Home Page > Notícias > Meio pássaro e meio dinossauro: fóssil ajuda reconstruir elo entre espécies

Meio pássaro e meio dinossauro: fóssil ajuda reconstruir elo entre espécies


  • Michael Hanson/Yale University


    O


    O Ichthyornis dispar era muito semelhante a uma ave marinha, mas com os dentes afiados de um dinossauro


Pesquisadores do Reino Unido e dos Estados Unidos encontraram novos fósseis de um Ichthyornis dispar, uma ave dentada que representa a transição dos dinossauros para os pássaros modernos. A descoberta favoreceu a reconstrução tridimensional do crânio da espécie, que viveu entre 66 e 100 milhões de anos atrás na América do Norte.


Apesar de muito semelhante a uma ave marinha, o Ichthyornis ainda mantinha dentes afiados e curvos de um dinossauro, segundo um artigo publicado nesta quarta-feira (2) na revista científica Nature. 


"Eram muito parecidos com uma gaivota ou uma andorinha-do-mar", comparou Michael Hanson, um dos autores do estudo, que também é pesquisador da Universidade do Yale. "Os dentes provavelmente não eram visíveis a menos que a boca estivesse aberta, porque eram cobertos por algum tipo de tecido extrabucal semelhante a um lábio."


Leia também: 



Em formato de pinça, seu bico era bastante prolongado, cobertos de dentes e com chifres no final da mandíbula. "Na sua origem, o bico era um mecanismo de precisão que servia como um substituto para as mãos transformadas em asas", explicou o paleontólogo Bhart-Anjan Bhullar, que também colaborou com a pesquisa.


Mas, que no decorreu da evolução, se transformou em um instrumento afiado, sem dentes e "semelhante a uma pinça" - original das aves atuais. 


A espécie foi descrita pela literatura científica pela primeira vez em 1870 pelo paleontólogo americano Othniel Marsh. Mas um acervo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, com novos fósseis bem preservados --e ainda não estudados-- ajudou os pesquisadores a compreenderem um pouco mais sobre o processo evolutivo das aves.


"A história da evolução das aves, o grupo de vertebrados mais rico, é uma das mais importantes de toda a história. Afinal, quando surgiram, ainda era o tempo dos dinossauros", afirmou Bhullar. Segundo ele, o estudo reforça as teorias de que as aves teriam surgido de alguns tipos de dinossauros.


E essa transição não se limitou ao bico. Por meio de técnicas modernas de tomografia computadorizada, os cientistas descobriram também que, apesar de ter um cérebro semelhante aos pássaros modernos, a região temporal do crânio do Ichthyornis era bem mais parecida com a de um dinossauro.


Ampliar


Veja imagens de ciência de 201832 fotos


32 / 32


TEM METANO EM MARTE? - A ESA (Agência Espacial Europeia) divulgou a primeira foto tirada pelo módulo Trace Gas Orbiter, que investiga se a atmosfera marciana possui gases como o metano, o que pode indicar a existência de atividade biológica ou geológica. A câmera fotográfica é um dos quatro instrumentos a bordo do satélite. Além de permitirem a investigação das áreas onde os gases forem encontrados, as fotos ajudarão também na escolha de futuros locais de pouso de sondas e rovers. A imagem acima mostra a cobertura de gelo na cratera Korolev, próximo ao polo norte, vista a uma altitude de 400 km. Imagem: AFP/ESA



Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2018/05/02/meio-passaro-e-meio-dinossauro-fossil-ajuda-reconstruir-elo-entre-especies.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletBlues do iniciante

bulletVendedor de Jumento

bulletFlora

bulletCavalgada do amor

bulletOlímpico por natureza todo mundo se encontra no rio



Dicas Veterinárias:

bulletCarta ao meu humano

bulletCães enxergam o mundo em azul e amarelo

bulletDoença auto-imune sistémica em cães

bullet6 dicas de como montar um pet shop de sucesso

bulletOncologia



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Av. Brasil 1772, Jd. Chapad?o Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 // (19) 9822 3758 contato>

bullet Revista Cães e cia>

bullet Ag?ncia de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas ADEAL >

bullet Américo F. Pelicioni, CRF: 29.670 >

bullet Flávia Raucci Facchinihttp://www.infohorse.com.br/2018/05/07/a criacao de cavalos paixao e zelo/>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletA vingança do homem chamado cavalo (the return of a man called horse)

bulletUm natal bom pra cachorro (chilly christmas)

bulletBatman forever (1995)

bulletO gato do espaço (the cat from outer space)

bulletUm peixe fora d água (mr baseball)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletNo meu peito não cabem pássaros

bulletOs segredos dos gatos tudo para entender e ensinar o seu companheiro

bulletPasso, trote, galope - uma familia e seus cavalos

bulletVira-lata? não! também sou cachorro

bulletPassaro-camaleao, o

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos