Home Page > Notcias > Uma única picada pode mexer com o sistema imunológico e facilitar doenças

Uma única picada pode mexer com o sistema imunológico e facilitar doenças


Getty


Picadas têm um efeito significativo no nosso sistema imunológicoImagem: Getty Images


Do VivaBem, em São Paulo


22/05/2018 20h02


É muito chato ser picado por um mosquito e ficar sentindo aquela coceira sem parar, mas estudar as reações do corpo as picadas pode ser um novo caminho para prevenir doenças. Uma pesquisa recente indica que as picadas têm um efeito significativo no nosso sistema imunológico.


Cientistas da Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos, procuraram mudanças nas respostas imunológicas até uma semana depois de picadas de mosquitos. Nos testes, os pesquisadores acompanharam camundongos que levaram picadas nos pés. Os resultados foram publicados na revista PLOS.


Veja também:



Os animais foram modificados para ficar com o sistema mais parecido com o de humanos. As células usuais dos camundongos foram trocadas por um conjunto completo de glóbulos brancos humanos -incluindo células T, que combatem doenças.


Seis horas após a picada os camundongos tiveram respostas no sistema imunológico. Os animais produziram mais células T citotóxicas (que atacam as células infectadas) e menos células T reguladoras (trabalham para modular o sistema imunológico).


Sete dias depois da picada do mosquito, as repostas ficaram mais interessantes. Um tipo de célula T chamada de “duplo positivo” estava aparecendo em níveis elevados, enquanto as células T reguladoras seguiam muito baixas. A análise mostrou ainda que uma semana depois ocorreram complexas atividades pró e anti-inflamatória.


A saliva do mosquito é composta por centenas de proteínas diferentes, e essas proteínas seriam responsáveis por manipular o sistema imunológico. Era quase como se o sistema imunológico ficasse maluco e começasse a ajudar os mosquitos.


“A migração que observamos é tardia para impactar na disseminação do vírus. Mas poderia permitir que as células infectadas retornassem à pele, onde poderiam transmitir o vírus a novos mosquitos”, conclui a pesquisa.


Existem boas razões para suspeitar que a saliva do mosquito pode ajudar alguns patógenos a infectar novos hospedeiros e se mover através de uma população, mas é bom ressaltar que as evidências têm sido limitadas a modelos de ratos.


De qualquer forma, a identificação de possíveis pontos fracos na cadeia de infecção pode apontar o caminho para novas formas de prevenção e tratamento.



Fonte da Notcia: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/05/22/uma-unica-picada-pode-mexer-com-o-sistema-imunologico-e-facilitar-doencas.htm



Gostou do contedo animal acima! Ento compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Msica com temas Animais:

bulletHomem aranha kuarto de empregada

bulletFoi daquele jeito

bulletAnfibios malditos

bulletFera ferida

bulletRomaria



Dicas Veterinrias:

bulletPorque adestrador pessoal?

bulletA imunoterapia

bulletComo fazer o planejamento tributário do seu pet shop

bulletDoença periodontal - tartaro

bulletMeu cachorro é maluco???



Ver todas as Dicas Veterinrias



Colunistas - Veterinrios que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Centro de Pesquisas Hospital Evandro Chagas Departamento de Doenças Infecciosas Serviço de Zoonoses Serviço de Dermatologia Infecciosa
http://www.inpa.com.br>

bullet Fernanda Aparecida de Gouv?a Oliveira Paro bióloga e crbio 43684/01 protetora animal independente educadora ambiental nanda_paro@yahoocombr>

bullet Kadu Camargo Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelo G.E.R.E. (Grupo de Estudos em Reprodução Equina PUCPR); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Medicina Animal: Equinos, na área da Reprodução Equina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). E mail: kaducamargo@gmail.com Leia mais sobre esse assunto em https://www.revistahorse.com.br/imprensa/cuidados durante a gestacao de eguas os primeiros 60 dias sao os mais criticos/20170410 175102 j086>

bullet Policlnica Veterinria de Cotia Av. Ralf Boli, 25 Granja Carolina, Cotia SP Tel.: 11 46162677 >

bullet Carlos Almeida carlos henrique l n almeida
consultor da cobrap - confederação brasileira de criadores de pássaros
www.carduelis.bio.br
carduelis@carduelisbiobr>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO reino dos gatos (neko no ongaeshi / baron the cat baron)

bulletMadagascar i

bulletMamãe virei um peixe (hjælp, jeg er en fisk)

bulletO cachorro que salvou o natal (the dog who saved christmas)

bulletPeixonauta



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCachorro tem cada uma

bulletO gato que tocava brahms

bulletO selo da agonia - livro dos cavalos

bulletLivro dos passaros magicos, o

bulletGato viriato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Crditos