Home Page > Notícias > Rob pode ser salvao em caso de extino das abelhas

Rob pode ser salvao em caso de extino das abelhas


Lucas Baranyi


O


  • O robô da Universidade de West Virginia é capaz de polinizar plantas


Dentro de uma estufa na Universidade de West Virginia, um robô transita por fileiras e mais fileiras de amoras com um objetivo bem curioso: aprender a se comportar como uma abelha. Ele localiza flores e, com seu braço mecânico, equipado com pincéis delicados, tem o poder de polinizar cada uma delas. A diferença é que, como ele ainda é um protótipo, a localização das "flores" é realizada com QR codes colocados dentro dos galhos das amoreiras.


Parece loucura, mas o objetivo tem uma boa causa: o BrambleBee pode tornar-se a melhor alternativa frente a uma possível extinção das abelhas. "De um ponto de vista da robótica, sempre estamos buscando soluções para problemas urgentes do mundo", afirmou Yu Gu, professor da Universidade e um dos designers por trás da máquina, ao site Fast  Company.


VEJA TAMBÉM



Ele não está exagerando: nos últimos anos, a comunidade científica tem se alarmado com a brutal queda do inseto ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, existiam 52% menos de colônias de abelhas em 2017 do que em 1957. Só no Brasil existem cinco espécies em extinção – e a União Europeia já criou uma medida para banir pesticidas que podem prejudicar a saúde de insetos. Essa crise, como você já deve estar imaginando, também atinge a mesa de todas as pessoas: a ONU estima que 71% das culturas agrícolas que respondem por 90% da alimentação mundial dependem da polinização das abelhas, cujas causas para este risco de extinção variam entre doenças, pesticidas, estresse e mudanças climáticas.


 


  •  


     


     


A ideia do professor universitário nasceu, em parte, por acaso: ele é vizinho de um entomologista (pessoa que se dedica ao estudo de insetos) que cultiva abelhas. Enquanto participava de um desafio da NASA para a criação de um robô que poderia coletar amostras no espaço de forma autônoma (concurso que, por sinal, ele venceu), Gu observava as abelhas do vizinho realizarem a polinização de seu próprio jardim, percebendo o desafio que era submetido aos insetos.


"Parte do meu trabalho é programar capacidades de um robô, e isso me fez pensar que seria possível realizar algo acerca do declínio da população de abelhas", explica. A partir disso, ele se uniu ao entomologista para a criação do robô-abelha.


A utilização das amoreiras também tem uma explicação: as plantas, em tese, polinizam-se sozinhas – mas as frutas não conseguem crescer ao ar livre, de maneira saudável, sem as abelhas. Construir uma estufa e ter um ambiente controlado para realizar os experimentos, então, foi a solução encontrada para testar o BrambleBee.


O trabalho do robô (confira acima, no vídeo) se dá, primeiro, com a criação de um mapa 3D da estufa, que o permite detectar as flores para, em seguida, traçar as melhores rotas para a polinização. Um algoritmo de visão computadorizada estima a posição, tamanho e condição da flor, guiando o braço robótico para depositar o pólen. O maior desafio da equipe de cientistas, hoje, é possibilitar uma melhor identificação destas flores, já que, em ambientes não-controlados, elas crescem muito próximas uma das outras e podem sobrepor-se, confundindo a máquina. A solução, durante o experimento, foi inserir QR codes nas flores para ajudar este reconhecimento.


Gu não está sozinho nessa luta: em março deste ano, a Walmart realizou o pedido de uma patente para drones autônomos criados para polinização. O problema, segundo o próprio professor, é que construir miniaturas de drones do tamanho de abelhas já é um trabalho imensamente difícil, pela necessidade de unir sensores, processadores e baterias em um objeto tão pequeno.


A solução óbvia para este problema seria ajudar a salvar as espécies – mas, com uma gama tão extensa de fatores que contribuem para a extinção das abelhas, é bom que a ciência continue mexendo seus pauzinhos na busca de eventuais soluções – especialmente em um mundo cuja demanda por alimentação continua aumentando.



Fonte da Notícia: https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/06/03/robo-pode-ser-salvacao-em-caso-de-extincao-das-abelhas.htm



Gostou do contedo animal acima! Ento compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Msica com temas Animais:

bulletTeia da aranha virgem

bulletLadeira do boi genival lacerda eu vi maria na ladeira do boi eu perguntei maria pra onde foi maria trazia um pote quando me avistou deu um tombo de um jeito que o pote quebrou ai maria quanto tempo eu no te vejo cad meu abrao maria cad meu beijo m

bulletquadradinho tipo borboleta

bulletCano da meia-noite nenhum de ns

bulletRitmo quente



Dicas Veterinrias:

bulletDiabetes em ces e gatos 2

bulletClculos do trato urinrio / cristais composto de cido rico em ces

bulletControle integrado de moscas e ratos em centros equestres

bulletPerigo em casa - veneno

bulletLeishmaniose ou calazar: a culpa no dos ces



Ver todas as Dicas Veterinrias



Colunistas - Veterinrios que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Nome, Telefones, Endereo, Email, Website, facebook ou outras redes sociais>

bullet UNESCO em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978>

bullet Mariana LageMarques Mdica Veterinria graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Scia Fundadora ABOV (Associao Brasileira de Odontologia Veterinria), 2002. Fao atendimento odontolgico mvel. >

bullet Magda Izidio de Souza, Mdica Veterinria>

bullet Luelyn Jockyman CRMVSP 14.512 Clnica Animaletto (19) 32589280 Av. Mrio Garneiro 438 (Estrada do San Conrado) Sousas>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletMeu maior amigo

bulletPeixonauta

bulletOs pssaros (the birds)

bulletUm hotel bom pra cachorro (hotel for dogs)

bulletMadagascar iii



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO selo da agonia - livro dos cavalos

bulletAves-simbolos dos estados brasileiros, as

bulletA perigosa vida dos passarinhos pequenos

bulletMemorias de um gato

bulletEnfermidades dos cavalos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos