Home Page > Notícias > Vinhedo cria programa para animais comunit rios

Vinhedo cria programa para animais comunit rios


Por Jaqueline Harumi


   


Thor,


DIVULGAÇÃO


Thor, Pretinha e Nino, cães vira-latas que vivem há mais de um ano no Jardim Melle


Quem nunca cruzou com um cachorro que vive há meses em um mesmo local público, conhecido por todos da rua, do entorno ou do bairro? Pensando no bem-estar de animais assim que o Programa Animal Comunitário entrou em vigor em Vinhedo no último dia 26, estabelecendo a obrigatoriedade do recolhimento do cão ou gato para castração e registro, e devolução à origem após identificação e assinatura de termo de compromisso de cuidadores, sob monitoramento de organizações não governamentais (ONGs), conselhos e voluntários da causa animal.


Com a novidade, Thor, Pretinha e Nino, cães vira-latas que vivem há mais de um ano no Jardim Melle, sob os cuidados de uma moradora que dá abrigo em dias frios e chuvosos, já passaram por avaliação veterinária na última quinta-feira e serão levados a uma clínica para fazer hemograma, sendo que Thor, único não vacinado nem castrado, passará por esses dois procedimentos.


Em fase de teste pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) desde julho, o aplicativo Crowdpet é o meio de cadastramento dos animais comunitários, que não podem ser vitimados ou alvo de eutanásia, exceto se houver laudo expedido por veterinário do CCZ ou cadastrado no programa, que também autoriza o Poder Executivo a estimular ações educacionais, adoção, registro, castração e atendimento veterinário, e possibilita adoção por comércio local e clínicas veterinárias.


A lei ainda iguala os animais comunitários aos de estimação, amparados por artigo do Código de Posturas Municipais que prevê multa em caso de maus tratos, com valor arrecadado destinado a fundo de bem-estar animal. Pelo artigo, o animal deve ter espaço adequado, “livre de acorrentamento e em condições de segurança e higiene mínimas, com água e alimentação limpa e fresca, abrigados de sol forte, chuva e frio”. O descumprimento resulta em notificação para regularizar a situação em até 30 dias e, caso contrário, multa de uma a 50 unidades fiscais do município de Vinhedo (UFMV), entre R$ 147,07 e R$ 7.353,5, sendo que o valor dobra em caso de reincidência.


“Faz parte de um plano grande de manejo de animais de uma forma humanitária e efetiva”, frisa a veterinária Rosangela Ribeiro Gebaraque, gerente de Programas Veterinários da World Animal Protection, organização internacional destinada ao bem-estar animal. “Um trabalho publicado recentemente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) comparou vários testes sorológicos de animais comunitários com o perfil sanitário dos animais de abrigo e viu que os animais que vivem nas ruas, nos terminais de ônibus, nas praças, estavam muito saudáveis do ponto de vista dessas doenças infecciosas”, comenta ela, que foi palestrante em audiência pública sobre a proposta, a qual é semelhante a leis estaduais de São Paulo e do Rio Grande do Sul, e legislações municipais do Rio de Janeiro, Araucária (PR), Curitiba (PR) e Pelotas (RS).


Dentre os apoiadores, estão os profissionais do Hospital Veterinário Pet Son, que acompanham Thor, Pretinha e Nino. “A pessoa que alimenta eles pode trazê-los na clínica, a qualquer momento, que a gente vai dar todo o suporte à vida deles. Começa agora e termina até quando a vidinha deles permitir”, garante o veterinário Luiz Gustavo Mendonça Agessi.


Para Alessandra Cristina Fontanesi, presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Vinhedo (Sopravi), a lei vem para amparar principalmente os gatos, que representam 80% dos animais de rua da cidade e são considerados mais ferozes. O panorama, aliás, vem sendo enfrentado desde 2011 pelo Condomínio Marambaia, que possui verba destinada à castração sob supervisão do CCZ - já foram 300.



Fonte da Notícia: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2018/02/campinas_e_rmc/521878-vinhedo-cria-programa-para-animais-comunitarios.html



Gostou do contedo animal acima! Ento compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Msica com temas Animais:

bulletLadeira do boi genival lacerda eu vi maria na ladeira do boi eu perguntei maria pra onde foi maria trazia um pote quando me avistou deu um tombo de um jeito que o pote quebrou ai maria quanto tempo eu no te vejo cad meu abrao maria cad meu beijo m

bulletAranha hangover

bulletCasa no campo

bulletForr de cavalgada

bulletA Barata



Dicas Veterinrias:

bulletTratando as doenas oculares dos ces

bulletPor que as pessoas discriminam animais escuros?

bulletFebre maculosa em ces

bulletCirrose heptica

bulletCombata pulgas e carrapatos do seu animal de estimao de forma sustentvel



Ver todas as Dicas Veterinrias
Colunistas - Veterinrios que escrevem sobre temas aos leitores

bullet http://www.vetusweb.com.br/vale pena abrir um pet shop sendo mei/>

bullet http://www.ciadogatopersa.com.br/artigos/artig13.htm>

bullet http://www.fisioanimal.com/2011/04/novospetsemcasadificuldadesnahoradaapresentacao/>

bullet Darvin: darvin@adestradorpessoal.com.br http://www,adestradorpessoal.com.br>

bullet http://www.caopegada.com.br/2011/05/primeirobanhonofilhotepassopassoe.html>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletBingo - esperto pra cachorro (bingo)

bulletErnest e clestine

bulletA quinta execuo

bulletAmor pra cachorro (year of the dog)

bulletManda-chuva o filme (don gato y su pandilla)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletPequenos passaros

bullet97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletUm gato aprende a morrer

bulletQuem e mais feliz: voce ou o seu cachorro?

bulletO gato e a revoluo

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos