Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Meio pássaro e meio dinossauro: fóssil ajuda reconstruir elo entre espécies

Compartilhe em suas redes sociais:

Meio pássaro e meio dinossauro: fóssil ajuda reconstruir elo entre espécies


  • Michael Hanson/Yale University


    O


    O Ichthyornis dispar era muito semelhante a uma ave marinha, mas com os dentes afiados de um dinossauro


Pesquisadores do Reino Unido e dos Estados Unidos encontraram novos fósseis de um Ichthyornis dispar, uma ave dentada que representa a transição dos dinossauros para os pássaros modernos. A descoberta favoreceu a reconstrução tridimensional do crânio da espécie, que viveu entre 66 e 100 milhões de anos atrás na América do Norte.


Apesar de muito semelhante a uma ave marinha, o Ichthyornis ainda mantinha dentes afiados e curvos de um dinossauro, segundo um artigo publicado nesta quarta-feira (2) na revista científica Nature. 


"Eram muito parecidos com uma gaivota ou uma andorinha-do-mar", comparou Michael Hanson, um dos autores do estudo, que também é pesquisador da Universidade do Yale. "Os dentes provavelmente não eram visíveis a menos que a boca estivesse aberta, porque eram cobertos por algum tipo de tecido extrabucal semelhante a um lábio."


Leia também: 



Em formato de pinça, seu bico era bastante prolongado, cobertos de dentes e com chifres no final da mandíbula. "Na sua origem, o bico era um mecanismo de precisão que servia como um substituto para as mãos transformadas em asas", explicou o paleontólogo Bhart-Anjan Bhullar, que também colaborou com a pesquisa.


Mas, que no decorreu da evolução, se transformou em um instrumento afiado, sem dentes e "semelhante a uma pinça" - original das aves atuais. 


A espécie foi descrita pela literatura científica pela primeira vez em 1870 pelo paleontólogo americano Othniel Marsh. Mas um acervo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, com novos fósseis bem preservados --e ainda não estudados-- ajudou os pesquisadores a compreenderem um pouco mais sobre o processo evolutivo das aves.


"A história da evolução das aves, o grupo de vertebrados mais rico, é uma das mais importantes de toda a história. Afinal, quando surgiram, ainda era o tempo dos dinossauros", afirmou Bhullar. Segundo ele, o estudo reforça as teorias de que as aves teriam surgido de alguns tipos de dinossauros.


E essa transição não se limitou ao bico. Por meio de técnicas modernas de tomografia computadorizada, os cientistas descobriram também que, apesar de ter um cérebro semelhante aos pássaros modernos, a região temporal do crânio do Ichthyornis era bem mais parecida com a de um dinossauro.


Ampliar


Veja imagens de ciência de 201832 fotos


32 / 32


TEM METANO EM MARTE? - A ESA (Agência Espacial Europeia) divulgou a primeira foto tirada pelo módulo Trace Gas Orbiter, que investiga se a atmosfera marciana possui gases como o metano, o que pode indicar a existência de atividade biológica ou geológica. A câmera fotográfica é um dos quatro instrumentos a bordo do satélite. Além de permitirem a investigação das áreas onde os gases forem encontrados, as fotos ajudarão também na escolha de futuros locais de pouso de sondas e rovers. A imagem acima mostra a cobertura de gelo na cratera Korolev, próximo ao polo norte, vista a uma altitude de 400 km. Imagem: AFP/ESA



Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2018/05/02/meio-passaro-e-meio-dinossauro-fossil-ajuda-reconstruir-elo-entre-especies.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletO voo do hamster

bulletPlaneta Sonho

bulletCavalo enxuto

bulletVendi os bois

bulletSimples carinho



Dicas Veterinárias:

bulletAumento da frequência cardíaca em cães

bulletAcral lamber dermatite em cães

bulletInflamação disco Verterbral em cães

bulletMarketing veterinário

bulletTumor relacionadas ? vacinação em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Roberta Basile. Médica Veterinária CRMV/SP 31852 http://www.equinocare.com.br>

bullet Helena Monkevic Casarin clinica veterinária Julius 19 996242435 Av. José Pancetti 887 Jd. Aurelia , Campinas/SP>

bullet Luelyn Jockyman CRMVSP 14.512 Clínica Animaletto (19) 32589280 Av. Mário Garneiro 438 (Estrada do San Conrado) Sousas>

bullet Jacqueline R. F. Cremoneze profissão: Médica Veteriária CRMVSP21312 Sou médica veterinária formada pela Faculdade de Jaguariúna em junho 2006, e minha dedicação com as aves começou no ano de 2003. Devido a isso, presto apoio a todos os interess>

bullet Janaína Biotto, médica veterinária e diretora do Vila Chico Pet Hotel www.vilachicopethotel.com.br.>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletOs pássaros feridos (the thorn birds)

bulletJurassic park ii

bulletPeixe grande e suas histórias maravilhosas (big fish)

bulletK9 - um policial bom pra cachorro

bulletBabe, o porquinho atrapalhado



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletPássaros amarelos

bulletVida de cão

bulletPequenos passaros

bulletO gato que falava com fantasmas

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos