Home Page > Notícias > Ministério suspende exportação de peixe para união europeia

Ministério suspende exportação de peixe para união europeia


Fiscais europeus identificaram irregularidades no produto brasileiro


por Manoel Ventura


Fábrica de peixes em Caxias, Rio de Janeiro - Agência O Globo



BRASÍLIA - O Ministério da Agricultura informou ontem que suspendeu as exportações de pescado para a União Europeia. A medida entra em vigor no dia 3 de janeiro e foi tomada como resposta a uma auditoria realizada em setembro pelos europeus. A fiscalização apontou irregularidades sanitárias no produto brasileiro.


A decisão poderá evitar a possível suspensão unilateral do bloco, segundo o governo, situação mais difícil para ser revertida. A pasta elaborou um plano de ação para responder aos questionamentos das autoridades sanitárias da UE e restabelecer as vendas.


“Ao mesmo tempo, o Mapa (Ministério da Agricultura) está buscando formas de implementar a colaboração com outros órgãos públicos para inspeção sanitária nas embarcações, item bastante criticado pelos europeus”, informou o ministério, em nota.


FOCO EM SANTA CATARINA


A inspeção da União Europeia foi feita por amostragem e se concentrou em produtores de Santa Catarina. A auditoria identificou problemas na fiscalização da estrutura da piscicultura, incluindo falta de higiene em embarcações, rastreabilidade ineficiente e falhas na refrigeração do produto. O ministério garante, porém, que não há risco para o consumidor.


— A União Europeia sugeriu fortemente que nós suspendêssemos a certificação, que é uma medida natural. O ministério acha mais confortável suspender pelo nosso lado do que esperar uma suspensão deles, que é mais difícil de reverter. Não há nenhum risco para o consumo interno. Não existiu nenhum rechaço para a mercadoria brasileira, nenhuma detecção de irregularidades — afirmou o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luis Rangel.


O governo trabalha para restabelecer pelo menos parte das exportações ainda em janeiro, disse Rangel. Segundo a pasta, as autoridades sanitárias europeias entendem que os pescados fazem parte de um único contexto, independentemente de serem peixes de captura ou espécies de cultivo, como a tilápia. A auditoria da União Europeia concentrou-se nas indústrias que processavam o pescado de captura para exportação.


Por isso, o Ministério da Agricultura solicitará aos europeus que separem as exigências sanitárias dos peixes de captura dos de aquicultura. Para o governo brasileiro, são matrizes diferentes, com contaminantes e riscos distintos, e não podem ser tratados da mesma maneira.


Os principais peixes vendidos para o exterior são o atum, a lagosta e o tamboril, o chamado “peixe-sapo”. Até novembro, o Brasil exportou, ao todo, US$ 113 milhões de peixes congelados, frescos ou refrigerados, de acordo com dados do Ministério da Indústria e Comércio Exterior.


A Associação Brasileira da Piscicultura lamentou, em nota, a decisão e disse que houve “falta de atenção” dos órgãos competentes.


“Exigimos que o governo federal tome as medidas cabíveis com urgência, para evitar que essa decisão afete outros mercados com os quais temos negócios e prejudique a conquista de novos parceiros comerciais”, diz trecho da nota.



Fonte da Notícia: https://oglobo.globo.com/economia/ministerio-suspende-exportacao-de-peixe-para-uniao-europeia-22229337



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletFui no itororó beber água, não achei mas achei a bela santos, e por ela me apaixonei...

bulletOnça pintada

bulletGavião cacuriá de dona teté

bulletSentimental eu fico

bulletCobras essiele



Dicas Veterinárias:

bulletDonos de primeira viagem devem mudar hábitos ao adotar cão ou gato

bulletComo produzir feno?

bulletComportamentos indisciplinados em cães

bulletO que fazer com seu pet em dias de chuva?

bulletTremores em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Claudia Leschonski Veterinária de Cavalos Blog http://leschonski.blog.terra.com.br/>

bullet Kadu Camargo Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelo G.E.R.E. (Grupo de Estudos em Reprodução Equina PUCPR); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Medicina Animal: Equinos, na área da Reprodução Equina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). E mail: kaducamargo@gmail.com Leia mais sobre esse assunto em https://www.revistahorse.com.br/imprensa/cuidados durante a gestacao de eguas os primeiros 60 dias sao os mais criticos/20170410 175102 j086>

bullet Rui Miguel Adestrador comportamental telefone/whatsapp 31 994332943 BELO HORIZONTE-MG / CONTAGEM-MG>

bullet silvana em souza mé dica veterinária crmv-sp 9617 animalcamp rua d pedro i n? 663; guanabara - campinas/sp fone: (19) 32425370 www.animalcampcjbnet homeovete@yahoo.com.br >

bullet Tatiana Grillo
Eu atendo em domicílio em Sorocaba-SP
(15) 3019-2101
http://blogdicasanimais.blogspot.com.br/2016/08/que tamanho vai ficar meu filhote.html>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletPeixonauta

bulletCorrendo pra cachorro (man about dog)

bulletO cavalo de ferro (the iron horse)

bulletBatman e robin (1997)

bulletO mar não está prá peixe o mar não está prá peixe



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletPequenos passaros

bulletO gato de botas

bulletA princesa e o sapo

bulletPassaros sao eternos, os

bulletO cachorro e o lobo

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos