Home Page > Notícias > Drogavet orienta sobre a alimenta o de cavalos de hipismo

Drogavet orienta sobre a alimenta o de cavalos de hipismo


Dieta balanceada é imprescindível para o alto desempenho dos cavalos esportistas


Os cavalos esportistas, incluindo os de hipismo, provas, saltos, adestramento, corridas, atrelagem e o pólo, precisam estar saudáveis para atingir seu melhor desempenho físico.  Desta forma, para que esses animais tenham desempenho e alta performance nas provas, é imprescindível investir em uma dieta balanceada e rica em alimentos energéticos. O tipo de alimentação é uma das principais condições para que o animal atinja os objetivos dentro desse esporte, vencendo gradativamente as provas, e os desafios e os campeonatos.


 


De acordo com a médica veterinária, Ana Carla Bruscki, os equinos atletas gastam muita energia, por conta disso, devem receber uma dieta diferenciada diariamente. A alimentação dos cavalos competidores funciona como um repositor de energia.  Desse modo, a ração deve conter mais itens energéticos oriundos de óleo vegetal, milho e aveia.  “Já as proteínas, precisam ser administradas com cautela, pois em altas dosagens podem comprometer o seu desempenho na corrida”, alerta a veterinária.


 


Em linhas gerais, Ana Carla explica que a base da alimentação devem ser gramíneas adequadas, sal mineral e água à vontade, sempre limpa e de qualidade. A dieta do animal também deve ser complementada com ração energética, porém em quantidade controlada, o que evita o desbalanceamento nutricional e riscos de cólicas por diminuição do conteúdo intestinal, que é formado, principalmente, pelos alimentos com alto teor de fibras ou fermentação por excesso de cereais. “A suplementação deve ser de acordo com o gasto energético e a intensidade das provas, devendo, cada cavalo ter um médico veterinário de confiança para acompanha-lo, verificando regularmente se tem dieta adequada ao organismo”, orienta a profissional.


 


Ainda segundo a especialista, o cavalo atleta necessita de fornecimento de minerais para garantir sua saúde muscular, já quanto ao cloro, o sódio, o potássio e, o cálcio, o fornecimento deve ser de acordo com gasto energético. “Em relação à proteína, a necessidade é baixa visto que o cavalo atleta já é adulto e tem sua estrutura formada. Durante os eventos de competição, é fundamental cuidar do fornecimento de água, que deve ser limpa e servida à vontade. O fornecimento de alimentos pesados como grãos deve ser evitado antes das provas, para que não tenha haja comprometimento do trato gastrointestinal e desequilíbrio hidroeletrolítico”, detalha Ana Carla.


 


Adicionalmente, a veterinária explica que é importante observar o cardápio que antecede as provas e competições porque o sistema gastrointestinal demora a se adaptar ao conteúdo alimentar, podendo gerar graves danos ao cavalo e queda de performance. “Após as provas deve-se oferecer água à vontade ao animal, porém, aos poucos, e para estimular a sede e retomar a alimentação tradicional”.  finaliza a veterinária na DrogaVET.



Fonte da Notícia: DrogaVET



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletCavalo abandonado

bulletCanção do exílio

bulletPassaro veloz

bulletTartaruga uguinha celelê e talili

bulletBoi da cara preta



Dicas Veterinárias:

bulletCuriosidades sobre hamsters

bulletComo resgatar um cão da rua?

bulletComo transportar um cão machucado 2

bulletComo eleger um cavalo para ser um garanhão?

bulletComo alimentar seu gato



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco Medico Veterinário atuante em odontologia eqüina. Cel. (11) 9814 6666 E mail: ciromedvet@ig.com.br>

bullet Gislaine Nonino Rosa CRMV 11291 Kingdom Pet Shop Av. Moraes Salles. 3183 Nova Campinas Campinas Fone: 32941126 / 32526885 / 91226711>

bullet Arlette Farias FISH GARDEN (19) 32365073 Campinas SP>

bullet Rita Ericson http://bichosaudavel.com/anestesia-em- caes-e-gatos/>

bullet Juliana Bortoletto Clinica Vet health, rua: jose gomes moreno, 50 terra nova 2 S?o Bernardo do Campo/SP , crmvsp 18.377 fone: (11) 41014260>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletAnimais unidos - jamais serão vencidos

bulletRin tin tin - o filme

bullet

bulletAmor pra cachorro (year of the dog)

bulletAs nove vidas de fritz - o gato (the nine lives of fritz the cat)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCrianca, cachorro que fala!

bulletO gato que falava com fantasmas

bulletO encantador de cães

bulletA princesa e o sapo

bulletAmazonas aguas, passaros, seres e milagres

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos