Home Page > Notícias > americana registra 5 mortes por febre maculosa

americana registra 5 mortes por febre maculosa


Por Estadão Conteúdo


   


A


Dominique Torquato/AAN


A doença, que em mais da metade dos casos leva à morte, é transmitida pelo carrapato-estrela, que se hospeda principalmente na capivara


Desde o fim de abril, cinco pessoas morreram com diagnóstico confirmado de febre maculosa, em Americana, interior de São Paulo. Outros dois óbitos estão em investigação. A doença, que em mais da metade dos casos leva à morte, é transmitida pelo carrapato-estrela, que se hospeda principalmente na capivara. O número elevado de mortes assusta os moradores e levou a prefeitura a expedir alertas sobre os riscos da doença. A Secretaria da Saúde divulgou uma lista com 15 áreas críticas e pediu que a população evite ir a esses locais.


De acordo com a prefeitura, quatro vítimas da doença, com idades entre 53 e 64 anos, haviam frequentado pontos de pescaria às margens dos rios Piracicaba e Jaguari, que banham o município. Apenas num dos casos, em que a doença causou a morte de um rapaz de 23 anos, a contaminação pode ter acontecido fora do município Conforme informações da família, o rapaz teria ido a um pesqueiro em Nova Odessa, cidade vizinha.


Americana é banhada por rios e represas com abundância de capivaras, o maior roedor do mundo. A prefeitura informou ter instalado placas para alertar as pessoas sobre o risco de pegar o carrapato transmissor. Entre as áreas de risco estão pontos turísticos do município, como a Casa de Cultura Hermann Muller e a Casa do Conto, e ainda a Praia Azul e a Praia dos Namorados.


O número de óbitos este ano é o maior já registrado pela doença na cidade. Em 2014, Americana teve quatro mortes por febre maculosa e, no ano seguinte, houve dois. Depois de passar 2016 sem morte, um novo óbito foi registrado em 2017. Este ano, desde janeiro, a cidade teve 13 casos suspeitos, dos quais cinco ainda aguardam resultado dos exames - entre eles os dois óbitos suspeitos.


A rede de saúde foi alertada sobre a incidência da febre, pois os sintomas podem ser confundidos, na fase inicial, com os de outras doenças, como a dengue. A maioria dos pacientes apresenta vômitos, dores abdominais e musculares, erupções cutâneas e, em alguns casos icterícia - pele amarelada.


Considerada doença infecciosa febril aguda, a febre maculosa é causada pela bactéria Rickettsia richettsii, transmitida ao homem pela picada de carrapatos, principalmente o "estrela". Não há transmissão direta entre humanos. Em 93% dos casos, o paciente necessita de hospitalização e, em 64%, a doença evolui para óbito, segundo estudo da Secretaria da Saúde do Estado.


De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria, em 2017 foram notificados 64 casos e 37 óbitos por febre maculosa no Estado. Este ano, quando ainda não tinham sido contabilizados os casos de Americana, tinham sido notificados nove casos e dois óbitos. Conforme a pasta, o trabalho de campo para controle da doença, bem como a investigação dos casos, conforme diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS), compete aos municípios



Fonte da Notícia: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2018/06/campinas_e_rmc/562604-americana-registra-5-mortes-por-febre-maculosa.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletSucuri

bulletMetamorfose ambulante

bulletDança do bicho

bulletNinho de cobras contra veneno

bulletLaçador de cachorro tião carreiro e paraíso



Dicas Veterinárias:

bulletAborto espontâneo em cães

bulletHábitos e problemas alimentares ii

bulletInflamação disco Verterbral em cães

bulletA superprodução de estrogênio em cães

bulletCrianças e bichos não combinam com cigarros



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet dr josé aldo p em santos
médico veterinário
crmv: 5526 aldovet@bol.com.br
dr ricardo fernando correia
médico veterinário
crmv: 13039
rfcvet@mpc.com.br>

bullet RENAL VET S?O PAULO: Endereço: Rua Heitor Penteado, 99 Sumaré, S?o Paulo/SP. Telefones: (11) 38752666 e (11) 38725138. Telefone para emerg?ncias: (11) 98985622. Site: www.renalvet.com.br Email: renalvet@br.inter.net RENAL VET RIO DE JA>

bullet Roberta Basile. Médica Veterinária CRMV/SP 31852 http://www.equinocare.com.br>

bullet Alexandre Cury Instrutor de Hipismo
centro hípico mirassol
(19) 32460423 ? 91322162
e-mail: mrpccury@uol.com.br>

bullet UNESCO em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletCorrendo pra cachorro (man about dog)

bulletRio

bulletManda-chuva o filme (don gato y su pandilla)

bulletCompramos um zoológico

bulletV



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCrianca, cachorro que fala!

bulletFalando de passaros e gatos

bulletO homem que amava os cachorros

bulletPássaros amarelos

bulletO estranho caso do cachorro morto

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos