Home Page > Notcias > Mudanças climáticas propiciam expansão de doenças como dengue, diz wwf

Mudanças climáticas propiciam expansão de doenças como dengue, diz wwf


James Gathany/Centers for Disease Control and Prevention via AP


  • O


    O aumento da temperatura propicia a disseminação de mosquitos como o Aedes aegypti


O aumento da temperatura e a incidência de secas, resultantes do processo de mudança climática, propiciam a expansão de doenças transmitidas por mosquitos como dengue, leishmanioses, malária e febre amarela.


Para marcar o Dia Internacional da Biodiversidade, a WWF-Brasil lançou nesta terça-feira (22) uma publicação que reúne diversos estudos que apontam impactos negativos das condições climáticas no país.


"Com o aumento da temperatura, o ambiente torna-se mais propício para a disseminação desses mosquitos. Isso aumenta a possibilidade da sua área de ocorrência se expandir para outras regiões", disse André Nahur, coordenador de Mudanças Climáticas do WWF-Brasil.


O desmatamento também contribui para a expansão dos mosquitos, já que há perda e fragmentação de seu habitat. "Geralmente as áreas naturais são refúgio desses vetores. O ambiente natural dos mosquitos não é a cidade, geralmente são as florestas, em que eles se autorregulam".


Segundo ele, situações como o desmatamento, degradação de áreas e expansão desordenada em áreas de vegetação podem aumentar a distribuição geográfica dos mosquitos, inclusive para áreas de cidades.


O mosquito que buscava alimentação dele na floresta, entre os animais, passam a transmitir doenças para as pessoas."


Aedes aegypti


Um dos estudos presentes na publicação lançada hoje estima uma provável expansão do mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika - para o Sul do país até 2050. Há ainda evidências da existência de uma relação entre as condições climáticas e o aumento da incidência de leishmaniose, assim como da influência da mudança do clima nos vetores da doença, que é causada por mosquito do tipo flebotomíneos.


Na Amazônia, a combinação de altas temperaturas, seca e desmatamento pode aumentar a transmissão da malária por meio de vetores secundários do mosquito do complexo Albitarsis em toda a América do Sul. Além disso, dois vetores de malária no norte da América do Sul, Anopheles darlingi e Anopheles nuneztovari, podem expandir suas áreas de sobrevivência para além dos locais onde houve destruição de seu habitat.


Áreas de proteção


A manutenção e fiscalização das áreas de proteção ambiental, sob responsabilidade do governo federal e de governos estaduais, é fundamental para garantia da biodiversidade e qualidade de vida da sociedade, defende a entidade. "Hoje as áreas protegidas, tanto na Amazônia como no Cerrado e na Mata Atlântica, são os grandes refúgios de biodiversidade e são fundamentais para manutenção dos serviços ecossistêmicos necessários para a gente prover os direitos humanos básicos, que seriam água e alimento. Essas áreas são fundamentais para garantir, por exemplo, que a água continue sendo trazida para as cidades no Brasil todo", disse Nahur.


No entanto, o coordenador acredita que há ameaças a essas áreas de proteção. "Constantemente nós temos sofrido ataques a essas áreas protegidas. Primeiro pela questão de tentativas de redução dessas áreas ou até extinção dessas áreas por causa de interesses econômicos. Além da questão de que a maioria das áreas protegidas no Brasil precisa de uma gestão mais efetiva para garantir a sua real conservação", disse.



Fonte da Notcia: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/05/22/mudancas-climaticas-propiciam-expansao-de-doencas-como-dengue-diz-wwf.htm



Gostou do contedo animal acima! Ento compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Msica com temas Animais:

bulletProcissão

bulletVerdade

bulletCavalos Selvagens

bulletPosição da aranha

bulletÉ o amor que mexe com minha cabeça e me deixa assim... do sonho de um caipira nascem os filhos do brasil



Dicas Veterinrias:

bulletGato medroso

bulletDesordem da medula espinhal causada por vaso sanguíneo bloqueado em cães

bulletDiarréia em pequenos animais

bulletInflamação dos nódulos linfáticos (linfadenite) em cães

bulletAborto espontâneo em cães



Ver todas as Dicas Veterinrias



Colunistas - Veterinrios que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Magda Izidio de Souza, Médica Veterinária>

bullet Vicente Moreno Médico Veterinário CRMVSP 6613 Clínica Veterinária Vicente Moreno Av. Independ?ncia, 1062 Valinhos SP Fone: (19) 38491274 >

bullet Desirée Schiffer Mariotti, Médica Veterinária, Pósgraduanda em Diagnóstico por Imagem, Indaiatuba/SP desiree.veterinaria@hotmail.com tel 19 98633617>

bullet Paola Christina Ferreira Carneiro Médica Veterinária CRMVSP 8145 Dermatologia e Terapeuta Floral MASTERVET Clínica Veterinária Av. Ângelo Sim?es,1135, Jd. Leonor , Campinas , SP Fone: (19) 32345363 ou 33843323 >

bullet Américo F. Pelicioni, CRF: 29.670 >



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO cachorro que salvou o natal (the dog who saved christmas)

bulletMadagascar ii

bulletSeefood um peixe fora d agua (seefood)

bulletAnimais unidos - jamais serão vencidos

bulletTubarao i



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletLivro de banho galinha pintadinha

bulletCrianca, cachorro que fala!

bulletA princesa e o sapo

bulletO gato e a revolução

bulletOs segredos dos gatos tudo para entender e ensinar o seu companheiro

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Crditos