Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Lei que proíbe o extermínio de cães e gatos e determina identificação por meio microchips é aprovada em mt

Compartilhe em suas redes sociais:

Lei que proíbe o extermínio de cães e gatos e determina identificação por meio microchips é aprovada em mt


Lei prevê identificação e armazenamento de dados de cães e gatos no estado, bem como esterilização e disponibilidade de adoção no caso dos animais resgatados pelo poder público.



Por G1 MT


12/07/2018 11h28  Atualizado 12/07/2018 14h01


Lei


Lei aprovada pela AL prevê esterilização de cães e gatos recolhidos pelo poder público e destinação para adoção (Foto: Divulgação)


Foi aprovada nessa quarta-feira (11) a lei que proíbe o extermínio de cães e gatos para fins de controle populacional e que determina que estado e municípios promovam a identificação desses animais por meio de microchips implantados sob a pele, a fim de identificá-los, relacioná-los com seu responsável e armazenar dados relevantes sobre a saúde deles.


O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) durante sessão ordinária e aguarda a sanção do governador Pedro Taques (PSDB) para entrar em vigência.


Se sancionada, a lei prevê que os governos estadual e municipais implementem ações para proteção, prevenção e punição de maus-tratos e de abandono de cães e gatos bem como a conscientização da sociedade sobre a importância da proteção, identificação e controle populacional desses animais.


A lei prevê, ainda, que as ações de identificação e controle dos animais podem ser feitas por meio de parceria com entidades públicas ou privadas e que cabe ao estado disponibilizar um sistema de banco de dados padronizado e acessível que armazene as informações colhidas nos microchips implantados nos cães e gatos.


Segundo a lei, no caso de cães e gatos comercializados, cabe aos responsáveis pela venda providenciar a identificação do animal, atestar a procedência, a espécie, a raça, o sexo e a idade real ou estimada dos animais, bem como entregar os animais apenas quando estiverem devidamente imunizados e desverminados.


Animais


Animais domésticos devem ter microchips implantados sob a pele para coleta de dados sobre saúde e o responsável (Foto: Divulgação)


 


Resgate e maus-tratos


 


Quando do resgate de animais perdidos, será dado ao dono três dias úteis para resgatá-lo. Caso isso não ocorra, o animal deverá ser esterilizado, identificado e disponibilizado para adoção.


"No recolhimento de cães e gatos pelo poder público, serão observados procedimentos de manejo, de transporte e de guarda que assegurem o bem-estar do animal, bem como a averiguação da existência de responsável pelo animal", diz trecho da lei.


Os locais destinados à guarda e exposição dos animais disponibilizados para adoção deverão ser abertos à visitação pública e será proibida a entrega de cães e gatos recolhidos por órgãos ou entidades públicas para a realização de pesquisa científica ou apresentação em evento de entretenimento.


"O cão ou gato que tenham, comprovadamente, sofrido atos de crueldade, abuso ou maus-tratos e que tenham sido recolhidos não serão devolvidos a seu responsável, devendo ser esterilizados e disponibilizados para adoção", diz a lei.



Fonte da Notícia: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/lei-que-proibe-o-exterminio-de-caes-e-gatos-e-determina-identificacao-por-meio-microchips-e-aprovada-em-mt.ghtml



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletNervo / músculo doença em cães

bulletPlantas para aquário

bulletEstreitamento passagem nasal em cães

bulletEfeitos terapêuticos e patologias tratadas com acupuntura veterinária

bulletA paralisia do carrapato em cães


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Rita Ericson http://bichosaudavel.com/meu cao late demais/

bullet Alexandre Cury Instrutor de Hipismo
centro hípico mirassol
(19) 32460423 ? 91322162
e-mail: mrpccury@uol.com.br

bullet Susana Reinhardt Cintra Superintendente do Serviço de Registro Genealógico da Raça Bretão, Zootecnista. ABCCBretão (19) 38077974/ 97154545 (Susana). Email: cavalobretao@uol.com.br. André Galvão Cintra Presidente da ABBCBretão e Criador

bullet Policlnica Veterinria de Cotia Av. Ralf Boli, 25 Granja Carolina, Cotia SP Tel.: 11 46162677

bullet UNESCO em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletGarganta

bulletPassaro do amor

bulletTchuco no tchaco

bulletChão de giz

bulletNós, Os Gatos

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletSoltando os cachorros (the shaggy dog)

bulletErrado pra cachorro (who s minding the store?)

bulletBenji - o filme

bulletA vida dos peixes (la vida de los peces)

bulletO gato preto (the black cat)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO gato que falava com fantasmas

bulletGato que gostava de cenoura

bulletMais que um leao por dia

bullet4 vidas de um cachorro

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos