Home Page > Notícias > Aumento em casos de raiva animal pe vigilncia em alerta no interior de sp

Aumento em casos de raiva animal pe vigilncia em alerta no interior de sp


Os casos de raiva animal aumentaram 87% em 2017, no Estado de São Paulo, em comparação com 2016, segundo dados da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Foram 196 casos positivos em bovinos, equinos e ovinos no ano passado, contra 105 do ano anterior. Este ano, os números continuam altos. De janeiro até esta segunda-feira, 18, houve 101 casos positivos de raiva em bovinos, equinos e suínos, além de dois casos em cães e gatos - aumento de 53% no período.


A morte de animais contaminados pelo vírus da raiva causam alertas sanitários em cidades do interior. A doença, de alta letalidade, pode ser transmitida para o homem, principalmente pela saliva do animal doente. Em Angatuba, a Defesa Agropecuária confirmou na sexta-feira, 15, a presença do vírus em um cavalo que morreu com sintomas da doença. Na mesma propriedade, foi localizada uma colônia de morcegos hematófagos - que se alimentam do sangue dos animais -, possíveis transmissores da doença.


Uma equipe especializada iniciou a captura dos morcegos para aplicação de uma pomada vampiricida. Os animais tratados são soltos e acabam espalhando o veneno para o resto da colônia. Pessoas que tiveram contato com o cavalo estão sendo identificadas e vacinadas contra a raiva. Foi o segundo caso da doença em Angatuba nos últimos dez anos. Em Monte Mor, região de Campinas, oito animais morreram este ano em decorrência da infecção pelo vírus. A doença atingiu bovinos e equinos jovens e adultos. Jundiaí teve cinco mortes confirmadas este ano.


De acordo com o médico veterinário Paulo Antonio Fadil, responsável pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, nas regiões com casos positivos estão sendo realizadas inspeções para o controle de focos do morcego. Este ano, foram realizadas 1,6 mil inspeções em abrigos, resultando na captura de 2,9 mil morcegos hematófagos. "Sempre que há suspeita ou diagnóstico positivo para raiva animal, uma equipe de controle é mobilizada para realizar a fiscalização no entorno do foco", explicou.


 


O controle da raiva em animais de companhia, como cães e gatos, é feito pela Secretaria da Saúde devido à maior proximidade desses animais com o homem. Em maio deste ano, foi confirmado um caso positivo de raiva em um cão, em Santa Fé do Sul. O animal morreu e a vacinação de cães e gatos, prevista para outubro, foi antecipada para o início de junho.


Em Piracicaba, um gato morreu com a doença no bairro Ibitiruna. A raiva foi confirmada em análise no Instituto Pasteur. Cães e gatos foram vacinados num raio de cinco quilômetros. A Vigilância Epidemiológica entrou em contato com a família e aplicou soro e vacina nas pessoas que tiveram contato com o animal. Em Americana, foi confirmada a raiva num morcego encontrado morto no bairro Antonio Zanaga. Cães e gatos estão sendo vacinados.



Fonte da Notícia: v



Gostou do contedo animal acima! Ento compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Msica com temas Animais:

bulletTombei

bulletAsas

bulletCachorro viralata baby do brasil

bullet Burro Picao

bullet boi



Dicas Veterinrias:

bulletRemoinhos na testa dos cavalos e seus possveis significados!!

bulletAcne em ces e gatos

bulletNutrio do ferret

bulletConhea 15 plantas ornamentais que so txicas para ces e gatos

bulletCardiologia



Ver todas as Dicas Veterinrias



Colunistas - Veterinrios que escrevem sobre temas aos leitores

bullet dr cllio costa carreira
mdico veterinrio
crmv 1910
hovet campinas - hospital veterinrio campinas av orosimbo maia 2565 - campinas fone (19) 3294 3377>

bullet Eduardo Lobo, 11 973119698, Rua Lomas Valentinas 358 saude SP, eduardolobo.vet@gmail.com, http://www.equilibriumcursos.com.br , http://www.Facebook.com/Equilibriumvet >

bullet Jo?o Kleinerdr jo?o alfredo kleiner dvm, msc especialista em oftalmologia e clnica cirrgica geral acvo ophthalmology course wisconsin, madison ? 1998 e-mail: docjak@vetweb.com.br>

bullet Leila de Mello>

bullet Adriana Morales Mdica Veterinria CRMV: 6467 Membro do Colgio Brasileiro de Oftamologia Veterinria. Avenida 11 de Agosto, 1693. Valinhos/SP Tel.: 19 38492522>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO cavalo de ferro (the iron horse)

bulletTubarao i

bulletNas montanhas dos gorilas

bulletO reino dos gatos (neko no ongaeshi / baron the cat baron)

bulletUma dupla quase perfeita



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletNo meu peito no cabem pssaros

bulletLivro de banho galinha pintadinha

bulletSucesso na criao de pssaros canrios e periquitos

bulletMarley e eu

bulletPassaro-camaleao, o

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos