Home Page > Notícias > Projeto trata cavalos que puxam carroça em dourados, ms, para evitar mortes por exaustão

Projeto trata cavalos que puxam carroça em dourados, ms, para evitar mortes por exaustão


 


O projeto “Cavalo carroceiro” foi criado para tratar de animais que puxam carroças, para evitar mortes por exaustão e, ao mesmo tempo, ensinar na prática os alunos de medicina veterinária de uma universidade particular de Dourados, município ao sul de Mato Grosso do Sul.


“A gente vai fazer uma vermifugação, uma vacinação contra raiva, vai fazer uma carteirinha para levar para casa e trazer na próxima vacinação. A gente vai fazer um hemograma para avaliar como está o estado geral desse animal. De acordo com essa avaliação clínica, a gente já faz até a medicação e passa o receituário para continuar a medicação nesse animal”, afirmou a professora equideocultura Camila Ferreira.


O projeto começou em agosto deste ano e já visitou a reserva indígena, onde a carroça puxada com cavalos é muito comum. A procura tem sido baixa, apesar deles serem os que mais dependem desse tipo de serviço.


“Nosso objetivo é que eles tragam os cavalos carroceiros da cidade de Dourados e da região para o atendimento e até pequenas cirurgias como castração a gente também estará realizando aqui no projeto”, disse a professora.


Recentemente, um animal foi encontrado caído no meio da rua no bairro Santa Fé, onde é comum encontrar carroças em meio ao trânsito. Os vizinhos se mobilizaram para ajudar, mas não deu tempo. Além da desnutrição, a causa da morte pode ter sido a exaustão.


Moradores


Moradores da região tentaram salvar o cavalo em Dourados (MS), enquanto dono retirou a carroça e foi embora (Foto: Reprodução/TV Morena)


A médica veterinária Ana Cláudia Schossig Lechmann mora no bairro e foi uma das primeiras a chegar no local. As fotos mostram o animal caído no meio da rua, bem debilitado e com características de puxava uma carroça.


“A moradora da frente é minha amiga e me relatou que o animal estava sofrendo, deu um último suspiro de vida e caiu no chão. Foi quando ela foi para fora e o proprietário da carroça, simplesmente tirou a carroça deixou o animal ali e foi embora”, disse a médica veterinária.


Na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, encontrar carroças dividindo espaço com os carros é comum. A última estimativa realizada mostrou que sejam pelo menos mil carroceiros em Dourados.


Não há nenhuma proibição municipal sobre animais na tração de veículos, mas maltratar um animal é crime. Entre os cuidados estão: dar comida e água, proteger do sol ou da chuva e evitar o trabalho excessivo.


“Se a pessoa não fizer assim, estará incorrendo o previsto em lei, com multa de R$ 500 a R$ 1 mil e detenção”, explicou o subtenente da Polícia Militar Ambiental (PMA) Antônio


Serviço


As denúncias podem ser feitas na PMA ou no Centro de Controle de Zoonoses do município.


Para mais informações sobre o projeto “Cavalo carroceiro” que oferece atendimento e exames de graça o telefone é (67) 3416-8130 ou 3416-8145.


O contato do projeto de conscientização e boas práticas no manejo de equinos é o (67) 3424-5678.



Fonte da Notícia: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/projeto-trata-cavalos-que-puxam-carroca-em-dourados-ms-para-evitar-mortes-por-exaustao.ghtml



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletEsse tal de roque enrow

bulletFaltando um pedaço

bulletCavalo rodrigo amarante

bulletTartaruga ninja trem da alegria

bulletFaca de combate



Dicas Veterinárias:

bulletVocê sabe o que são cães de ajuda social?

bulletDança com cães

bulletSignificado da pontuação

bulletParvovirose

bulletCoceiras que incomodam os cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Priscila Thomazelli Atleta, Amazonas, Instrutora e Treinadora de Equitação Engenharia Civil, de Segurrança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade (11) 9 9944-2168 www.dressagearteequestre.com>

bullet Av. Brasil 1772, Jd. Chapad?o Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 // (19) 9822 3758 contato>

bullet Nayara Zonta, parceria com a VetQuality 56811999>

bullet Juliane Seixas Juliane Seixas Website.: www.facebook.com/veterinariadrajulianeseixas Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Atua como plantonista na área clínica e cirurgica de animais de companhia CRMV: 11430 / PR Cont>

bullet Dra Cleuma Ferreira, Medica Veterinária, telefone 11 41164783, Rua Jacira, 80 Moema São Paulo/SP, contato@dracleumaferreira.com, www.dracleumaferreira.com, instagram @endocrinopatinha, facebook/endocrinopatinha>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletThe batman (1943)

bulletLassie

bulletBatman e robin (1949)

bulletA lenda do homem crocodilo (the legend of gator face)

bulletBenji - um amigo especial



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletAtlas colorido de anatomia veterinária do cão e gato

bulletExplicação dos pássaros

bulletPasso, trote, galope - uma familia e seus cavalos

bulletVida de cão

bulletO estranho caso do cachorro morto

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos