Home Page > Notícias > Brasil avana na criao de peixes de gua doce

Brasil avana na criao de peixes de gua doce


País já é o 4º produtor mundial de tilápia; para discutir potencial do setor, de quarta até sexta-feira acontece no interior de SP a Aquishow


José Maria Tomazela, O Estado de S.Paulo


SOROCAB A produção brasileira de tilápias, o peixe de água doce mais consumido no País, cresceu 8% em 2017, em comparação com 2016, atingindo 357 mil toneladas. O incremento fez com que o Brasil superasse Filipinas e Tailândia, assumindo o quarto lugar entre os maiores produtores mundiais desse pescado. A produção de tilápia representa 51,7% da aquicultura nacional – criação de peixes, moluscos e crustáceos em ambientes aquáticos. O Estado de São Paulo assumiu, no ano passado, o terceiro lugar entre os Estados produtores, com 69,5 mil toneladas, atrás de Paraná e Rondônia.


Para discutir os avanços e o potencial do setor, produtores, técnicos, empresários e outros integrantes da cadeia produtiva realizam, de quarta até sexta-feira, 16 a 18 de maio, a 10.ª edição da Aquishow Brasil, em Santa Fé do Sul, interior de São Paulo. “É o maior evento de aquicultura do País e vamos levar informações técnicas importantes sobre pesquisas e inovações que acabam de se tornar disponíveis para os produtores”, disse o diretor de departamento do Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, Luiz Marques da Silva Ayroza.


 


Tilpia


A produção de tilápia representa 51,7% da aquicultura nacional  Foto: Roosevelt Cássio/AE


 


Segundo ele, o evento acontece num momento em que a criação de peixes em ambientes cultivados avança mundialmente, levando à previsão de que, em 2020, ultrapassará a pesca de captura em rios e mares, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). “O Brasil tem um tremendo potencial, não só para a produção de tilápias, mas também de outros peixes. Além dos chamados peixes redondos, como o tambaqui e o pacu, e seus híbridos, o tambacu e o patinga, vamos apresentar aspectos interessantes sobre a criação do pintado e do pirarucu”, disse Ayroza.


Outra novidade a ser mostrada no evento envolve a criação do panga, peixe com grande potencial e que, segundo ele, já teve a produção regulamentada no Estado e é produzido na região de Mococa, interior paulista. O técnico lembra que o Brasil importa grande quantidade por ano desse peixe, principalmente dos Estados Unidos. “O panga está sendo comparado com o salmão do Chile e tem grande potencial para criação no Estado de São Paulo”, disse. 


Entre os órgãos que participam da Aquishow, no Complexo Turístico Roberto Rollemberg, em Santa Fé, estão a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral e o Fundo de Expansão do Agronegócio, ligados à Secretaria, além da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Governo Federal, da Agência Nacional de Águas e da Embrapa Pesca e Aquicultura.



Fonte da Notícia: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-avanca-na-criacao-de-peixes-de-agua-doce,70002308726



Gostou do contedo animal acima! Ento compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Msica com temas Animais:

bulletHomem aranha kuarto de empregada

bulletDana do bicho

bulletPreciso me encontrar

bulletImitando Os Animais

bulletDona



Dicas Veterinrias:

bulletPor dentro da boca dos potros!

bulletVai viajar ?

bulletTumor de mama em animais

bulletCardiomipatia dilatada genetica em ces

bulletO que ser um(a) veterinrio(a)



Ver todas as Dicas Veterinrias
Colunistas - Veterinrios que escrevem sobre temas aos leitores

bullet REINALDO CORTIVATO , GINETE DA RAA LUSITANA H 22 ANOS. MEU CEL:019 98909122 enbsp;HARAS MINERAL ITAPIRA. >

bullet Claudia Niemeyer (11) 77130407 claudia@veterinariaaves.com.br www.veterinariaaves.com.br>

bullet http://casa.hsw.uol.com.br/como prestar primeiros socorros ao seu cao2.htm>

bullet Gabriel Guerreiro Qual quer deuacute;vida ou sugesteatilde;o enbsp;estarei respondendo no email Gabriel_g_f@hotmail.com no twitter @AdestramentoDOG >

bullet http://casadospassaros.net/2011/10/amelhoralimentacaoparaosagapornis/>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletMeu cachorro skip (my dog skip)

bulletAmor pra cachorro (year of the dog)

bulletFamoso pra cachorro (in the doghouse)

bulletMinha vida de cachorro (mitt liv som hund)

bulletRio



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletEu no sou cachorro, no

bulletO selo da agonia - livro dos cavalos

bulletCes de guerra

bulletFalando de passaros e gatos

bulletEnfermidades dos cavalos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos