Home Page > Notícias > Planeta se re ne para discutir a crise

Planeta se re ne para discutir a crise


O


Reprodução


O fórum reúne cientistas e tomadores de decisão de 116 dos 128 Estados membros do IPBES em Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia


Mais de 750 especialistas de todo o mundo se reúnem por uma semana na Colômbia para avaliar a "crise" da biodiversidade na Terra e defender soluções contra a extinção maciça das espécies, a primeira desde o desaparecimento dos dinossauros.


"Proteger a biodiversidade é tão importante quanto a luta contra as mudanças climáticas", declarou o presidente colombiano Juan Emmanuel Santos no sábado, na abertura da VI sessão plenária da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas (IPBES).


Este fórum reúne cientistas e tomadores de decisão de 116 dos 128 Estados membros do IPBES até 26 de março em Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia, o país mais bio-diversificado do planeta depois do Brasil.


"O que acontece com um, acontece com todos. Se estamos cientes disso, podemos ser mais responsáveis ??em termos de proteger o meio ambiente e preservar a paz", disse Santos, cujo país está emergindo pouco a pouco de meio século de conflito armado.


"Hoje, o mundo está em uma encruzilhada", acrescentou Sir Robert Watson, presidente do IPBES, lamentando que "a degradação histórica atual e a destruição da natureza sabotam o bem-estar humano para incontáveis gerações".


De acordo com o IPBES, a Terra enfrenta uma "extinção maciça" de espécies, a primeira desde o desaparecimento de dinossauros há cerca de 65 milhões de anos, a sexta em 500 milhões de anos.


- Cinco relatórios, três anos de trabalho -


Em Medellín, os especialistas avaliarão os danos causados ??à fauna, flora e solos da Terra. Em seguida, será revelado o esboço de cinco relatórios volumosos, bem como soluções para minimizar o impacto das atividades humanas no meio ambiente.


"Ao degradar a biodiversidade, também estamos reduzindo a alimentação das pessoas, a água limpa que precisamos beber e as florestas que são nossos pulmões", advertiu o diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Erik Solheim, em uma mensagem retransmitida de Brasília, onde participa do Fórum Mundial da Água.


Para avaliar a situação, o IPBES dividiu o planeta em quatro regiões: Américas, África, Ásia-Pacífico e Europa-Ásia Central. Cada uma tem sido objeto de uma análise minuciosa e um relatório de 600 a 900 páginas. O diagnóstico será feito na próxima sexta-feira.


"Um desafio imensamente ambicioso nos espera esta semana", disse a secretária executiva dp IPBES, Anne Larigauderie.


Durante três anos, cerca de 600 pesquisadores se ofereceram para trabalhar nessas avaliações, que sintetizam os dados de cerca de 10.000 publicações científicas. O resultado final cobre toda a Terra, com exceção das águas internacionais dos oceanos e da Antártica.


Mas 1.200 espécies são ameaçadas pelo desmatamento e a poluição, em particular devido à extensa produção agrícola e pecuária, plantações ilegais de maconha e coca, uma matéria-prima para a cocaína, utilizada para financiar o conflito e operações de mineração ilegal



Fonte da Notícia: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2018/03/mundo/535310-planeta-se-reune-para-discutir-a-crise.html



Gostou do contedo animal acima! Ento compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Msica com temas Animais:

bulletEu te devoro

bulletPeixe Vivo Palavra Cantada

bulletA tartaruga abortou hangover

bulletTartaruga ninja trem da alegria

bulletPassaro sem ninho



Dicas Veterinrias:

bulletIntoxicaes e envenenamentos

bulletTremores em ces

bulletDay care ou creche para pet, o que e as vantagens desse servio para seu animal de estimao!

bulletAs causas e as consequncias do raquitismo

bulletConviver com animais faz bem para a sade



Ver todas as Dicas Veterinrias
Colunistas - Veterinrios que escrevem sobre temas aos leitores

bullet http://www.portaldoequino.com.br:3000/dicas/18>

bullet dr jo?o alfredo kleiner dvm, msc especialista em oftalmologia e clnica cirrgica geral acvo ophthalmology course wisconsin, madison ? 1998 e-mail: docjak@vetweb.com.br>

bullet http://www.desviralata.com/>

bullet Monica Marv?o Cel: 985728281 Atendimento em domiceiacute;lio, cleiacute;nicas, centros diagneoacute;sticos e hospitais. >

bullet http://gioso.com.br/ser veterinario vocacao ou negocio/>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletQuanto pesa o cavalo de tria? (ile wazy kon trojanski?)

bulletLassie

bulletO cavalo amarelo (marple: the pale horse)

bulletRio

bulletMeu maior amigo



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletPssaros amarelos

bulletOs segredos dos gatos tudo para entender e ensinar o seu companheiro

bulletO gato de botas

bulletCachorro magro

bulletAves-simbolos dos estados brasileiros, as

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos