Home Page > Notícias > Parece bvio, mas c es e gatos precisam comer ra es diferentes

Parece bvio, mas c es e gatos precisam comer ra es diferentes


A comida tem de atender às necessidades de cada espécie


src=


Ela chegou ao consultório angustiada, precisava de uma resposta: por que cães e gatos têm rações diferentes? Aos dez anos, é responsável por um gato de 18 anos, a quem trata como um irmão mais velho. É a mais jovem e uma das mais interessadas clientes que atendo.


Talvez a pergunta da garota soe boba para alguns, mas, acreditem: para muita gente, basta que o produto tenha uma criatura peluda na embalagem para que isso signifique que ele serve para cães, gatos e afins. Nãooooooo!


Debaixo dos pelos, há seres completamente diferentes. E isso vale para ração, apetrechos, brinquedos e remédios: gatos não são, definitivamente, cães pequenos. E a comida tem de atender as necessidades de cada espécie.


Por exemplo: gatos não percebem e, portanto, não apreciam alimentos doces e têm uma capacidade reduzida de perceber o gosto dos produtos. 


Isso significa que alimentos para gato exigem muito mais cuidado com a palatabilidade do que aqueles fabricados para cães, o que explica porque os felinos não costumam se sentir atraídos pela ração canina, mas cães chegam a subir em móveis atrás do potinho do gato. Ou seja: alimentados com ração para cães, os gatos podem entrar em anorexia e adoecer.


Outro ponto importante são os níveis proteicos. E é fácil entender: gatos são carnívoros estritos. Têm na proteína a principal fonte de energia. E, em geral, as rações feitas para cães não atendem a essa demanda.


Já seria bastante, mas tem mais. Gatos não conseguem transformar betacaroteno em vitamina A e precisam que ela seja suplementada nas rações. A falta de vitamina A causa problemas de pele, visão, crescimento, reprodução e imunidade.


Por fim, a taurina: aminoácido que o organismo dos cães consegue produzir, mas que os gatos precisam receber pronto, sob pena de apresentarem doenças cardíacas e, novamente, cegueira.


Mas tudo isso, claro, com a ingestão prolongada. Não precisa ficar neurótico, porque não são dois grãozinhos de ração canina que vão causar algum mal ao gato.


Em tempo: o inverso é menos perigoso. A obesidade é o maior risco para a saúde de cães alimentados com rações preparadas para gatos.


Sílvia Corrêa



Fonte da Notícia: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/silviacorrea/2018/03/parece-obvio-mas-caes-e-gatos-precisam-comer-racoes-diferentes.shtml



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletEduardo e mônica

bulletBicharada

bulletA Lenda do Peixe Francês Validuaté

bulletLambada de serpente

bulletMar e Lua



Dicas Veterinárias:

bulletCausas e tratamento da artrite de múltiplas articulações em cães

bulletYersinia pestis em cães

bulletA pele do cão

bulletSíndrome do navicular em equinos

bulletO que significa uma parceria ?



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Marco Antonio Gioso FMVZ USP>

bullet Marina Rodrigues http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/>

bullet tatiana lermontov - fr? 8331- rj fonoaudióloga, psicomotricista, eerapeuta al 24 de outubro 78 icaraí - niterói - rj (21) 2611-5626 / 9691-6646 centro de eqerapia pratique>

bullet Ag?ncia de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas ADEAL >

bullet Desirée Schiffer Mariotti, Médica Veterinária, Pósgraduanda em Diagnóstico por Imagem, Indaiatuba/SP desiree.veterinaria@hotmail.com tel 19 98633617>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletBenji - um amigo especial

bulletA vida dos peixes (la vida de los peces)

bulletCães de aluguel

bulletCondorman - o homem pássaro (condorman)

bulletFilhote (cachorro / bear cub)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletUrologia e nefrologia do cão e do gato

bulletAmazonas aguas, passaros, seres e milagres

bulletO selo da agonia - livro dos cavalos

bulletMais que um leao por dia

bullet97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos