Home Page > Notícias > Ministro diz que industrialização coloca rondônia na rota dos novos mercados para o peixe

Ministro diz que industrialização coloca rondônia na rota dos novos mercados para o peixe


A recomendação partiu do ministro substituto da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima e recebeu aval de Appio Tolentino, superintendente da Suframa.



A industrialização do pescado rondoniense é o caminho para que o produto alcance mercados maiores e, ao mesmo tempo, remunere melhor os produtores. A recomendação partiu do ministro substituto da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima e recebeu aval de Appio Tolentino, superintendente da Suframa. Os dois estiveram em Porto Velho, na quinta-feira (14).


O ministro e o superintendente da Suframa tiveram rápida reunião com o governador Confúcio Moura e o superintendente do Desenvolvimento de Rondônia, Basílio Leandro, pouco antes da reunião do Conselho Administrativo da Suframa, também na manhã de quarta-feira.


src=


Segundo Appio Tolentino, a Suframa vive uma nova realidade e esta etapa prioriza a integração da Suframa às demandas regionais. “O próximo passo é intensificar a industrialização da produção regional e articular com países vizinhos em busca de novos mercados“, disse ele durante encontro em que também estava presente Pedro Teixeira, secretário executivo da Suder.


“Estamos comprometidos com um olhar para o futuro e oferecer cada vez mais produtos da Amazônia Ocidental e Amapá”, disse Tolentino, para quem Rondônia é alvo de ações voltadas para o fortalecimento da exportação.


A sanidade dos produtos amazônicos mereceu uma observação particular do ministro Marcos Jorge de Lima. Esta é uma exigência dos mercados, disse o ministro.


Marcos Jorge disse que o mercado não aceita a mínima suspeita sobre os produtos oferecidos e recomendou mais investimentos nesta área.


Após ouvir de Basílio Leandro informações sobre a produção de tambaqui e pirarucu nas propriedades rurais, o ministro destacou que o pescado de Rondônia deve ser preparado para atender estas exigências e pode até ser incluído na merenda escolar das escolas brasileiras.


As informações sobre as iniciativas para levar o pescado de Rondônia para novos mercados foram apresentadas pelo governador Confúcio Moura.


TRÂNSITO


O governador destacou que o peixe de Rondônia circula com Guia de Trânsito Animal (GTA) e que está pronto para exportação. Confúcio destacou ainda que a questão da sanidade do pescado é objeto de pesquisa nos estados do Brasil Central e que os estudos são liderados por pesquisadores do Amazonas e Tocantins.


“As preocupações com a saúde animal devem ser em mão dupla”, recomendou o ministro, indicando que todos os estados da região devem seguir o mesmo protocolo para evitar eventuais contaminações dos produtos durante o trânsito. Para isto, Marcos Jorge pediu ao governador Confúcio que utilize a liderança que exerce na região para que os outros governadores assumam o mesmo compromisso.


Da produção de pescado em Rondônia,  por enquanto, apenas 5,6% é industrializada, números tímidos em relação ao potencial do estado. Por conta disto, o produtor ainda  ganha pouco, quadro que muda quando a industrialização é mais explorada.


O ministro concorda que não outro caminho a ser trilhado senão o fomento da industrialização. “Agregar valor ao produto final é fundamental e Rondônia deve fazer isto com o tambaqui”, defendeu.


 


Fonte: 012 - SECOM - GOV/RO



Fonte da Notícia: http://www.newsrondonia.com.br/noticias/ministro+diz+que+industrializacao+coloca+rondonia+na+rota+dos+novos+mercados+para+o+peixe/102675



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletÁguas de março

bulletNão atire o pau no gato aline barros

bulletCamarão que dorme a onda leva

bulletO Beijo E A Reza

bulletA vaca já foi pro brejo tião carreiro e pardinho



Dicas Veterinárias:

bulletDoença contração muscular (mioclonia) em cães

bulletHemorragia nasal em cães

bulletAlimentos proibidos para cães e gatos

bulletComo fazer o planejamento tributário do seu pet shop

bulletLaminite/aguamento



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Nélio Carrara F? Hannover Hipismo>

bullet Juliane Seixas Juliane Seixas Website.: www.facebook.com/veterinariadrajulianeseixas Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Atua como plantonista na área clínica e cirurgica de animais de companhia CRMV: 11430 / PR Cont>

bullet Rafael Wisneski http://blog.meucaocompanheiro.com/>

bullet Por Alexandre Domingues>

bullet Carlos Artur Lopes Leite é médicoveterinário graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Micologia Médica pela Carl von Ossietzky Universität (Alemanha). É também mestre em Medicina e Cirurgia Veterinárias pela UF>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletPássaros livres (plumíferos - aventuras voladoras)

bulletO gato do espaço (the cat from outer space)

bulletProcurando nemo

bulletPássaros excêntricos (pretty bird)

bulletAir bud: world pup



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletGato viriato

bulletVida de cão

bulletA princesa e o sapo

bulletUm gato entre os pombos

bulletAtlas colorido de anatomia veterinária do cão e gato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos