Home Page > Notícias > Lei que proíbe o extermínio de cães e gatos e determina identificação por meio microchips é aprovada em mt

Lei que proíbe o extermínio de cães e gatos e determina identificação por meio microchips é aprovada em mt


Lei prevê identificação e armazenamento de dados de cães e gatos no estado, bem como esterilização e disponibilidade de adoção no caso dos animais resgatados pelo poder público.



Por G1 MT


12/07/2018 11h28  Atualizado 12/07/2018 14h01


Lei


Lei aprovada pela AL prevê esterilização de cães e gatos recolhidos pelo poder público e destinação para adoção (Foto: Divulgação)


Foi aprovada nessa quarta-feira (11) a lei que proíbe o extermínio de cães e gatos para fins de controle populacional e que determina que estado e municípios promovam a identificação desses animais por meio de microchips implantados sob a pele, a fim de identificá-los, relacioná-los com seu responsável e armazenar dados relevantes sobre a saúde deles.


O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) durante sessão ordinária e aguarda a sanção do governador Pedro Taques (PSDB) para entrar em vigência.


Se sancionada, a lei prevê que os governos estadual e municipais implementem ações para proteção, prevenção e punição de maus-tratos e de abandono de cães e gatos bem como a conscientização da sociedade sobre a importância da proteção, identificação e controle populacional desses animais.


A lei prevê, ainda, que as ações de identificação e controle dos animais podem ser feitas por meio de parceria com entidades públicas ou privadas e que cabe ao estado disponibilizar um sistema de banco de dados padronizado e acessível que armazene as informações colhidas nos microchips implantados nos cães e gatos.


Segundo a lei, no caso de cães e gatos comercializados, cabe aos responsáveis pela venda providenciar a identificação do animal, atestar a procedência, a espécie, a raça, o sexo e a idade real ou estimada dos animais, bem como entregar os animais apenas quando estiverem devidamente imunizados e desverminados.


Animais


Animais domésticos devem ter microchips implantados sob a pele para coleta de dados sobre saúde e o responsável (Foto: Divulgação)


 


Resgate e maus-tratos


 


Quando do resgate de animais perdidos, será dado ao dono três dias úteis para resgatá-lo. Caso isso não ocorra, o animal deverá ser esterilizado, identificado e disponibilizado para adoção.


"No recolhimento de cães e gatos pelo poder público, serão observados procedimentos de manejo, de transporte e de guarda que assegurem o bem-estar do animal, bem como a averiguação da existência de responsável pelo animal", diz trecho da lei.


Os locais destinados à guarda e exposição dos animais disponibilizados para adoção deverão ser abertos à visitação pública e será proibida a entrega de cães e gatos recolhidos por órgãos ou entidades públicas para a realização de pesquisa científica ou apresentação em evento de entretenimento.


"O cão ou gato que tenham, comprovadamente, sofrido atos de crueldade, abuso ou maus-tratos e que tenham sido recolhidos não serão devolvidos a seu responsável, devendo ser esterilizados e disponibilizados para adoção", diz a lei.



Fonte da Notícia: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/lei-que-proibe-o-exterminio-de-caes-e-gatos-e-determina-identificacao-por-meio-microchips-e-aprovada-em-mt.ghtml



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletTartaruga ninja trem da alegria

bulletAnfibios malditos

bulletPassaro do amor

bulletTombei

bulletO burrinho do vizinho



Dicas Veterinárias:

bulletMuitos em cães

bulletCuidado com as unhas do seu cachorro

bulletTártaros

bulletOscar

bulletVocê sabe por que os gatos dormem tanto ?



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Gustavo B. Mano >

bullet Virgínia Figuerôa (11) 55061144 / virginia@ecco.inf.br>

bullet Juliane Seixas Juliane Seixas Website.: www.facebook.com/veterinariadrajulianeseixas Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Atua como plantonista na área clínica e cirurgica de animais de companhia CRMV: 11430 / PR Con>

bullet Priscila Thomazelli Atleta, Amazonas, Instrutora e Treinadora de Equitação Engenharia Civil, de Segurrança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade (11) 9 9944-2168 www.dressagearteequestre.com>

bullet Bruno Tausz(Etólogo)>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletBatman begins (2005)

bulletDeu a louca nos bichos

bulletOlhos de gato (cat s eye)

bulletBatman (1966)

bulletNo olho do gato (dans l oeil du chat)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletOs passaros e suas doencas

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletFalando de passaros e gatos

bulletCrianca, cachorro que fala!

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos