Home Page > Notícias > Por que os gatos se esfregam nas coisas e nas pessoas?

Por que os gatos se esfregam nas coisas e nas pessoas?


Aretha Yarak 


iStock


  • src=


Nada mais gostoso do que chegar em casa e ser recebido pelo seu gato com uma esfregadinha na perna. O ritual de boas-vindas costuma começar com o felino roçando primeiro a cabeça, depois o tronco e, por último, a cauda. Mas será que o gesto é uma simples demonstração de carinho?


"É claro que existe uma conotação de afeto, mas o comportamento está muito relacionado à demarcação territorial", explica Renata Camozzi, veterinária do Hospital Pet Care, de São Paulo. Ao se esfregarem nas pessoas, em objetos, móveis, quinas e paredes, os gatos estão se comunicando: eles deixam o seu cheiro nas coisas, tornando tudo mais familiar e parte do seu território.


Esse cheiro "carimbado" na sua perna é o feromônio, produzido por glândulas localizadas em diversas partes do corpo, como na região temporal (entre olho e ouvido), ao redor dos lábios e na base da cauda.


Leia também



Quando se esfregam em você, eles estão fazendo com que a sua perna, por exemplo, tenha um cheiro familiar e faça parte do território dele. De acordo com Renata, esse comportamento é instintivo e bem característico de caçadores solitários, como os gatos. "Mesmo quando caçam ou acabam de comer, eles se lambem para retirarem o cheiro da presa do corpo e, assim, não atraírem outros animais", comenta.


Uma vez que o local ou objeto tenha sido demarcado, por exemplo, o cheiro do gato fica impregnado por um período de tempo – que varia muito, por exemplo, em função da rotina de limpeza do ambiente. Se um novo animal entra na área, ele consegue identificar pela intensidade do cheiro se o território tem dono, se a demarcação é recente ou se é antiga.


Com base nessas informações, ele pode tomar decisões de ficar no local ou sair o mais rápido possível dali.


Getty Images



 


Problemas de pele


Embora alguns animais tenham o hábito de roçar em móveis quando estão com coceira na pele, nos gatos isso não é muito comum. De acordo com Renata, a principal manifestação de coceira nos felinos é a lambida.


"O problema de pele pode existir quando eles começam a se lamber excessivamente", comenta. A esse comportamento costuma estar associado ainda o ato de arrancar os pelos e até de ficar mordiscando a região.


Os problemas mais comuns costumam ser alérgicos, e estão relacionados à picada de pulga, à alimentação e à atopia (uma tendência genética à alergia).



Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2018/01/02/clique-ciencia-por-que-os-gatos-se-esfregam-nas-coisas-e-nas-pessoas.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletPlaneta Sonho

bulletAsas

bulletBurro Xucro

bulletA tartaruga abortou hangover

bulletPoeira



Dicas Veterinárias:

bulletPrecificação

bulletYersinia pestis em cães

bulletA intoxicação por veneno de sapo em cães

bulletEnvenenamento por inseticida em cães

bulletFezes e posse responsável : qual é a conexão ?



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Policlnica Veterinria de Cotia Av. Ralf Boli, 25 Granja Carolina, Cotia SP Tel.: 11 46162677 >

bullet Rafael Senos Médico Veterinário UFF Mestrando USP Técnico em Biotecnologia CEFETEQ RJ>

bullet Daniel Checchinato,(11) 45210959, Av pref. Jose de Castro Marcondes, 260 Vila Hortolandia, Jundiaí/SPl, www.veterinariachecchinato.com.br>

bullet Tatiane Tancredo, estudante de Medicina Veterinária ANIMAL SHOP AGROPECUARIA E PET SHOP R. DOMINGOS TORDIN, 194 JARDIM MONTE VERDE, VALINHOS>

bullet ana cláudia de souza andrade gatil gatto dimaili rua tarobá,95 - jdmaria luiza - cascavel, pr fones: (45)222-8797/9965-9935 >



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletGato e rato (yu mao san xi jin mao shu)

bulletTubarao ii

bulletA lenda do homem crocodilo (the legend of gator face)

bulletO cachorro que salvou o natal (the dog who saved christmas)

bulletK-9 - um policial bom pra cachorro (k-9)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletPassaro-camaleao, o

bulletO selo da agonia - livro dos cavalos

bulletFalando de passaros e gatos

bulletCrianca, cachorro que fala!

bulletEu não sou cachorro, não

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos