Home Page > Notícias > Resultados são de novembro; segundo lacen, não há suspeita de raiva em humanos

Resultados são de novembro; segundo lacen, não há suspeita de raiva em humanos


O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen-BA) emitiu um alerta epidemiológico de raiva animal após a confirmação de três casos de raiva em animais desde novembro na Bahia. De acordo com o alerta, as ocorrências em Feira de Santana, no Centro-Norte do estado, e em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), comprovadas esta semana, envolveram dois cachorros. 


A situação em Feira de Santana envolveu até uma criança, que chegou a ser mordida pelo animal, mas não contraiu a doença. Já em Catu, no Recôncavo do estado, houve o caso de um gato contaminado com o vírus da raiva e confirmado em novembro. Mesmo assim, apesar dessas ocorrências, a diretora do Lacen, Zuinara Maia, reforçou que não há nenhuma suspeita de raiva em humanos na Bahia. 


“Não temos nenhum caso humano. Teve um cachorro positivo e, assim que o resultado saiu, tanto o município quanto a vigilância epidemiológica foram acionados para o bloqueio vacinal na área”, explicou Zuinara, ao CORREIO, nesta sexta-feira (15). De acordo com ela, se houver algum incidente com animal que não se sabe se foi vacinado ou não, é preciso entrar com o protocolo de exposição, que é a vacina e o soro antirrábicos. 


Inclusive, profissionais que estiverem expostos ao contato com esses animais devem ser vacinados e monitorar a imunidade periodicamente, através de exames de sangue. No caso dos animais cuja raiva foi confirmada, uma das possibilidades é de que tenham sido mordidos por algum morcego que tinha a doença. 


Morcegos
Tanto em Lauro de Freitas, quanto em Feira de Santana, há registro histórico de raiva em animais silvestres – como morcegos. Em novembro, também chegaram ao Lacen três morcegos para teste de raiva – dois de Feira de Santana (um no dia 8, outro no dia 13) e um de Lauro de Freitas (no dia 28). 


Eles já passaram pelo exame da imunofluorescência, que analisa o cérebro do animal. Os resultados, que ficam prontos em até 48 horas, foram negativos para a doença. No entanto, os morcegos aguardam os resultados do segundo exame – a prova biológica, que inocula o vírus em seis camundongos. Esses animais ficam isolados de outros e seguem em observação para ver se manifestam algum sintoma. 


“O que não é comum é ter um animal doméstico com raiva (caso de cães e gatos). Por conta dessa identificação animal, a gente percebe que houve falha no processo de prevenção, que é a vacinação, ou os donos não vacinaram. E são animais que circulam em ambientes externos”, diz.


De acordo com ela, vacinar pelo menos 80% dos cães e gatos anualmente pode garantir um bloqueio efetivo da doença, evitando que o vírus alcance a população. Segundo o alerta, logo após a confirmação de um caso de raiva em animais domésticos, cabe à secretaria de saúde local: realizar busca ativa no local do foco para detectar possíveis animais suspeitos, avaliar a necessidade de encaminhar pessoas à vacinação e orientar a população. 


Diagnóstico
Se houver alguma morte de animal doméstico ou de morcegos, uma amostra deve ser encaminhada ao Lacen. Caso não seja possível fazer a coleta do material, é possível enviar a cabeça ou o animal inteiro, se for de pequeno porte. Todo o material deve ser coletado por um profissional especializado, que esteja habilitado e imunizado, seguindo as regras de biossegurança. 


O material para diagnóstico deve ser acondicionado em um saco plástico duplo, vedado hermeticamente, identificado de forma legível. Depois que a amostra for embalada e identificada, deverá ser colocada em uma caixa de isopor com gelo suficiente para que chegue conservada ao seu destino. 


“A raiva é uma doença de emergência em saúde pública. Quando identificamos o animal com raiva, fazemos todo o movimento em conjunto – estado e município – para evitar que haja algum caso humano”


Histórico no estado
O último caso de morte por raiva humana registrada no estado ocorreu, segundo a diretora do Lacen, no dia 6 de março deste ano em Salvador. A vítima foi um lavrador de 46 anos, morador do município de Paramirim, no  Centro-Sul, que morreu no Hospital Couto Maia depois de pisar em um morcego contaminado. Segundo ela, ela procurou atendimento cinco dias depois do contato com o animal. Antes disso, a última morte havia sido em julho de 2004.


"O óbito depende muito do servço de saúde prestado. O protocolo é de quase 100% de êxito, porque você foi exposto ao vírus, mas ele ainda não causou a doença", explica Zuinara. 


Em nota, o Ministério da Saúde informou que, em 2016, houve dois casos de raiva humana registrados no país, nos estados de Roraima e Ceará. Neste ano, até o momento, foram cinco casos, sendo um em Pernambuco, um em Tocantins, um na Bahia e dois no Amazonas. Ainda segundo a pasta, municípios com registro de raiva canina são considerados como área de risco.


O ministério informou que, neste ano, 1,3 milhão de vacinas antirrábicas foram distribuídas no país, sendo 137 mil para a Bahia.



Fonte da Notícia: http://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/raiva-laboratorio-confirma-doenca-em-dois-cachorros-e-um-gato-no-estado/



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletBurro Soberbo

bulletApesar de você

bulletOs 50 anos de os pássaros", de alfred hitchcock

bulletO Beijo E A Reza

bulletImitando Os Animais



Dicas Veterinárias:

bulletSeu cachorro tem remela nos olhos? isso pode ser uma grave doença!

bulletChocolate, um veneno para seu pet

bulletApoptose

bulletExame de holter 24 horas

bulletHemodialise veterinária



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Débora Carvalho Meldau>

bullet Heloísa Helena Amaro>

bullet Marcelo Pardini  http://www.infohorse.com.br/2017/10/13/precificacao/>

bullet Douglas Frigo
crmv 15675
ki canário pet complex http://www.kicanario.com.br>

bullet Aquarium Lab http://aquariumlab.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletBatman (1989)

bulletV

bulletO gato preto (the black cat)

bulletMarley e eu

bulletA fuga dos homens pássaros (the birdmen)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCães de guerra

bulletPequenos passaros

bulletO gato que tocava brahms

bulletAmazonas aguas, passaros, seres e milagres

bulletNosso planeta verde - 100 ótimas propostas para trabalhar na educação infantil

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos