Home Page > Notícias > Comidas de fim de ano prejudicam a saúde dos animais

Comidas de fim de ano prejudicam a saúde dos animais


src=


CATEGORIASMEDICINA VETERINÁRIA


 


Não adianta insistir, “só um pedacinho” das comidas de fim de ano pode, sim, fazer mal para o animal. Em alguns casos, a ingestão desses alimentos leva a doenças graves. Por isso, segundo a professora de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Carolina Zaghi Cavalcante, é importante manter a alimentação deles da forma como eles estão acostumados e não mudar a rotina por conta das festas.


src=


 


CHOCOLATES SÃO ALTAMENTE TÓXICOS AOS ANIMAIS (FOTO: PIXABAY)


“Se o animal recebe ração diariamente, ou come alimento natural, é necessário manter o alimento que é preparado. Qualquer variação na dieta pode causar diarreia neles”, explica a professora.


Como é comum que os tutores dos animais comam muitos alimentos gordurosos e doces nas festas de Natal e Ano Novo, os animais estão sempre à espera de algo que “sobre” para eles. Por isso, é importante que as pessoas fiquem atentas a sobras de alimentos que caem no chão e lixeiras (que devem ficar fora do alcance dos animais).


Além disso, as visitas precisam ser alertadas sobre o assunto. “Toda mudança brusca de alimentação pode fazer mal aos animais. Mesmo em caso de alimentos indicados terapeuticamente, a troca [do que o animal come por algo novo] é progressiva, para não ocorrer diarreia e outras doenças”, exemplifica a professora.


Não dê ossos aos animais


Comidas ricas em gordura, bem como ossos ou restos de ossos podem causar danos ao sistema digestivo do animal. Esses tipos de alimentos podem levar a quadros de gastroenterocolite, que envolve diarreia, vômitos, dor abdominal, ou até mesmo consequências mais graves, como pancreatite aguda (inflamação no pâncreas) e perfurações intestinais.


Alimentos embutidos e muito temperados também devem ser evitados, conforme explica a professora. Isso porque os animais não estão acostumados a alimentos industrializados, que também podem causar doenças gastrointestinais graves.


Nada de chocolates


As sobremesas das pessoas nas ceias e almoços de fim de ano são regadas de saborosos alimentos doces, dentre eles chocolates. Porém, os animais não podem comer esse tipo de guloseima, por ser tóxica ao organismo. Segundo a professora, caso o animal venha a ingerir chocolate, pode apresentar algum sinal como diarreia, vômito ou alteração na frequência cardíaca.


Doces também devem ser evitados, inclusive os chocotones e panetones. Isso porque esse, que é um dos pães mais apreciados dessa época do ano, contém uva passa e fruta cristalizada, que são altamente tóxicas para cães e gatos. “Dependendo da quantidade [que o animal comer] pode causar insuficiência renal aguda”, explica a professora.


Expectativa de vida pode diminuir


Com tantos problemas que esses alimentos podem causar aos animais, os tutores precisam tomar cuidado para que eles não desenvolvam doenças crônicas, como é o caso da pancreatite, insuficiência renal e obesidade, conforme explica a professora. Isso diminui a expectativa de vida do animal, e ele terá que ter um acompanhamento mais de perto quanto à saúde.


“Além disso, a obesidade pode gerar várias outras consequências, como colesterol, diabetes, aumento da pressão arterial e altas taxas de triglicerídeos”, comenta. O aumento no nível de triglicerídeos pode levar a doenças cardíacas.



Fonte da Notícia: http://www.vetanimal.com.br/comidas-de-fim-de-ano-prejudicam-a-saude-dos-animais/



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletEu te devoro

bulletO burrinho do vizinho

bulletTartaruga uguinha celelê e talili

bulletBichos Grandes E Pequenos

bulletOceanos suspensos anel dos anfíbios



Dicas Veterinárias:

bulletTaquicardia supraventricular em cães

bulletO câncer de boca em cães

bulletPrimeiro banho no filhote passo a passo e dicas para cão adulto

bulletOrg?os dos equinos

bulletSeu bicho cabe no seu bolso? veja quanto ter um pet custa por m?s, em média



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Janaína Biotto, médica veterinária e diretora do Vila Chico Pet Hotel www.vilachicopethotel.com.br.>

bullet Mariana LageMarques Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Sócia Fundadora ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária), 2002. Faço atendimento odontológico móvel. >

bullet Rui Miguel Adestrador comportamental telefone/whatsapp 31 994332943 BELO HORIZONTE-MG / CONTAGEM-MG>

bullet Rafael Wisneski http://blog.meucaocompanheiro.com/>

bullet Juliana Bortoletto Clinica Vet health, rua: jose gomes moreno, 50 terra nova 2 S?o Bernardo do Campo/SP , crmvsp 18.377 fone: (11) 41014260>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletProcurando nemo

bulletO favor, o relógio e o peixe muito grande (the favour, the watch and the very big fish)

bulletQuigley - um cachorro pra lá de humano (quigley)

bulletCompramos um zoológico

bulletA maldição dos gatos (the uncanny



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletAves-simbolos dos estados brasileiros, as

bulletQuem e mais feliz: voce ou o seu cachorro?

bulletPequenos passaros

bulletUrologia e nefrologia do cão e do gato

bulletPassaro-camaleao, o

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos