Home Page > Notícias > Justiça garante à aluna inadimplente o direito de terminar faculdade

Justiça garante à aluna inadimplente o direito de terminar faculdade


Jovem é acadêmica do último período de medicina veterinária, que realiza com 50% da mensalidade com subsídio do Fies


src=


(Foto: Divulgação)


Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul garantiu a uma estudante da Universidade Anhaguera de Dourados a retomada dos estudos e a possibilidade de apresentar seu trabalho de conclusão de curso após ter tido o acesso à faculdade bloqueado.


A jovem é acadêmica do último período de medicina veterinária, que realiza com 50% da mensalidade com subsídio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para colar grau, a jovem precisava apenas apresentar o seu trabalho de conclusão, feito em uma plataforma online e dividido em três etapas.


Terminada a primeira fase, a assistida encaminhou o trabalho para a correção de seu orientador e, após realizar os ajustes finais, tentou entrar no sistema digital para enviar as documentações necessárias e marcar a data da defesa do projeto, mas não conseguiu.


Desesperada, ela foi até a secretaria da universidade para saber por que seu acesso tinha sido bloqueado e foi informada de que havia uma dívida de mais de 1600 reais, que deveria ser paga para poder entrar no portal.


Em seguida, se dirigiu imediatamente à tesouraria da faculdade, e após pegar dinheiro emprestado com familiares, assinou um termo de confissão de dívida, se comprometendo a dar uma entrada de R$ 808,37 e cinco pagamentos sucessivos de R$ 180,87 até maio de 2018.


Acreditando que poderia, então, marcar a data de sua apresentação, foi falar com a coordenadora do curso, quando descobriu que estava proibida de defender seu TCC. Na secretaria, disseram que ela havia sido reprovada por perder o prazo, mesmo após ter pago o boleto de entrada.


Na defensoria pública de Dourados, em atendimento com a defensora Mariza Fátima Gonçalves Calixto, tentou contato com o serviço de atendimento da universidade e foi redirecionada para o chat online. Acontece que o canal conta apenas com um assistente virtual, que atende com respostas automáticas.


Sem sucesso na tentativa de solucionar o problema administrativamente, a defensora ajuizou uma ação de obrigação de fazer sob o argumento de que a suspensão dos estudos é ilegal.


“A Lei n. 9.870/99, em seu art. 6º, estabelece que são proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares, bem como o diploma de conclusão, ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento”.


Na ação, a defensoria pública pediu a reabertura do portal online, a anulação da reprovação, um novo prazo para o envio do trabalho e o agendamento da defesa do TCC. Tudo antes do dia da colação de grau.


“Não bastasse toda a situação de constrangimento e humilhação a que foi submetida, a jovem é beneficiária do FIES, que tem sua atuação no mercado de consumo delimitada por interesse público, cujo objetivo é a integral formação profissional, e não sua submissão a cobranças abusivas e vexatórias, expondo aos colegas de faculdade, equipe administrativa e professores, eventuais problemas financeiros de sua família, em total desacordo com a legislação de consumo. Assim, a consumidora está impossibilidade de concluir a faculdade, razão pela qual será submetida a cursar mais um ano, para concluir a matéria pela qual foi reprovada, por culpa da própria universidade, demonstrando extremo prejuízo aos direitos previstos em lei”, aponta a ação.


Em sua decisão, o juízo da comarca afirmou que uma vez matriculado, o aluno não pode ser impedido de realizar as atividades inerentes ao contrato. “Os contratos devem ser vistos de acordo com a sua função social, não sendo permitidas em seu texto cláusulas abusivas, que onerem excessivamente o consumidor, primando pelo equilíbrio contratual, conforme dispõe o art. 47 do Código de Defesa do Consumidor”.


Por fim, decidiu, liminarmente, que a universidade proceda a reabertura do acesso ao portal, no prazo de 24 horas, bem como do prazo para envio das correções do Trabalho de Conclusão de Curso e submissão à banca de examinadores em prazo hábil para a colação de grau. 


(As informações são da assessoria de imprensa da Defensoria Pública de MS)



Fonte da Notícia: fonte da notíciahttp://correio.rac.com.br/_conteudo/2017/12/mundo/507406-mulher-diz-ter-sido-picada-por-cobra-em-estacionamento.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletAnfíbios belos

bulletPedras Que Cantam

bulletO galo cantou clara nunes

bulletTaximetro

bulletBurro De Carga / Carga De Burro



Dicas Veterinárias:

bulletComo um pet shop pode se aliar ao registro de informações?

bulletVc gosta de gatos ?

bulletZoonoses: corrida do ouro

bullet13 super cuidados indispens veis para ter com o seu pet no ver o

bulletCães obesos quando a gordura não é formosura



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Flávia Raucci Facchinihttp://www.infohorse.com.br/2018/05/07/a criacao de cavalos paixao e zelo/>

bullet dr clélio costa carreira
médico veterinário
crmv 1910
hovet campinas - hospital veterinário campinas av orosimbo maia 2565 - campinas fone (19) 3294 3377>

bullet Dr. Carmello Liberato Thadei Médico Veterinário CRMV SP 0442  São José do Rio Preto SP>

bullet UNESCO em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978>

bullet Jo?o Kleinerdr jo?o alfredo kleiner dvm, msc especialista em oftalmologia e clínica cirúrgica geral acvo ophthalmology course wisconsin, madison ? 1998 e-mail: docjak@vetweb.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletBabe, o porquinho atrapalhado

bulletBirdman

bulletThe batman (1943)

bulletGato negro (black cat (gatto nero))

bulletTubarao ii



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO gato que falava com fantasmas

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletCachorro magro

bulletLivro de banho galinha pintadinha

bulletExplicação dos pássaros

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos