Home Page > Notícias > Mudanças climáticas propiciam expansão de doenças como dengue, diz wwf

Mudanças climáticas propiciam expansão de doenças como dengue, diz wwf


James Gathany/Centers for Disease Control and Prevention via AP


  • O


    O aumento da temperatura propicia a disseminação de mosquitos como o Aedes aegypti


O aumento da temperatura e a incidência de secas, resultantes do processo de mudança climática, propiciam a expansão de doenças transmitidas por mosquitos como dengue, leishmanioses, malária e febre amarela.


Para marcar o Dia Internacional da Biodiversidade, a WWF-Brasil lançou nesta terça-feira (22) uma publicação que reúne diversos estudos que apontam impactos negativos das condições climáticas no país.


"Com o aumento da temperatura, o ambiente torna-se mais propício para a disseminação desses mosquitos. Isso aumenta a possibilidade da sua área de ocorrência se expandir para outras regiões", disse André Nahur, coordenador de Mudanças Climáticas do WWF-Brasil.


O desmatamento também contribui para a expansão dos mosquitos, já que há perda e fragmentação de seu habitat. "Geralmente as áreas naturais são refúgio desses vetores. O ambiente natural dos mosquitos não é a cidade, geralmente são as florestas, em que eles se autorregulam".


Segundo ele, situações como o desmatamento, degradação de áreas e expansão desordenada em áreas de vegetação podem aumentar a distribuição geográfica dos mosquitos, inclusive para áreas de cidades.


O mosquito que buscava alimentação dele na floresta, entre os animais, passam a transmitir doenças para as pessoas."


Aedes aegypti


Um dos estudos presentes na publicação lançada hoje estima uma provável expansão do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika - para o Sul do país até 2050. Há ainda evidências da existência de uma relação entre as condições climáticas e o aumento da incidência de leishmaniose, assim como da influência da mudança do clima nos vetores da doença, que é causada por mosquito do tipo flebotomíneos.


Na Amazônia, a combinação de altas temperaturas, seca e desmatamento pode aumentar a transmissão da malária por meio de vetores secundários do mosquito do complexo Albitarsis em toda a América do Sul. Além disso, dois vetores de malária no norte da América do Sul, Anopheles darlingi e Anopheles nuneztovari, podem expandir suas áreas de sobrevivência para além dos locais onde houve destruição de seu habitat.


Áreas de proteção


A manutenção e fiscalização das áreas de proteção ambiental, sob responsabilidade do governo federal e de governos estaduais, é fundamental para garantia da biodiversidade e qualidade de vida da sociedade, defende a entidade. "Hoje as áreas protegidas, tanto na Amazônia como no Cerrado e na Mata Atlântica, são os grandes refúgios de biodiversidade e são fundamentais para manutenção dos serviços ecossistêmicos necessários para a gente prover os direitos humanos básicos, que seriam água e alimento. Essas áreas são fundamentais para garantir, por exemplo, que a água continue sendo trazida para as cidades no Brasil todo", disse Nahur.


No entanto, o coordenador acredita que há ameaças a essas áreas de proteção. "Constantemente nós temos sofrido ataques a essas áreas protegidas. Primeiro pela questão de tentativas de redução dessas áreas ou até extinção dessas áreas por causa de interesses econômicos. Além da questão de que a maioria das áreas protegidas no Brasil precisa de uma gestão mais efetiva para garantir a sua real conservação", disse.



Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/05/22/mudancas-climaticas-propiciam-expansao-de-doencas-como-dengue-diz-wwf.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletBicharada

bulletBarata tonta

bulletHomem tartaruga neanderthal

bulletCachorro manco lourenço e lourival

bulletO tempo não para



Dicas Veterinárias:

bulletDermatomiosite em cães

bulletPrimeiro banho no filhote passo a passo e dicas para cão adulto

bulletVozes silenciosas

bulletA hora do passeio

bulletComo tornar economicamente viável a produção de leite



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Nome, Telefones, Endereço, Email, Website, facebook ou outras redes sociais>

bullet Eng. Agr. Aliomar Gabriel da Silva, MS, PhD Celular: (16) 9 8149-7557 e E-mail: aliomargabrieldasilva@hotmail.com >

bullet Dr. Carmello Liberato Thadei Médico Veterinário CRMV SP 0442  São José do Rio Preto SP>

bullet Dalton A. Ishikawa Médico Veterinário CRMVSP 9235 www.pediatriacanina.com.br dr_dalton@pediatriacanina.com.br >

bullet Dra. Vanessa Mollica Caetano Teixeira Médica veterinária Especialista em clínica e cirurgia ? UFV Mestre em cirurgia ? Unesp>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO corcel negro

bulletO cachorro bombeiro (firehouse dog)

bulletSempre ao seu lado

bulletMadagascar i

bulletA maldição dos gatos (the uncanny



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO cachorro e o lobo

bulletO homem que amava os cachorros

bulletEnfermidades dos cavalos

bulletOs segredos dos gatos tudo para entender e ensinar o seu companheiro

bulletO estranho caso do cachorro morto

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos