Home Page > Notícias > "deus me livre!": pássaro rodeado de mitos, urutau é visto de dia em jardim de campo grande

"deus me livre!": pássaro rodeado de mitos, urutau é visto de dia em jardim de campo grande


É raro ver um Urutau na cidade. O pássaro é conhecido popularmente como "Mãe da Lua" por ter hábitos noturnos e um canto que se assemelha a um grito.


 


 



Por Jaqueline Naujorks, Campo Grande


15/05/2018 16h41  Atualizado há 20 horas


"Deus me livre" é a resposta quando perguntamos se Zilda Pires Castro, de 68 anos, já ouviu um Urutau cantar: "Era melhor nem ouvir né? Quando ele cantava era certeza de morte de gente próxima". André Castro, 66 anos lembra que eram muitos os mitos sobre a ave: "A gente ouvia e já ficava pensando 'quem será que vai morrer'? Parecia um grito de horror atravessando a noite, dava medo" relembra.


Urutau


Urutau virou atração mas ninguém chega muito perto: "Respeito ao espaço dele" (Foto: Arquivo pessoal )


"Me chamaram para ver uma coisa no jardim e cheguei lá procurando uma arara mas não vi nada, quando me virei dei um pulo"! Palavras da empresária Izabela Leal da Silva Cabreira, que tomou um susto quando abriu seu studio de pilates na segunda às 6h e viu que o toco da árvore no jardim tinha uma espécie de "prolongamento". Ao se aproximar não soube identificar o que era : "Eu dei um pulo e disse 'Meu Deus, o que é isso?'" Ela percebeu que era um pássaro e foi uma colega que disse se tratar de um Urutau: "Ela disse que era uma ave rara e eu também acho porque o bicho ficou ali quietinho, parecia que estava se escondendo".


E provavelmente estava mesmo. De acordo com o biólogo Milton Longo, o Urutau é uma ave típica do cerrado que busca se camuflar em tocos de árvore ou postes. A espécie não está em extinção mas é raro vê-los na cidade: "Ele deve ter vindo em busca de comida, no final do dia os insetos voam perto da luz e isso atrai o Urutau". 


 


"Ele pode estar perdido"


 


Outra explicação é que ele esteja perdido ou fazendo ninho na região: "Eles são insetívoros e gostam de áreas onde possam se esconder, como Campo Grande é bem arborizada eles podem ser vistos em parques ou mesmo em terrenos que tenham muitas árvores". explica.


O


O Urutau fica camuflado em tocos de árvore e postes (Foto: Arquivo pessoal )


Sobre o canto do pássaro ele conta que é assustador mesmo: "Parece uma risada macabra, um grito que apavora as pessoas. Por isso ele é conhecido como Mãe da Lua, o pessoal pensa que tem a ver com assombração, é toda uma coisa folclórica em torno da ave e isso às vezes até joga contra a espécie, porque as pessoas costumavam matar o bicho por medo" conta.


A empresária disse que o pássaro já atraiu muitos curiosos que vêm tirar fotos ou mesmo dar uma olhadinha na ave, afinal, não é todo dia que se vê um Urutau no meio da cidade, mas ninguém invade o espaço dele: "Aliás ele está aqui até agora, tranquilo" conta. "A gente tá amando, eu vou até sentir saudade quando ele partir".



Fonte da Notícia: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/deus-me-livre-passaro-rodeado-de-mitos-urutau-e-visto-de-dia-em-jardim-de-campo-grande.ghtml



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletNegro gato - roberto carlos

bulletOperário em Construção

bulletQuando o galo cantou caetano veloso

bulletMilagre dos peixes

bulletVida de cachorro



Dicas Veterinárias:

bulletPor que seu cachorro come fezes? (coprofagia)

bulletRação, como armazenar de forma correta

bulletO que os cães devem comer

bulletInchaço da glândula salivar em cães

bulletDoenças de pele de alergias em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Pet Care Hospital Veterinário de S?o Paulo (11) 3740 2152 (11) 3743 2142 Av. Giovanni Gronchi, 3001 S?o Paulo SP>

bullet Ag?ncia de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas ADEAL >

bullet Rafael Wisneski http://blog.meucaocompanheiro.com/>

bullet M.V Helena Monkevic Casarin 19 993353793>

bullet René Schubert Psicólogo Clínico. Atua como psicanalista em consultório e hospital psiquiátrico. Desenvolve trabalho com Equoterapia na Hípica das Araucárias (Tel:44821983) Contato: schubert_rene@hotmail.com>



Cinema, Filmes e Seriados:

bullet

bulletGato e rato (yu mao san xi jin mao shu)

bulletKing kong

bulletThe dark knight (2008)

bulletO dia do gato



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletSucesso na criação de pássaros canários e periquitos

bulletO gato que tocava brahms

bulletCrianca, cachorro que fala!

bulletO gato e a revolução

bulletO estranho caso do cachorro morto

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos