Home Page > Notícias > Uma nica picada pode mexer com o sistema imunolgico e facilitar doenas

Uma nica picada pode mexer com o sistema imunolgico e facilitar doenas


Getty


Picadas têm um efeito significativo no nosso sistema imunológicoImagem: Getty Images


Do VivaBem, em São Paulo


22/05/2018 20h02


É muito chato ser picado por um mosquito e ficar sentindo aquela coceira sem parar, mas estudar as reações do corpo as picadas pode ser um novo caminho para prevenir doenças. Uma pesquisa recente indica que as picadas têm um efeito significativo no nosso sistema imunológico.


Cientistas da Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos, procuraram mudanças nas respostas imunológicas até uma semana depois de picadas de mosquitos. Nos testes, os pesquisadores acompanharam camundongos que levaram picadas nos pés. Os resultados foram publicados na revista PLOS.


Veja também:



Os animais foram modificados para ficar com o sistema mais parecido com o de humanos. As células usuais dos camundongos foram trocadas por um conjunto completo de glóbulos brancos humanos -incluindo células T, que combatem doenças.


Seis horas após a picada os camundongos tiveram respostas no sistema imunológico. Os animais produziram mais células T citotóxicas (que atacam as células infectadas) e menos células T reguladoras (trabalham para modular o sistema imunológico).


Sete dias depois da picada do mosquito, as repostas ficaram mais interessantes. Um tipo de célula T chamada de “duplo positivo” estava aparecendo em níveis elevados, enquanto as células T reguladoras seguiam muito baixas. A análise mostrou ainda que uma semana depois ocorreram complexas atividades pró e anti-inflamatória.


A saliva do mosquito é composta por centenas de proteínas diferentes, e essas proteínas seriam responsáveis por manipular o sistema imunológico. Era quase como se o sistema imunológico ficasse maluco e começasse a ajudar os mosquitos.


“A migração que observamos é tardia para impactar na disseminação do vírus. Mas poderia permitir que as células infectadas retornassem à pele, onde poderiam transmitir o vírus a novos mosquitos”, conclui a pesquisa.


Existem boas razões para suspeitar que a saliva do mosquito pode ajudar alguns patógenos a infectar novos hospedeiros e se mover através de uma população, mas é bom ressaltar que as evidências têm sido limitadas a modelos de ratos.


De qualquer forma, a identificação de possíveis pontos fracos na cadeia de infecção pode apontar o caminho para novas formas de prevenção e tratamento.



Fonte da Notícia: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/05/22/uma-unica-picada-pode-mexer-com-o-sistema-imunologico-e-facilitar-doencas.htm



Gostou do contedo animal acima! Ento compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Msica com temas Animais:

bulletOna pintada

bulletBorboleta

bulletVampiro

bulletReceita de Mulher

bulletCavalos De Muda



Dicas Veterinrias:

bulletSete dicas para evitar acidentes entre ces e crianas pequenas

bulletMordidas e arranh?es de animais

bulletQuiropraxia veterinria

bulletO fantasma da crise

bulletQual quantidade de gua que o co deve ingerir por dia?



Ver todas as Dicas Veterinrias



Colunistas - Veterinrios que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco Medico Veterinrio atuante em odontologia eqina. Cel. (11) 9814 6666 E mail: ciromedvet@ig.com.br>

bullet Leila de Mello>

bullet Patricia
olives mount kennel>

bullet CEPAV Centro de Patologia Clnica Veterinria Ltda. Rua Tanabi, 185 gua Branca S?o Paulo SP. CEP. 05002 010 Tel.: (11) 3872 9553>

bullet Ciro Pinheiro Mathias Franco Medico Veterinrio atuante em odontologia eqina. Cel. (11) 98146666 Email: ciromedvet@ig.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletMadagascar ii

bulletOlhos de gato (cat s eye)

bulletO gato do espao (the cat from outer space)

bulletGato e rato (yu mao san xi jin mao shu)

bulletBatman (1966)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletEnfermidades dos cavalos

bulletA arca de no

bulletPassaros sao eternos, os

bulletQuem e mais feliz: voce ou o seu cachorro?

bulletVira-lata? no! tambm sou cachorro

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos