Home Page > Notcias > Lei que proíbe o extermínio de cães e gatos e determina identificação por meio microchips é aprovada em mt

Lei que proíbe o extermínio de cães e gatos e determina identificação por meio microchips é aprovada em mt


Lei prevê identificação e armazenamento de dados de cães e gatos no estado, bem como esterilização e disponibilidade de adoção no caso dos animais resgatados pelo poder público.



Por G1 MT


12/07/2018 11h28  Atualizado 12/07/2018 14h01


Lei


Lei aprovada pela AL prevê esterilização de cães e gatos recolhidos pelo poder público e destinação para adoção (Foto: Divulgação)


Foi aprovada nessa quarta-feira (11) a lei que proíbe o extermínio de cães e gatos para fins de controle populacional e que determina que estado e municípios promovam a identificação desses animais por meio de microchips implantados sob a pele, a fim de identificá-los, relacioná-los com seu responsável e armazenar dados relevantes sobre a saúde deles.


O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) durante sessão ordinária e aguarda a sanção do governador Pedro Taques (PSDB) para entrar em vigência.


Se sancionada, a lei prevê que os governos estadual e municipais implementem ações para proteção, prevenção e punição de maus-tratos e de abandono de cães e gatos bem como a conscientização da sociedade sobre a importância da proteção, identificação e controle populacional desses animais.


A lei prevê, ainda, que as ações de identificação e controle dos animais podem ser feitas por meio de parceria com entidades públicas ou privadas e que cabe ao estado disponibilizar um sistema de banco de dados padronizado e acessível que armazene as informações colhidas nos microchips implantados nos cães e gatos.


Segundo a lei, no caso de cães e gatos comercializados, cabe aos responsáveis pela venda providenciar a identificação do animal, atestar a procedência, a espécie, a raça, o sexo e a idade real ou estimada dos animais, bem como entregar os animais apenas quando estiverem devidamente imunizados e desverminados.


Animais


Animais domésticos devem ter microchips implantados sob a pele para coleta de dados sobre saúde e o responsável (Foto: Divulgação)


 


Resgate e maus-tratos


 


Quando do resgate de animais perdidos, será dado ao dono três dias úteis para resgatá-lo. Caso isso não ocorra, o animal deverá ser esterilizado, identificado e disponibilizado para adoção.


"No recolhimento de cães e gatos pelo poder público, serão observados procedimentos de manejo, de transporte e de guarda que assegurem o bem-estar do animal, bem como a averiguação da existência de responsável pelo animal", diz trecho da lei.


Os locais destinados à guarda e exposição dos animais disponibilizados para adoção deverão ser abertos à visitação pública e será proibida a entrega de cães e gatos recolhidos por órgãos ou entidades públicas para a realização de pesquisa científica ou apresentação em evento de entretenimento.


"O cão ou gato que tenham, comprovadamente, sofrido atos de crueldade, abuso ou maus-tratos e que tenham sido recolhidos não serão devolvidos a seu responsável, devendo ser esterilizados e disponibilizados para adoção", diz a lei.



Fonte da Notcia: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/lei-que-proibe-o-exterminio-de-caes-e-gatos-e-determina-identificacao-por-meio-microchips-e-aprovada-em-mt.ghtml



Gostou do contedo animal acima! Ento compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Msica com temas Animais:

bulletGalo eu te amo almir rouche

bulletO forró do cabra zoró

bulletHomem com h

bulletBlues do iniciante

bulletA cabritinha



Dicas Veterinrias:

bulletComo construir um modelo de negócio para o meu pet shop?

bulletInfecção uterina na égua

bulletSucção de tecidos

bulletFebre maculosa em cães

bulletVermifugação



Ver todas as Dicas Veterinrias



Colunistas - Veterinrios que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Giorgia Bach advocacia@praticaclinica.com.br>

bullet Magda Izidio de Souza, Médica Veterinária>

bullet André Galv?o Cintra, MV, Prof. Esp. CRMV SP 6765 VicePresidente ABCC Bret?o. email: andre@vongold.com.br. Site: www.vongold.com.br >

bullet sergio villa santi svillasanti@aolcom
embaixador da oster no brasil
república dos c?es
avorozimbo maia, 1515, cambui, campinas/sp
fone: (19) 3255-1578>

bullet UniversoEquino.com.br
Médica Veterinaria Mariana Marcantonio Coneglian CRMV PR 07428>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletOs pássaros (the birds)

bulletRio

bulletO reino dos gatos (neko no ongaeshi / baron the cat baron)

bulletDogão - amigo pra cachorro (doogal)

bulletBatman (1966)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletMarley e eu

bulletGato viriato

bulletO gato e a revolução

bulletMais que um leao por dia

bulletO cachorro e o lobo

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Crditos