Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Especialistas alertam sobre risco de usar remédio veterinário em pessoas

Compartilhe em suas redes sociais:

Especialistas alertam sobre risco de usar remédio veterinário em pessoas


Medicamentos têm uma concentração maior de substâncias.
Alguns casos podem levar até a morte.


Do G1 Rio Preto e Araçatuba


Algumas pessoas têm um costume que pode colocar em risco a saúde, o de usar medicamentos veterinários, seja uma pomada para passar a dor muscular ou por via oral. O problema é que esses remédios têm uma concentração maior de substâncias e por isso quem usa tem a ideia de que o produto mais forte vai resolver o problema mais rapidamente.


saiba mais



Mas o problema é que esses remédios são testados e aprovados para animais e se uma pessoa usar pode provocar danos, como queimaduras e o mau funcionamento dos rins. O técnico Gilmar Zafalon, de São José do Rio Preto (SP), trabalha com montagem e manutenção de elevadores. É o dia inteiro carregando peças e, além do esforço repetitivo, sempre sofre pancadas. As dores nas pernas são comuns. “É dor de pancada, fica roxo a perna, trabalhar com dor é complicado”, afirma.


Gilmar ouviu de um amigo que um spray ajuda a combater a dor, só que o medicamento é para cavalo. Apesar disso, ele não teve dificuldade para comprar o medicamento. “Nada de receita, foi fácil, não teve problema nenhum para comprar”, diz.


Segundo o Conselho Regional de Veterinária, a venda desse tipo de produto deve ser feita sob prescrição de um médico veterinário. Só que muita gente consegue comprar sem a receita esse tipo de medicamento.


O problema é que esse tipo de remédio é feito para animais, e testado em animais. Um cavalo chega a pesar 500 quilos e o organismo dele é diferente dos humanos, e a concentração dos remédios é diferente também. “Quando a gente usa medicamento de uso veterinário em um ser humano pode dar reação alérgica e quando é por via oral, pode levar a sérios problemas em funções hepáticas e renais”, afirma farmacêutico Eli César Esquivi.


Vitaminas e anabolizantes para aumentar o peso de cavalos e de gado também são muito usados por praticantes de musculação. O risco do uso indevido desses remédios são ainda maiores e podem até levar a morte. “Um medicamento polivitamínico usado para cavalo tem 25 milhões de UI (unidade internacional) em 50 ml. O uso em ser humano varia de 10 a 25 mil UI para um indivíduo. Então imagina aplicar isso de forma equivocada em humanos”, afirma o farmacêutico.


A dermatologista Adriana Caldas conta que já atendeu um paciente que usou pomada de cavalo para tirar a dor e, em vez de resolver o problema, piorou. “Tivemos de tratar como se fosse uma queimadura, para anemizar os problemas na pele que se criou”, diz a dermatologista.


Ainda segundo a especialista em pele, os shampoos veterinários, que tem sido usados por mulheres pra fazer o cabelo crescer mais rápido, também são perigosos. “Além de não dar resultado, é um mito, de crescer e engrossar o cabelo, pode piorar a queda de cabelo e pode dar dermatite de contato, descamação do coro cabeludo”, afirma.



Fonte da Notícia: http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2016/10/especialistas-alertam-sobre-risco-de-usar-remedio-veterinario-em-pessoas.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletCavalos De Muda

bulletSerpente

bulletO pescoço da girafa

bulletMenina veneno

bulletNo voo da águia, uma viagem sem fim



Dicas Veterinárias:

bulletA intoxicação por veneno de sapo em cães

bulletNariz e inflamação sinusal em cães

bullet5 ideias para seu pet shop vender mais mesmo em tempos de crise 17/10/2016/0 comments/em estratégias de negócios /por vetus

bulletPrimeira noite do filhote chegando em casa

bulletDisplasia coxofemoral em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Alexandre Cury Instrutor de Hipismo
centro hípico mirassol
(19) 32460423 ? 91322162
e-mail: mrpccury@uol.com.br>

bullet Desirée Schiffer Mariotti, Médica Veterinária, Pósgraduanda em Diagnóstico por Imagem, Indaiatuba/SP desiree.veterinaria@hotmail.com tel 19 98633617>

bullet Beatriz Duarte Treinadora Especialista em Comportamento Canino Lord Cão Treinamento de Cães Ltda beatriz@lordcao.com.br>

bullet Av. Brasil 1772, Jd. Chapadão Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 // (19) 9822 3758 contato>

bullet Arlette Farias FISH GARDEN (19) 32365073 Campinas SP>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletErnest e célestine

bulletMeu irmão virou um cachorro (mein bruder ist ein hund / my brother is a dog)

bulletBirdman

bulletCães de guerra

bulletO gato e o violino (the cat and the fiddle)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCães de guerra

bulletVida de cão

bulletNosso planeta verde - 100 ótimas propostas para trabalhar na educação infantil

bulletO gato que falava com fantasmas

bulletUm gato indiscreto e outros contos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos