Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Cidade ref gio de animais silvestres

Cidade ref gio de animais silvestres


Por Henrique Hein


   


Mata


Patrícia Domingos/AAN


Mata Santa Genebra: projeto prevê interligação da maior reserva vegetal campineira a outros fragmentos florestais do distrito de Barão Geraldo


O número de animais silvestres apreendidos cresceu nas áreas urbanas e nas principais rodovias que cortam a região de Campinas. Somente no ano passado, 1.243 animais foram encontrados pela Polícia Ambiental nos municípios de Campinas, Jaguariúna, Valinhos, Indaiatuba, Holambra, Paulínia e Salto.


A quantidade registrada é de 12% maior que a registrada em 2016, quando 1.096 animais foram encontrados. Nas principais estradas da região, o aumento foi ainda mais acentuado.


A Rota das Bandeiras, por exemplo, que administra o Corredor Dom Pedro I, registrou 109 animais silvestres apreendidos na via somente em 2017, contra 79 do ano retrasado: um aumento de quase 28%.


Já a assessoria da AutoBAn explicou que todos os animais silvestres resgatados no Sistema Anhanguera-Bandeirantes são encaminhados à Associação Mata Ciliar para ser reabilitado e reintegrado à natureza.


Ao todo, 28 animais foram encaminhados à ONG no ano passado, cinco a mais do que em 2016: um aumento de aproximadamente 18% entre os dois períodos analisados.


A Renovias, concessionária que administra a ligação de Campinas com o sul de Minas, informou que oito animais foram apreendidos nos últimos cinco anos: quatro somente em 2016 e 2017.


A reportagem só não conseguiu informações da AB Colinas, responsável pela administração da Rodovia Santos Dumont. A concessionária alegou que não conseguiria fornecer os dados a tempo.


Urbanização


Para o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (Dpbea), Paulo Anselmo Nunes, o motivo do aumento está diretamente ligado à urbanização dos municípios.


Ele explica que as espécies estão perdendo seus habitats naturais por conta das ações humanas. “A redução das áreas verdes é um problema mundial, que está causando um desequilíbrio imenso para os animais (não só os silvestres), que precisam migrar para outras regiões para poder encontrar alimento e um local para viver”, disse o diretor.


Nunes ressaltou que existem soluções para o fenômeno migratório. "Algumas medidas que podem ser tomadas são a viabilização de espaços ecológicos, como os corredores subterrâneos ou aéreos, ou intervenções nas vias, capazes de evitar acidentes”, afirmou.


Corredor


Uma resolução publicada em maio de 2017 definiu a criação e a viabilização de um Corredor Ecológico no Núcleo de Conectividade Santa Genebra, em Campinas.


O objetivo do projeto visa unir 19 fragmentos florestais, desde a região da Mata de Santa Genebra até a Fazenda Rio das Pedras, no distrito de Barão Geraldo. Segundo a Secretaria Municipal do Verde, a ligação será feita ao longo de cursos de água, para possibilitar o deslocamento da fauna entre as áreas isoladas, a troca genética entre as espécies e a dispersão de sementes em 750 hectares de área.


Até o momento, 249.994 mudas foram plantadas. Elas vão crescer entre dois e quatro anos. Ao final do período, elas se somarão aos outros 1.118 hectares de vegetação natural que já existem no local, que representam 13% da área total do Núcleo. De acordo com a Secretária do Verde, o local será um importante ponto de proteção e conservação para os animais silvestres.



Fonte da Notícia: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2018/02/campinas_e_rmc/521879-cidade-e-refugio-de-animais-silvestres.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletRitmo quente

bulletA aranha, o sapo bola e o tamanduá

bulletA rosa e o beija flor

bulletMenino passaro

bulletNinho de cobras contra veneno



Dicas Veterinárias:

bulletDermatite por lambedura em pequenos animais

bulletMeus custos não param de subir!

bulletHipotermia em cães

bulletAnestesiologia veterinária em pequenos animais

bulletCuidados especiais evitam problemas com cães em dias quentes



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet silvia c parisi médica veterinária crmvsp 5532>

bullet Vicente Moreno Médico Veterinário CRMVSP 6613 Clínica Veterinária Vicente Moreno Av. Independência, 1062 Valinhos SP Fone: (19) 38491274 >

bullet Carlos Artur Lopes Leite é médicoveterinário graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Micologia Médica pela Carl von Ossietzky Universität (Alemanha). É também mestre em Medicina e Cirurgia Veterinárias pela UF>

bullet silvana em souza médica veterinária crmv-sp 9617 animalcamp rua d pedro i n? 663; guanabara - campinas/sp fone: (19) 32425370 www.animalcampcjbnet homeovete@yahoo.com.br >

bullet dra ayne murata hayashi
médica veterinária
crmv: 6378
campinas (19) 3294-3377,
valinhos (19) 3849-2522
são paulo (19) 9742-2665 aynemurata@ig.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletSeefood um peixe fora d agua (seefood)

bulletBatman (1966)

bulletRio

bulletO gato preto (the black cat)

bulletBatman forever (1995)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletQuem e mais feliz: voce ou o seu cachorro?

bulletAves-simbolos dos estados brasileiros, as

bulletUm gato indiscreto e outros contos

bulletPasso, trote, galope - uma familia e seus cavalos

bulletCães de guerra

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos