada pelo zootecnista Guilherme Minssen. 


Zebuínos
São 95 animais de seis raças diferentes. Brahman será julgado na segunda-feira, na pista dois (9h). Na terça, é a vez do indubrasil ser julgado (9h), na pista três. A raça tabapuã terá julgamento às 14h, também na pista 3. Na quarta-feira, a raça guzerá será avaliada na pista três (14h). Os animais da raça gir mocho não irão a julgamento, mas participarão da feira. As raças serão comercializadas diretamente nos boxes.  Os visitantes do Pavilhão dos Bovinos de Corte também poderão degustar a carne de zebu de segunda a sexta-feira, à tarde. Os zebuínos também participam da Vitrine da Carne, na sexta-feira, às 16h30min e no próximo sábado, às 10h30min. 


Caprinos
São 45 animais inscritos das raças boer e anglo-nubiana. Os julgamentos ocorrem na segunda-feira, às 9h, na Associação dos Caprinocultores do RS, no pavilhão dos caprinos. Animais rústicos das duas raças serão comercializados no mesmo pavilhão e poderão ser entregues aos compradores imediatamente.  


PEQUENOS ANIMAIS


Mateus


Aves voltarão à feira depois de ficarem fora da edição 2017Mateus Bruxel


Um dos principais destinos das famílias na Expointer, o Pavilhão de Pequenos Animais receberá 1.429 exemplares. Após ficar fora da edição de 2017 por determinação da Secretaria de Agricultura, as aves voltam à feira com 523 animais. Ainda haverá 589 pássaros, 25 chinchilas e 292 coelhos. Os julgamentos começaram na sexta-feira e se estendem neste sábado.



Fonte da Notícia: https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/campo-e-lavoura/noticia/2018/08/confira-as-racas-de-animais-que-participam-da-41a-expointer-cjl89ucdh045n01qk349v29as.html



Gostou do contedo animal acima! Ento compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Msica com temas Animais:

bulletNo abra essa caixa com cobras confraria da costa

bulletUm filho e um cachorro zeca baleiro

bulletAnfbios belos

bulletAranha hangover

bulletAnjo e serpente



Dicas Veterinrias:

bulletAtaques e convuls?es em ces

bullet5 tendncias do mercado pet que voc precisa conferir

bulletPor que ces destroem a casa?

bulletPerguntas e respostas sobre cuidados com pets e dermatologia veterinria

bulletGato precisa arranhar



Ver todas as Dicas Veterinrias
Colunistas - Veterinrios que escrevem sobre temas aos leitores

bullet http://www.portaldoequino.com.br:3000/dicas/9>

bullet Centro de Pesquisas Hospital Evandro Chagas Departamento de Doenas Infecciosas Servio de Zoonoses Servio de Dermatologia Infecciosa
http://www.inpa.com.br>

bullet monica gil www.monijil.nom.br/canil caocia@globocom fone: (21) 2260 9427 >

bullet http://giroveterinario.blogspot.com.br/2010/08/crisedecolunaemcaes.html>

bullet http://peloproximo.blogspot.com.br/2011/04/25alimentoshumanostoxicosaoscaes.html>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO gato preto (the black cat)

bulletV

bulletO gato (dr seuss the cat in the hat)

bulletCes de guerra

bulletO pssaro das plumas de cristal (l uccello dalle piume di cristallo)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletQuem e mais feliz: voce ou o seu cachorro?

bulletVira-lata? no! tambm sou cachorro

bulletO gato que falava com fantasmas

bulletFalando de passaros e gatos

bulletCachorro tem cada uma

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos