Home Page > Notícias > Ter um cachorro reduz risco de ataques card acos, aponta estudo

Ter um cachorro reduz risco de ataques card acos, aponta estudo


src=


Ter um cão em casa está ligado a uma redução considerável no risco de ataques cardíacos e de outras doenças fatais, segundo um estudo publicado nesta sexta-feira (17) na revista científica "Nature". Isso porque, além do apoio social, segundo cientistas suecos, o bichinho de estimação é uma motivação para atividade física.


Os pesquisadores descobriram que a presença de um cachorro tem mais impacto positivo na vida das pessoas que moram sozinhas. Nesses casos, o risco de morte por doenças cardiovasculares, por exemplo, é 36% menor que o de pessoas sem animais. Para aqueles que dividem o lar com outros seres humanos, o efeito é de uma redução no risco de 15%.


Entre a população acompanhada por 12 anos, quem tinha cachorro teve um risco de morte neste período 13,1% menor que aqueles que não dividiam a vida com esses animais de estimação.


No estudo, os cientistas analisaram também os efeitos de diferentes raças e descobriram que os proprietários de cachorros originalmente criados para caça --como terriers, retrievers-- apresentavam menor risco de doença cardiovascular. Isso porque as pessoas que compram esses cães tendem a ser mais ativas fisicamente --uma exigência natural das raças.


Para chegar a esses resultados, foram analisados os registros médicos de mais de 3,4 milhões de suecos de 40 a 80 anos, relacionados a sete fontes de dados nacionais diferentes, incluindo dois registros de propriedade de cães, com o histórico de até 12 anos. 


Segundo Tove Fall, autor sênior do estudo e professor de epidemiologia da Universidade de Uppsala, na Suécia, este tipo de estudo procura associações em grandes populações, mas não fornece respostas sobre "se e como os cães podem proteger as pessoas das doenças cardiovasculares".


Mas, como destacou o estudo, "os cães podem ser benéficos na redução do risco cardiovascular, fornecendo uma forma não-humana de apoio social e aumentando a atividade física." "A convivência com cachorros foi associada ao alívio do isolamento social e à melhoria da percepção do bem-estar, particularmente em pessoas solteiras e idosos."



Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/11/17/ter-um-cachorro-reduz-risco-de-ataques-cardiacos-aponta-estudo.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletTartaruga uguinha celelê e talili

bulletTchuco no tchaco

bulletCodinome Beija Flor

bulletMenino passaro

bulletClara crocodilo arrigo barnabé



Dicas Veterinárias:

bulletO que falta para você ter o seu gato ?

bulletEnsinar cachorro a fazer necessidades: falar não resolve

bulletComo proteger os móveis de arranh?es

bulletO ciúme

bulletAfinal, cães enxergam cores?



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Diskvet Telefone: (19) 32581887 / 33081887 / 33081886 Celular: (19) 93183040 (emerg?ncia) Email: diskvet@gmail.com Av. Antonio Carlos Couto de Barros, n? 1156 Sousas Campinas / SP>

bullet Darvin: darvin@adestradorpessoal.com.br http://www,adestradorpessoal.com.br>

bullet Tatiane Tancredo, estudante de Medicina Veterinária ANIMAL SHOP AGROPECUARIA E PET SHOP R. DOMINGOS TORDIN, 194 JARDIM MONTE VERDE, VALINHOS>

bullet dr ricardo gabeira
crmv-sp 11103
clínica veterinária dr vicente moreno (24 horas)
av independ?ncia, 1062, valinhos/sp,
fone: (19) 3849-1274
>

bullet Flávia Raucci Facchinihttp://www.infohorse.com.br/2018/05/07/a criacao de cavalos paixao e zelo/>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletBolt - supercão

bulletPeixe grande e suas histórias maravilhosas (big fish)

bulletO gato do espaço (the cat from outer space)

bulletProcurando nemo

bulletQualquer gato vira-lata



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO gato e a revolução

bulletPassaros sao eternos, os

bulletGato viriato

bulletO gato que falava com fantasmas

bulletO cachorro e o lobo

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos