Home Page > Notícias > Radiologia veterinária cresce no brasil e ganha destaque na área de saúde

Radiologia veterinária cresce no brasil e ganha destaque na área de saúde


Levantamento do Conselho Federal de Medicina Veterinária, divulgado em 2017, classifica o Brasil como o País com maior número de veterinários. Em dois anos, a classe apresentou crescimento de 13%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo ritmo, amplia-se também o uso da radiologia para cuidados com a saúde animal, usada em procedimentos diagnósticos e terapêuticos.


Segundo o médico veterinário, Dr. Paulo José Riccio Frazão, que coordenará o módulo “Radiologia para Veterinários” da 48º Jornada Paulista de Radiologia, evento acontece em São Paulo, de 3 a 6 de maio, o cenário da Radiologia para veterinários cresceu nos últimos cinco anos. “Essa especialidade está em constante desenvolvimento no Brasil, em São Paulo principalmente. A maioria dos profissionais está procurando especialização e o diagnóstico por imagem é um dos temas que vejo com maior crescimento”, diz o especialista.


Assim, é possível dizer que a radiologia veterinária tem relação direta com a humana, uma vez que estudos para novos procedimentos, na maioria das vezes, são realizados em animais. “Nós avaliamos técnicas que podem ser usadas também na veterinária. Assim, conseguimos aprimorar o uso da radiologia na saúde animal, pois o papel do procedimento auxilia o planejamento tanto terapêutico quanto cirúrgico”, afirma.


Nas últimas décadas foram criados novos métodos de imagem como a tomografia computadorizada, a mamografia, ultrassonografia e a ressonância magnética nuclear para humanos e animais. Atualmente, o Brasil conta com mais de 30 aparelhos de tomografia computadorizada para diagnóstico por imagem direcionada para a medicina veterinária.


A Radiologia Veterinária conta com aplicação em diversas áreas de cuidado com a saúde animal, abrangendo diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear. Criada para animais de pequeno e grande porte, a área tem o foco na aplicação das radiações ionizantes e não ionizantes para procedimentos diagnósticos e terapêuticos, como raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia e equipamentos de Medicina Nuclear.


48ª Jornada Paulista de Radiologia
Organizada pela Sociedade Paulista de Radiologia (SPR) em parceria com a Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA), a Jornada trará os maiores expoentes mundiais da especialidade, que intensificarão a troca de experiências e a compreensão da radiologia veterinária sob uma perspectiva global. Como convidado internacional está confirmado no módulo o Dr. Daniel Farfallini, vice-presidente da Associação Argentina de Neurorradiologia Veterinária.


Serviço
Data: 3 a 6 de maio de 2018
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo/SP
Mais informações: www.jpr2018.org.br

Sociedade Paulista de Radiologia
A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem foi fundada em 3 de março de 1968, na cidade de Jaú, interior de São Paulo. Atualmente, a instituição congrega mais de seis mil associados. Integrada ao Departamento de Diagnóstico por Imagem da Associação Paulista de Medicina (APM) e filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a SPR, representada pelos seus presidentes, tem se dedicado ao longo desses anos especialmente à defesa dos radiologistas, ao desenvolvimento científico e a dinamização da especialidade.



Fonte da Notícia: http://www.segs.com.br/saude/113904-radiologia-veterinaria-cresce-no-brasil-e-ganha-destaque-na-area-de-saude



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletFera ferida

bulletA rainha da cavalgada

bulletAtirei o pau no gato

bulletLadeira do boi genival lacerda eu vi maria na ladeira do boi eu perguntei maria pra onde foi maria trazia um pote quando me avistou deu um tombo de um jeito que o pote quebrou ai maria quanto tempo eu não te vejo cadê meu abraço maria cadê meu beijo m

bulletOs três boiadeiros japoneses



Dicas Veterinárias:

bulletAlgumas dicas e mitos sobre o adestramento de obediencia e proteção

bulletComo escolher acessórios para passear com seu cão

bulletTele busca e tele entrega: mais valor para a gest?o do pet shop

bulletHabronemose equina esponja de ver o

bulletAdenocarcinoma da próstata em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet dra ayne murata hayashi
mé dica veterinária
crmv: 6378
campinas (19) 3294-3377,
valinhos (19) 3849-2522
são paulo (19) 9742-2665 aynemurata@ig.com.br>

bullet GAAR CAMPINAS http://www.gaarcampinas.org.br>

bullet M.V Helena Monkevic Casarin 19 993353793 Clinica Juliu´s 32134539>

bullet Kadu Camargo Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelo G.E.R.E. (Grupo de Estudos em Reprodução Equina PUCPR); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Medicina Animal: Equinos, na área da Reprodução Equina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). E mail: kaducamargo@gmail.com Leia mais sobre esse assunto em https://www.revistahorse.com.br/imprensa/cuidados durante a gestacao de eguas os primeiros 60 dias sao os mais criticos/20170410 175102 j086>

bullet Juliana Bortoletto Clinica Vet health, rua: jose gomes moreno, 50 terra nova 2 S?o Bernardo do Campo/SP , crmvsp 18.377 fone: (11) 41014260>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO zelador animal

bulletNetto e o domador de cavalos

bulletO reino dos gatos (neko no ongaeshi / baron the cat baron)

bulletCompramos um zoológico

bulletNas montanhas dos gorilas



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletGato que gostava de cenoura

bulletPássaros amarelos

bulletA princesa e o sapo

bulletMarley e eu

bulletCães de guerra

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos