Home Page > Notícias > Animal tem temperamento d cil e est amea ado de extin o

Animal tem temperamento d cil e est amea ado de extin o


 


GAÚCHAZH
Um visitante incomum deu as caras — ou as barbatanas — no Litoral Norte na tarde de terça-feira. Maior peixe do mundo, podendo chegar a 20 metros de comprimento, o tubarão-baleia foi filmado por uma equipe da Brigada Militar durante voo de helicóptero pela orla. As imagens foram feitas por volta das 18h, próximo à Plataforma de Atlântida, em Xangri-lá. 


O sargento Ricardo Almada, tripulante operacional do batalhão de aviação da BM, conta que, em um primeiro momento, a equipe imaginou se tratar de um boto. O animal estava a cerca de 700 metros da faixa de areia: 


LEIA MAIS


  • Dos tijolões aos smartphones, a invasão dos celulares na praia


    Dos

  • Turista do RS cai de 4 metros em costão ao tentar ajudar cachorro em Florianópolis


    Turista


— Vimos a barbatana e, na hora, o capitão verificou que podia ser o tubarão-baleia — disse.


Professor de Zoologia do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da UFRGS, Ignacio Moreno analisou as imagens e confirmou que se tratava de um tubarão-baleia — a coloração é bem característica, com o dorso e as laterais escuros, em tons cinza, azul e marrom, com pintas brancas ou amareladas e listras pálidas verticais. Moreno relata que a espécie — cujo nome científico é Rhincodon typus — tem hábitos tropicais e distribui-se ao longo da costa brasileira, mas  é incomum encontrá-lo no mar gaúcho. 


Segundo o professor, o tubarão-baleia é um animal grande e "totalmente pacífico", que se alimenta pela filtragem de microorganismos aquáticos (plâncton). Justamente por isso, é muito prejudicado com a incidência de microplástico na água, além da degradação do seu hábitat e da mortalidade em redes de pesca


Para se alimentar de organismos planctônicos, o tubarão-baleia nada na posição horizontal junto à superfície, abrindo e fechando a boca, que pode chegar a 1m50cm de largura. Milhares de pequenas cerdas existentes na região da faringe funcionam como uma espécie de peneira, que retém organismos acima de 2 milímetros de diâmetro. Calcula-se que o tubarão-baleia filtre cerca de 6 mil litros de água por hora quando está se alimentando.


Conforme o oceanólogo Joaquim Neves da Silva Ribeiro, também do Ceclimar/UFRGS, o registro do tubarão-baleia no Estado remete à necessidade da conservação de tubarões e raias — como o tubarão-martelo, o cação-anjo e a raia-viola, que estão igualmente ameaçados de extinção — no Litoral Gaúcho. 


— O termo genérico "cação" é empregado popularmente para se referir a tubarão. Logo, as duas designações se referem ao mesmo grupo de organismos. Dessa forma, é preciso que o consumidor esteja atento e evite comprar espécies ameaçadas na peixaria para desincentivar a pesca predatória.




Fonte da Notícia: https://gauchazh.clicrbs.com.br/ambiente/noticia/2018/02/tubarao-baleia-avistado-no-litoral-gaucho-e-o-maior-peixe-do-mundo-cjdnnnol101nk01n3ht460p66.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletMorena de Angola

bulletCanção da meia-noite nenhum de nós

bulletO Beijo E A Reza

bulletEduardo e mônica

bulletCavalos De Muda



Dicas Veterinárias:

bulletDoença contração muscular (mioclonia) em cães

bulletAprumos dos equinos

bulletRabdomialise de esforço

bulletAlergia em animais

bulletA importância da placa de identificação



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Rafael Wisneski http://blog.meucaocompanheiro.com/>

bullet Pet Care Hospital Veterinário de S?o Paulo (11) 3740 2152 (11) 3743 2142 Av. Giovanni Gronchi, 3001 S?o Paulo SP>

bullet Carlos Artur Lopes Leite é médicoveterinário graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Micologia Médica pela Carl von Ossietzky Universität (Alemanha). É também mestre em Medicina e Cirurgia Veterinárias pela UF>

bullet Yara L. Schinzel Côrtes vetschinzel.blogspot.com.br>

bullet dr josé aldo p em santos
médico veterinário
crmv: 5526 aldovet@bol.com.br
dr ricardo fernando correia
médico veterinário
crmv: 13039
rfcvet@mpc.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletOs pássaros feridos (the thorn birds)

bulletO gato de madame

bulletUm gato em paris (une vie de chat)

bulletOs pássaros 2 - o ataque final (the birds ii: land s end)

bulletO reino dos gatos (neko no ongaeshi / baron the cat baron)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletA volta do gato preto

bulletPássaros amarelos

bulletCachorro magro

bullet4 vidas de um cachorro

bulletA princesa e o sapo

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos