Home Page > Notícias > Leishmaniose e chagas ameaçam distritos

Leishmaniose e chagas ameaçam distritos


   


Parasitas


Divulgação


Parasitas da leishmaniose e da doença de Chagas circulam em distritos de Campinas


Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) constatou que as regiões dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas, sofrem com a presença dos parasitas da leishmaniose e da doença de Chagas. O estudo de doutorado da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) foi realizado pela médica veterinária Laís Moraes Paiz, que investigou agentes de três zoonoses: as leishmanioses (tegumentar e visceral), a doença de Chagas e a febre maculosa brasileira.


O estudo durou quatro anos e mostrou que 6% dos 82 mamíferos examinados estavam infectados com Leishmania, e cerca de 4% com Trypanosoma cruzi. Para coletar o DNA dos parasitas, foram utilizadas amostras de sangue ou de pele dos animais. O relatório aponta que um deles também apresentou infecção por Leishmania, que pode estar associada à leishmaniose tegumentar, responsável por casos humanos diagnosticados na Área de Proteção Ambiental (APA) durante a década de 1990. Por fim, dez animais apresentaram anticorpos para Leishmania, o que sugere que estiveram expostos aos parasitas.


A ideia inicial do projeto era verificar a ocorrência de um ciclo silvestre de transmissão de leishmaniose visceral na cidade, por conta dos casos em cães na APA. Após os resultados, não foi encontrado DNA de agente de febre maculosa no sangue dos animais capturados. Isso, porém, já era esperado de acordo com Laís, por conta das características dos agentes causadores da doença.


Dados de ações de vigilância epidemiológica de Campinas dão conta que os casos de leishmaniose visceral ocorrem entre cães de condomínios da APA desde 2009.


Contexto


Responsável por orientar o estudo, a docente Maria Rita Donalisio explicou que, no Brasil, a infecção em cães geralmente precede a infecção em humanos. Apesar de não haver ocorrências de casos humanos desde 2009, não é possível encerrar a pesquisa sobre o tema.


“Isso pode se dever a um contexto epidemiológico distinto nesta área: o envolvimento de vetor desconhecido, alguma outra cepa do parasita Leishmania ou o fato desse ciclo ocorrer em área de um condomínio de classe média, com melhores condições de vida”, disse Maria Rita.


Os animais infectados com Trypanossoma cruzi e Leishmania foram encontrados em áreas urbanizadas e próximas de casas. A orientadora explicou que as mudanças na ocupação dos espaços urbanos, bem como invasões de áreas de matas e excursões ecológicas fazem com que as doenças se aproximem de regiões urbanas.


“É como se as doenças se modificassem com o tempo, devido ao impacto das atividades humanas e à forma de organização social. Os animais silvestres se aproximam de humanos e de animais domésticos, mudando o perfil dessas doenças”, explicou.



Fonte da Notícia: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2018/05/campinas_e_rmc/554192-leishmaniose-e-chagas-ameacam-distritos.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletCavalgada/amada amante

bulletPlaneta Água

bulletAnfibios malditos

bulletOlímpico por natureza todo mundo se encontra no rio

bulletDe quem é esse jegue



Dicas Veterinárias:

bulletMarcação de território

bulletA importância do exame andrológico e avaliação da libido

bulletBicho novo na área? veja como fazer as apresentações entre os animais

bulletExenteração

bulletPrincípios de equitação



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet dra rúbia burnier
crmv 4/5870
veterinária especialista em comportamento animal
www.vetmovel.com.br
www.espacoanimal.com.br
telefone : (11) 9996 1222>

bullet Dan Wroblewski www.bordercollie.com.br dw@parquecanino.com.br>

bullet Jeronimo Ribeiro http://www.showdebicho.com>

bullet Paola Christina Ferreira Carneiro Médica Veterinária CRMVSP 8145 Dermatologia e Terapeuta Floral MASTERVET Clínica Veterinária Av. Ângelo Sim?es,1135, Jd. Leonor , Campinas , SP Fone: (19) 32345363 ou 33843323 >

bullet sergio villa santi svillasanti@aolcom
embaixador da oster no brasil
república dos c?es
avorozimbo maia, 1515, cambui, campinas/sp
fone: (19) 3255-1578>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletPeixonauta

bullet

bulletMadagascar i

bulletUm peixe chamado wanda (a fish called wanda)

bulletBatman returns (1992)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletPassaro-camaleao, o

bulletO gato que tocava brahms

bulletAtlas colorido de anatomia veterinária do cão e gato

bullet4 vidas de um cachorro

bulletO estranho caso do cachorro morto

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos