Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > N mero de mortos por febre amarela chega a 340 no pa s

Compartilhe em suas redes sociais:

N mero de mortos por febre amarela chega a 340 no pa s


Ao menos 340 pessoas morreram infectadas pela febre amarela no Brasil, segundo o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (21).


O número se refere ao período de 1º julho de 2017 a 20 de março deste ano, quando foram confirmados 1.098 casos da doença em todo o país. No mesmo período do ano passado, foram registrados 632 casos e 201 óbitos. 


Minas Gerais continua sendo o Estado mais afetado pelo surto, com 453 casos confirmados e 142 mortes. Na sequência, aparecem São Paulo (451 casos e 129 mortes) e Rio de Janeiro (188 casos e 68 mortes). Foram registrados ainda cinco casos no Espírito Santo e um caso que evolui para óbito no Distrito Federal.


Leia também:



O aumento no número de casos e óbitos relacionados à febre amarela está atrelado à chegada do vírus a áreas de maior população e não a um surto pior da doença. A incidência caiu de 6,9 casos a cada 100 mil habitantes para 2,9 a 100 mil/habitantes neste ano. 


Desde julho de 2017, casos de transmissão do vírus da febre amarela apareceram em áreas de grande contingente populacional e que não faziam parte da área de recomendação da vacina. A área de risco neste ano atinge 34,8 milhões de pessoas. Na sazonalidade passada, o surto atingiu uma população de 9,1 milhões de pessoas, muito menor que a atual.


Vacinação ampliada


Ainda assim o Ministério da Saúde anunciou na última terça-feira (20) a recomendação de que a vacina contra a febre amarela seja aplicada em todas as regiões do Brasil.


Atualmente, alguns Estados do Nordeste e parte do Sul e Sudeste não fazem parte das áreas de recomendação de vacina. Mas, a partir da nova orientação, a expectativa é de que 77,5 milhões de pessoas sejam imunizados nessas regiões descobertas.


O Ministério combinou com os Estados que a vacinação será gradual. Até abril de 2019, 1.586 municípios estarão incluídos como áreas com recomendação de vacina, atingindo 100% do território nacional.


Os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia serão os primeiros a estenderem a vacinação a todos os municípios. Nesses três casos, as doses serão fracionadas em um quinto da dose integral, enquanto nos demais Estados, as doses devem ser completas.


Vacina segura


Cerca de 10% dos infectados pelo vírus da febre amarela desenvolvem a forma grave da doença, quando pode haver febre acompanhada de hemorragias, insuficiência hepática, insuficiência renal. De 30% a 60% dos pacientes que desenvolvem a forma grave da doença morrem num período entre 10 e 14 dias. A doença não tem tratamento, a única forma de evitá-la é a vacina.


Já os quadros mais graves decorrentes da vacinação, como efeitos neurológicos ou sintomas da febre amarela provocados pela vacina, ocorrem na proporção de 1 a cada 400 mil pessoas vacinadas. Para os especialistas, a vacina contra a febre amarela é segura. 


Temos visto que mesmo quando não leva a óbito, a febre amarela pode levar à necessidade de transplante de fígado com urgência. Os casos graves são tratados na grande maioria das vezes em UTIs. Diante de uma doença com uma letalidade dessas e que vem se expandindo, a única maneira de evitar é vacinando


Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.


A vacina contra a febre amarela é contraindicada para pacientes em tratamento de câncer, pessoas com imunossupressão e pessoas com reação alérgica grave à proteína do ovo. A vacinação também impede a doação de sangue por um período de quatro semanas.


Desde o ano passado, o Brasil passou a adotar a recomendação da Organização Mundial da Saúde, que é a de vacinar contra febre amarela apenas uma vez na vida.


Ampliar


Relembre dez epidemias que assolaram o mundo10 fotos


4 / 10


MALÁRIA: Quando os mosquitos infectados se alimentam do sangue humano, eles transmitem os protozoários que causam a doença. Uma vez no sangue, eles crescem dentro dos glóbulos vermelhos, destruindo-os. Anualmente, entre 350 e 500 milhões de casos de malária ocorrem na África subsaariana. Desses casos, mais de 1 milhão resultam em morte VEJA MAIS > Imagem: Thinkstock/Getty Images



Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/03/21/numero-de-mortos-por-febre-amarela-chega-a-340-no-pais.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletHaja amor

bulletCabeção da tartaruga ki prazer

bulletForró de cavalgada

bulletAsas

bulletAranha radioativa?



Dicas Veterinárias:

bulletChocolate, um veneno para seu pet

bulletAtaques e convulsões em cães

bulletO cão idoso

bulletDesintegração da articulação do quadril em cães

bulletA superprodução de células vermelhas do sangue em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Prof. Fabiano Gregolin professorfg@uol.com.br>

bullet Diskvet Telefone: (19) 32581887 / 33081887 / 33081886 Celular: (19) 93183040 (emergência) Email: diskvet@gmail.com Av. Antonio Carlos Couto de Barros, n? 1156 Sousas Campinas / SP>

bullet Virgínia Figuerôa (11) 55061144 / virginia@ecco.inf.br>

bullet dr ricardo gabeira
crmv-sp 11103
clínica veterinária dr vicente moreno (24 horas)
av independência, 1062, valinhos/sp,
fone: (19) 3849-1274
>

bullet Arlette Farias FISH GARDEN (19) 32365073 Campinas SP>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletErnest e célestine

bulletBatman e robin (1949)

bulletJurassic park iii

bulletBenji - o filme

bulletUm homem, um cavalo, uma pistola (un uomo, un cavallo, una pistola / a man, a horse, a gun)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletLivro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

bulletVira-lata? não! também sou cachorro

bulletUrologia e nefrologia do cão e do gato

bulletGato que gostava de cenoura

bulletLivro dos passaros magicos, o

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos