Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Drogavet orienta sobre a alimenta o de cavalos de hipismo

Compartilhe em suas redes sociais:

Drogavet orienta sobre a alimenta o de cavalos de hipismo


Dieta balanceada é imprescindível para o alto desempenho dos cavalos esportistas


Os cavalos esportistas, incluindo os de hipismo, provas, saltos, adestramento, corridas, atrelagem e o pólo, precisam estar saudáveis para atingir seu melhor desempenho físico.  Desta forma, para que esses animais tenham desempenho e alta performance nas provas, é imprescindível investir em uma dieta balanceada e rica em alimentos energéticos. O tipo de alimentação é uma das principais condições para que o animal atinja os objetivos dentro desse esporte, vencendo gradativamente as provas, e os desafios e os campeonatos.


 


De acordo com a médica veterinária, Ana Carla Bruscki, os equinos atletas gastam muita energia, por conta disso, devem receber uma dieta diferenciada diariamente. A alimentação dos cavalos competidores funciona como um repositor de energia.  Desse modo, a ração deve conter mais itens energéticos oriundos de óleo vegetal, milho e aveia.  “Já as proteínas, precisam ser administradas com cautela, pois em altas dosagens podem comprometer o seu desempenho na corrida”, alerta a veterinária.


 


Em linhas gerais, Ana Carla explica que a base da alimentação devem ser gramíneas adequadas, sal mineral e água à vontade, sempre limpa e de qualidade. A dieta do animal também deve ser complementada com ração energética, porém em quantidade controlada, o que evita o desbalanceamento nutricional e riscos de cólicas por diminuição do conteúdo intestinal, que é formado, principalmente, pelos alimentos com alto teor de fibras ou fermentação por excesso de cereais. “A suplementação deve ser de acordo com o gasto energético e a intensidade das provas, devendo, cada cavalo ter um médico veterinário de confiança para acompanha-lo, verificando regularmente se tem dieta adequada ao organismo”, orienta a profissional.


 


Ainda segundo a especialista, o cavalo atleta necessita de fornecimento de minerais para garantir sua saúde muscular, já quanto ao cloro, o sódio, o potássio e, o cálcio, o fornecimento deve ser de acordo com gasto energético. “Em relação à proteína, a necessidade é baixa visto que o cavalo atleta já é adulto e tem sua estrutura formada. Durante os eventos de competição, é fundamental cuidar do fornecimento de água, que deve ser limpa e servida à vontade. O fornecimento de alimentos pesados como grãos deve ser evitado antes das provas, para que não tenha haja comprometimento do trato gastrointestinal e desequilíbrio hidroeletrolítico”, detalha Ana Carla.


 


Adicionalmente, a veterinária explica que é importante observar o cardápio que antecede as provas e competições porque o sistema gastrointestinal demora a se adaptar ao conteúdo alimentar, podendo gerar graves danos ao cavalo e queda de performance. “Após as provas deve-se oferecer água à vontade ao animal, porém, aos poucos, e para estimular a sede e retomar a alimentação tradicional”.  finaliza a veterinária na DrogaVET.



Fonte da Notícia: DrogaVET



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletTelegrama

bulletJulieta tá

bulletQuando o galo cantou caetano veloso

bulletFalso brilhante

bulletBoi voador não pode



Dicas Veterinárias:

bulletAlimentação para filhotes

bulletHarpejamento

bulletPara que servem animais como barata, mosquito e formiga?

bulletPosse responsável

bulletActinobacilose



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Daniel Checchinato,(11) 45210959, Av pref. Jose de Castro Marcondes, 260 Vila Hortolandia, Jundiaí/SPl, www.veterinariachecchinato.com.br>

bullet Silvana Souza
médica veterinária
crmv-sp 9617
animalcamp
rua d pedro i n? 663; guanabara - campinas/sp
fone: (19) 32425370 ou 97965242
www.animalcampcjbnet
homeovete@yahoo.com.br>

bullet Virgínia Figuerôa (11) 55061144 / virginia@ecco.inf.br>

bullet Gislaine Nonino Rosa CRMV 11291 Kingdom Pet Shop Av. Moraes Salles. 3183 Nova Campinas Campinas Fone: 32941126 / 32526885 / 91226711>

bullet Kadu Camargo Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelo G.E.R.E. (Grupo de Estudos em Reprodução Equina PUCPR); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Medicina Animal: Equinos, na área da Reprodução Equina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). E mail: kaducamargo@gmail.com Leia mais sobre esse assunto em https://www.revistahorse.com.br/imprensa/cuidados durante a gestacao de eguas os primeiros 60 dias sao os mais criticos/20170410 175102 j086>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO pássaro azul the blue bird

bulletO gato de 9 caudas (il gatto a nove code)

bulletO dia do gato

bulletUm peixe chamado wanda (a fish called wanda)

bulletAracnofobia



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletOs segredos dos gatos tudo para entender e ensinar o seu companheiro

bulletO selo da agonia - livro dos cavalos

bulletA volta do gato preto

bulletUm gato entre os pombos

bulletPassaros sao eternos, os

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos