Home Page > Notícias > Veterin ria orienta dicas para os cuidados de c es e gatos rec m-nascidos

Veterin ria orienta dicas para os cuidados de c es e gatos rec m-nascidos


De acordo com a especialista, os cuidados acontecem antes e depois do nascimento e devem ser tomados sempre com ajuda de um profissional.


 


 



Por Allan Nunes, G1 Vales de Minas Geraiso


14/02/2018 17h03  Atualizado há 2 horas


Ter um animal de estimação requer cuidados essenciais para garantir sua saúde e bem-estar. O assunto fica ainda mais sério quando se trata de filhotes que, mesmo com a fêmea para prestar os cuidados, amamentar e garantir a segurança do animalzinho, precisam também da atenção humana.


Este é o caso da Suzy, uma cachorrinha da raça shitzu, de 3 anos de idade, que no último sábado (10) deu à luz a quatro filhotes. A dona dela, a funcionária pública Lidiane Silva conta que os cuidados começaram antes do nascimento, com mudanças propostas e orientadas por um veterinário para garantir a saúde tanto da mãe quanto dos filhotes.


SuzySuzy


Suzy tem recebido cuidados especiais (Foto: Lidiane Silva / Arquivo Pessoal)


Além do uso de rações mais vitaminadas, a tutora da Suzy precisou complementar a alimentação com outros tipos de vitaminas, que ajudam no desenvolvimento dos filhotes, além do vermífugo indicado pelo veterinário para evitar a carga parasitária nos pequenos.


“Depois que os filhotes nasceram a Suzy dá conta de cuidar deles normalmente. O que eu faço de vez em quando é conferir se estão todos mamando; se algum não estiver eu aproximo ele dela para mamar. Observo se tem alguma anomalia ou se tem algo de diferente, e caso tenha chamo o médico veterinário logo. Além, é claro, de sempre manter a água e a comida próximo dela pois ela fica muito cansada depois da amamentação”.


De acordo com a médica veterinária Bruna Jardim, esses cuidados são essenciais durante todo o período da gestação do animal, que dura de 58 a 62 dias, e também no período em que os filhotes estão recém-nascidos. “O dono deve certificar se o umbigo foi cortado pela mãe do filhote da maneira correta e se não há nenhum sangramento no local. Também é necessário sempre manter o filhote em locais aquecidos e secos além de observar se a mãe está produzindo leite e conseguindo dar para todos bichinhos pelo menos de duas em duas horas”, orienta.


CuidadosCuidados


Cuidados são essenciais durante todo o período da gestação do animal (Foto: Bruna Jardim/ Arquivo Pessoal)


 


Filhotes órfãos


 


Mas não são todos os animais que tem a sorte de receber os cuidados necessários. “Quando os filhotes são órfãos o ideal é tentar uma mãe de leite, mesmo não sendo da mesma espécie. Existem várias cadelas que adotam filhotes de gatos e vice-versa. Mas caso não for possível, o ideal é adquirir leite em pó próprio para neonatos cães e gatos, que é vendido em pet shops. Daí a pessoa dilui em água morna e utiliza a mamadeira para filhotes. A partir de 35 dias já pode ser introduzida alimentação sólida aos poucos“, explica Bruna.


A veterinária ainda alerta sobre a higiene dos pequeninos. “Quando o animal é filhote ele não possui reflexo de micção, por isso não conseguem fazer xixi ou coco sem um estímulo. A mãe ajuda estimulando os filhotes, passando a língua nas genitálias deles. Porém, com a falta da mãe, orientamos que o tutor passe um pedacinho de algodão umedecido, pra ajudar os filhotes a soltarem as excreções".


DanielleDanielle


Danielle resgatou os filhotes e recém-nascidos e desde então tem tido um cuidado todo especial com os pequeninos (Foto: Danielle Barroso / Arquivo Pessoal)


A bancária Danielle Barroso resgatou sete filhotes de gato que tinham sido abandonados no Bairro São Tarcísio, em Governador Valadares, há cerca de três semanas. Ela contou que teve vários cuidados especiais com os pequeninos, entre eles com medicação necessária para ajudar no controle de possíveis doenças que são mais fáceis de serem transmitidas nesse período da vida do animal.


“Nós resgatamos os filhotes e trouxemos aqui para casa. Levei dois no veterinário porque não estavam bem, então lá receberam a medicação devida. Como eles já aparentam ter mais de 40 dias, a veterinária autorizou começar a substituir o leite por alimentos sólidos, como patê ou ração. Nos primeiros dias até tentei uma gatinha para alimentá-los, mas ela parou de dar leite; desde então estava alimentando apenas com o leite especial”, contou.



Fonte da Notícia: https://g1.globo.com/mg/vales-mg/eobicho/noticia/veterinaria-orienta-dicas-para-os-cuidados-de-caes-e-gatos-recem-nascidos.ghtml



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletTrevo (tu)

bulletQue tiro foi esse

bulletOceanos suspensos anel dos anfíbios

bulletPassaro azul

bulletVampiro



Dicas Veterinárias:

bulletO equitador e o lenhador

bulletOrg?os dos equinos

bulletCachorro intoxicado, o que fazer?

bulletVamos evitar as intoxicações alimentares!

bulletProblemas de visão em cachorros



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Nome, Telefones, Endereço, Email, Website, facebook ou outras redes sociais>

bullet Fabiano Gregolin. Administrador de Negócios Mestrando em Comunicação (15) 97776812 fabianogregolin@uol.com.br >

bullet Claudia Leschonski Veterinária de Cavalos Blog http://leschonski.blog.terra.com.br/>

bullet Policlnica Veterinria de Cotia Av. Ralf Boli, 25 Granja Carolina, Cotia SP Tel.: 11 46162677 >

bullet André Barreto www.andrebarreto.com 1150936244 / 25037333>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletBud 2 - o atleta de ouro - air bud: golden receiver

bulletCujo

bulletBatman (1966)

bulletOs pássaros feridos (the thorn birds)

bulletSempre ao seu lado



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO cachorro e o lobo

bulletCrianca, cachorro que fala!

bulletQuem e mais feliz: voce ou o seu cachorro?

bulletLivro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

bulletCama de gato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos