Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Drone identifica e protege cetáceos

Compartilhe em suas redes sociais:

Drone identifica e protege cetáceos


Por AFP   


Drone


Divulgação


Drone identifica e protege cetáceos


Desde meados de julho, um drone equipado com microfones submarinos para gravar sons emitidos por cachalotes navega diante do porto francês de Toulon. Graças ao Sphyrna, os cientistas esperam decifrar os movimentos desta espécie em perigo para melhorar sua proteção.Um "bip" é ouvido a intervalos regulares e depois acelera. Diante de um computador, Hervé Glotin, pesquisador de bioacústica da Universidade de Toulon, não esconde a surpresa ao ouvir tão claramente, graças ao drone, o som da passagem de um cachalote.O mamífero passa mais de 95% de seu tempo debaixo da água, a mais de 1.000 metros de profundidade, no escuro total. A análise acústica é a melhora maneira de conhecê-lo.


De modo geral, as gravações são feitas por boias colocadas nos oceanos ou por dispositivos instalados em grandes barcos. O problema é tais estudos acontecem em um ponto fixo e mudam o comportamento do animal.O Sphyrna, controlado à distância, pode seguir os cachalotes durante horas nas profundidades e registrar sons com seus cinco microfones submarinos em um raio de 10 km e uma profundidade de 2.000 metros. Atua como um "explorador", destaca o cientista.


O drone, similar a uma canoa, é relativamente pequeno - 17 metros de comprimento e quatro de largura - e pesa pouco mais de uma tonelada graças ao casco de fibra de carbono. Também é muito estável graças a suas formas assimétricas, resume o homem que projetou o aparelho, Fabien de Varenne, diretor da "start-up" Sea Proven. Todos estes elementos permitem que o drone silencioso, alimentado por painéis solares, não interfira nas gravações submarinas que pretendem estabelecer o número de espécimes na região."Calculamos uma densidade nesta área de entre 200 e 1.000. Graças a este estudo mais preciso, poderemos conhecer os locais por onde passam e os locais onde vão procurar comida", explica Glotin.


O número de cachalotes registrou queda em consequência da caça, mas também pelos choques com as embarcações, cada vez mais numerosas e mais rápidas."É muito difícil avaliar, mas calculamos de duas a quatro mortes por ano em colisões na costa francesa do Mediterrâneo. É muito", afirma o professor, que espera reduzir o número de vítimas com a mudança das rotas das balsas."Apesar de equipado com um sonar que permite perceber sons a uma distância de 30 a 40 km, o cetáceo o dirige para o fundo e não para a superfície", onde sobe a cada 50 minutos em média. "Quando escuta o som de um motor na parte de trás de um barco, acredita que o silêncio na parte da frente da embarcação é um espaço seguro", afirma Glotin."Se não sentir que está seguro, não vai se reproduzir", teme o cientista. E na ausência de seu predador, outras espécies assumirão o controle, como a água-viva, que se alimenta das larvas dos peixes, o que seria uma notícia ruim para os pescadores".Os primeiros resultados do estudo devem ser divulgados em setembro.



Fonte da Notícia: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2018/08/france_press/586096-drone-identifica-e-protege-cetaceos-no-mediterraneo.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletTartaruga ninja trem da alegria

bulletGarganta

bulletO gato tico

bulletPunk da periferia

bulletA tartaruga abortou hangover



Dicas Veterinárias:

bulletBicho novo na área? veja como fazer as apresentações entre os animais

bulletAflatoxinas

bulletErosivo, imune mediada por poliartrite em cães

bulletAborto devido é infecção bacteriana (brucellosis) em cães

bulletEncontrei um animal! o que fazer?



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet >

bullet Aquarium Lab http://aquariumlab.com.br>

bullet Patricia Oliveira>

bullet Tatiana Grillo
Eu atendo em domicílio em Sorocaba-SP
(15) 3019-2101
http://blogdicasanimais.blogspot.com.br/2016/08/que tamanho vai ficar meu filhote.html>

bullet Flávia Raucci Facchinihttp://www.infohorse.com.br/2018/05/07/a criacao de cavalos paixao e zelo/>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletMeu irmão virou um cachorro (mein bruder ist ein hund / my brother is a dog)

bulletBenji - um amigo especial

bulletFilhote (cachorro / bear cub)

bulletDogão - amigo pra cachorro (doogal)

bulletErnest e célestine



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletNosso planeta verde - 100 ótimas propostas para trabalhar na educação infantil

bulletMarley e eu

bulletGato que gostava de cenoura

bulletMais que um leao por dia

bulletCachorro magro

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos