Home Page > Notícias > Indaiatuba libera nova geração do "aedes do bem"

Indaiatuba libera nova geração do "aedes do bem"


Por Renato Piovesan


   


Soltura


Giuliano Miranda


Soltura do primeiro lote no bairro Cecap, em Indaiatuba


Com um mês de atraso, Indaiatuba deu início ontem à liberação da nova geração de mosquitos geneticamente modificados, conhecidos como “Aedes do Bem”, que visam combater o Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika e chikungunya.


A cidade é a primeira do Brasil a lançar para o ar a linhagem OX5034, uma evolução do inseto já testado e utilizado em municípios como Piracicaba e Juiz de Fora desde 2015.


A ação, desenvolvida pela Prefeitura e pela empresa Oxitec, ocorreu em quatro áreas de Indaiatuba, nas regiões dos bairros Cecap, Jardim Itamaracá, Jardim Moacyr Arruda e Morada do Sol. Outros dois bairros (Jardim Oliveira Camargo e Jardim São Conrado) serão monitorados, para efeitos de comparação, mas não serão tratados com o mosquito geneticamente modificado, sendo usados como áreas controle.


A Liberação Planejada no Meio Ambiente (LPMA) da nova linhagem do “Aedes do Bem” foi aprovada pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em agosto de 2017, no entanto, as dificuldades burocráticas na obtenção de todas documentações necessárias provocaram um adiamento da liberação dos mosquitos conforme a programação inicial, que havia traçado inicialmente a soltura dos insetos em abril.


O prefeito Nilson Gaspar (MDB) acompanhou a liberação dos mosquitos ontem junto com a secretária de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, e com o CEO da Oxitec, Grey Frandsen. “Estamos colaborando com um trabalho que utiliza modernas técnicas de manipulação genética na tentativa de reduzir a população desse inseto transmissor de graves doenças. Acreditamos que este novo ‘Aedes do Bem’ desenvolvido pela Oxitec trará resultados muito positivos e importantes para a nossa cidade”, destacou.


Os “Aedes do Bem” são mosquitos machos que, portanto, não picam e não transmitem doenças. Uma vez soltos em uma área infestada por mosquitos selvagens, eles buscam as fêmeas para neutralizar a oportunidade de reprodução destas. Por ser geneticamente modificado, o “Aedes do Bem” dá origem a uma prole inviável que, com isso, provoca a redução da população do mosquito transmissor da doença, ao passar adiante o gene auto limitante que possui.


A parceria entre a Prefeitura e a Oxitec não gerou custos ao Município. As avaliações se estenderão por 36 meses, passando por diferentes áreas. Apesar da adoção da tecnologia, a Prefeitura promete continuar investindo nas medidas convencionais de controle ao vetor já adotadas pela Administração nos últimos anos.



Fonte da Notícia: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2018/05/campinas_e_rmc/558176-indaiatuba-libera-nova-geracao-do-aedes-do-bem.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletTrevo (tu)

bulletCavalgada

bulletQuem Saberia Perder

bulletGalo garnizé luiz gonzaga

bulletFui no itororó beber água, não achei mas achei a bela santos, e por ela me apaixonei...



Dicas Veterinárias:

bulletO câncer de língua (carcinoma de células escamosas) em cães

bulletSíndrome do navicular em equinos

bulletInflamação da boca e úlceras (crônico) em cães

bulletCachorros podem sofrer com osteoporose

bulletUltrassonografia na reprodução equina, essencial para uma reprodução de qualidade



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet René Schubert Psicólogo Clínico. Atua como psicanalista em consultório e hospital psiquiátrico. Desenvolve trabalho com Equoterapia na Hípica das Araucárias (Tel:44821983) Contato: schubert_rene@hotmail.com>

bullet Tatiana Grillo
Eu atendo em domicílio em Sorocaba SP
(15) 3019 2101>

bullet Vicente Moreno Médico Veterinário CRMVSP 6613 Clínica Veterinária Vicente Moreno Av. Independ?ncia, 1062 Valinhos SP Fone: (19) 38491274 >

bullet Keila Regina de Godoy>

bullet Daniel Zacharias Zago Médico Veterinário Clínica Geral e Reprodução Equina 11 82627922>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletMadagascar ii

bulletCorrendo pra cachorro (man about dog)

bulletCães de aluguel

bulletO zelador animal

bulletA maldição dos gatos (the uncanny



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCachorro tem cada uma

bulletO cachorro e o lobo

bulletNo meu peito não cabem pássaros

bulletA perigosa vida dos passarinhos pequenos

bulletLivro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos