Home Page > Notícias > Drogavet orienta sobre a alimenta o de cavalos de hipismo

Drogavet orienta sobre a alimenta o de cavalos de hipismo


Dieta balanceada é imprescindível para o alto desempenho dos cavalos esportistas


Os cavalos esportistas, incluindo os de hipismo, provas, saltos, adestramento, corridas, atrelagem e o pólo, precisam estar saudáveis para atingir seu melhor desempenho físico.  Desta forma, para que esses animais tenham desempenho e alta performance nas provas, é imprescindível investir em uma dieta balanceada e rica em alimentos energéticos. O tipo de alimentação é uma das principais condições para que o animal atinja os objetivos dentro desse esporte, vencendo gradativamente as provas, e os desafios e os campeonatos.


 


De acordo com a médica veterinária, Ana Carla Bruscki, os equinos atletas gastam muita energia, por conta disso, devem receber uma dieta diferenciada diariamente. A alimentação dos cavalos competidores funciona como um repositor de energia.  Desse modo, a ração deve conter mais itens energéticos oriundos de óleo vegetal, milho e aveia.  “Já as proteínas, precisam ser administradas com cautela, pois em altas dosagens podem comprometer o seu desempenho na corrida”, alerta a veterinária.


 


Em linhas gerais, Ana Carla explica que a base da alimentação devem ser gramíneas adequadas, sal mineral e água à vontade, sempre limpa e de qualidade. A dieta do animal também deve ser complementada com ração energética, porém em quantidade controlada, o que evita o desbalanceamento nutricional e riscos de cólicas por diminuição do conteúdo intestinal, que é formado, principalmente, pelos alimentos com alto teor de fibras ou fermentação por excesso de cereais. “A suplementação deve ser de acordo com o gasto energético e a intensidade das provas, devendo, cada cavalo ter um médico veterinário de confiança para acompanha-lo, verificando regularmente se tem dieta adequada ao organismo”, orienta a profissional.


 


Ainda segundo a especialista, o cavalo atleta necessita de fornecimento de minerais para garantir sua saúde muscular, já quanto ao cloro, o sódio, o potássio e, o cálcio, o fornecimento deve ser de acordo com gasto energético. “Em relação à proteína, a necessidade é baixa visto que o cavalo atleta já é adulto e tem sua estrutura formada. Durante os eventos de competição, é fundamental cuidar do fornecimento de água, que deve ser limpa e servida à vontade. O fornecimento de alimentos pesados como grãos deve ser evitado antes das provas, para que não tenha haja comprometimento do trato gastrointestinal e desequilíbrio hidroeletrolítico”, detalha Ana Carla.


 


Adicionalmente, a veterinária explica que é importante observar o cardápio que antecede as provas e competições porque o sistema gastrointestinal demora a se adaptar ao conteúdo alimentar, podendo gerar graves danos ao cavalo e queda de performance. “Após as provas deve-se oferecer água à vontade ao animal, porém, aos poucos, e para estimular a sede e retomar a alimentação tradicional”.  finaliza a veterinária na DrogaVET.



Fonte da Notícia: DrogaVET



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletDança do bicho

bulletTchuco no tchaco

bulletTrocando em miúdos

bulletA Barata Pato Fu

bulletCanta, brasil



Dicas Veterinárias:

bulletA chuva! tão bom, mas pode causar muitos estragos!

bulletEducação canina x adestramento

bulletLeucemia felina

bulletOs principais cuidados com a gestação da égua

bulletA importância da recompensa



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet ana cláudia de souza andrade gatil gatto dimaili rua tarobá,95 - jdmaria luiza - cascavel, pr fones: (45)222-8797/9965-9935 >

bullet Sérgio Villa Santi>

bullet Tatiane Tancredo, estudante de Medicina Veterinária ANIMAL SHOP AGROPECUARIA E PET SHOP R. DOMINGOS TORDIN, 194 JARDIM MONTE VERDE, VALINHOS>

bullet Antonio Roberto Bacila é médicoveterinário, diretor técnico e presidente da Organnact Saúde Animal.>

bullet Av. Brasil 1772, Jd. Chapad?o Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 (19) 9822 3758 contato@edosbichos.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletNo olho do gato (dans l oeil du chat)

bulletMeu maior amigo

bulletBatman (1989)

bulletUma cilada para roger rabbit

bulletJurassic park ii



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletPassaro-camaleao, o

bulletCrianca, cachorro que fala!

bulletVida de cão

bulletSucesso na criação de pássaros canários e periquitos

bulletA arca de noé

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos