Home Page > Notícias > Monte mor ca a morcegos transmissores de raiva

Monte mor ca a morcegos transmissores de raiva


Por Inaê Miranda/AAN


   


Equipe


Divulgação


Equipe da Prefeitura faz varredura na região rural em busca de morcegos


A Prefeitura de Monte Mor, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), confirmou na quarta-feira sete casos de raiva em bovinos. Desde o início da semana, a Administração, em conjunto com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária faz uma varredura na região rural para localizar os morcegos transmissores da doença. O município recomenda que todo proprietário de rebanho imunize as criações com a vacina antirrábica. Também há registro de raiva em herbívoros na cidade vizinha de Capivari.


A raiva é transmitida por morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue. As confirmações dos casos em Monte Mor ocorreram na segunda quinzena de janeiro e na semana passada. A equipe da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão ligado a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, ficará até amanhã na cidade para atuar no trabalho de varredura para localizar as colônias de morcegos hematófagos. Além dos sete casos deste ano, a cidade registrou mais um no final do ano passado.


A diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Simoni Pacheco, explicou que a varredura consiste em localizar colônias de morcegos e verificar se tem algum da espécie hematófago. O morcego hematófago é capturado e nele é aplicado uma pomada (pasta vampiricida), veneno à base de anticoagulante. Em seguida ele é solto. Ao retornarem para a colônia, os morcegos têm o hábito de se lamber para higienização e neste ato a pomada atinge outros morcegos hematófagos.


Equipes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária estão realizando a varredura nos limites municipais de Elias Fausto, Santa Barbara d’Oeste e Capivari, cidades que fazem limite de município com Monte Mor na área rural. De acordo com a Prefeitura de Monte Mor, municípios vizinhos, como Capivari, também notificaram a morte de herbívoros por raiva. A Prefeitura de Capivari foi procurada, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.


Questionada sobre o risco da doença se espalhar para os rebanhos, a Prefeitura informou que os animais vítimas da raiva foram aqueles que foram mordidos pelos morcegos e que não estavam imunizados por meio da vacina antirrábica. “A Prefeitura, por meio da Zoonoses, e a Defesa Agropecuária, vem alertando os criadores de gado, porcos, cavalos, cabras, entre outros herbívoros, sobre a necessidade de se realizar a vacinação anual”. Hoje, haverá uma palestra no Sindicato Rural de Monte Mor para conscientizar os produtores sobre essa questão, às 18 horas.


Vacinação


Os trabalhos da equipe da Defesa Agropecuária vem sendo acompanhado pela veterinária municipal Fernanda Kepczynski. A veterinária informou que a Zoonoses já realizou neste ano o reforço da vacinação antirrábica nos animais domésticos (cães e gatos) dos sítios, chácaras e fazendas localizadas no município. “A vacinação dos animais domésticos integra o nosso calendário anual de vacinas e a cobertura realizada no ano passado superou nossas expectativas. Com surgimento de casos em herbívoros resolvemos reforçar essa imunização”, disse Fernanda.


Já em relação à imunização dos animais domésticos da área urbana, a Prefeitura disse que realizou campanha de vacinação em outubro do ano passado para os PETs e a campanha superou todas as expectativas. Mesmo assim, na área rural de Monte Mor, na semana passada, a equipe de zoonoses visitou todas as propriedades e realizou uma nova vacinação em cães e gatos. “Em relação a área urbana a cobertura foi grande e também não há relatos de colônia de morcegos hematófagos na área urbana”, informou o município.



Fonte da Notícia: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2018/02/campinas_e_rmc/523150-monte-mor-caca-morcegos-transmissores-de-raiva.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletÚltimo pau de arara

bulletBoi da cara preta

bulletPassaro

bulletCachorro louco teodoro e sampaio

bulletVampiro



Dicas Veterinárias:

bulletRemoinhos na testa dos cavalos e seus possíveis significados!!

bulletEquoterapia

bulletMormo ou Lamparão

bulletDicas para o pet não enjoar do alimento

bulletComo tirar o cheiro de xixi de cachorro da sua casa



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Dr. Luiz Bolfer formou se em Medicina Veterinária no Brasil e mudou se para os Estados Unidos para se especializar em Cardiologia, Emerg?ncia e Cuidados Intensivos em cães e gatos. Completou 12 meses de Internato em Clínica Médica e Cirúrgica Veterin>

bullet Archivaldo Reche, professor de veterinária da USP.>

bullet SKS Promoções Silvia Milani sksprom@uol.com.br>

bullet Mauricio Sordille www.petcaramelo.com>

bullet Bruno Evaristo>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletOs pinguins de madagascar: operação patrulha pinguim

bulletCondorman - o homem pássaro (condorman)

bulletAquele gato danado (that darn cat!)

bulletBirdman

bulletA vida dos peixes (la vida de los peces)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO estranho caso do cachorro morto

bulletCama de gato

bulletPasso, trote, galope - uma familia e seus cavalos

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletPássaros amarelos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos