Home Page > Notícias > Especialistas alertam sobre risco de usar remédio veterinário em pessoas

Especialistas alertam sobre risco de usar remédio veterinário em pessoas


Medicamentos têm uma concentração maior de substâncias.
Alguns casos podem levar até a morte.


Do G1 Rio Preto e Araçatuba


Algumas pessoas têm um costume que pode colocar em risco a saúde, o de usar medicamentos veterinários, seja uma pomada para passar a dor muscular ou por via oral. O problema é que esses remédios têm uma concentração maior de substâncias e por isso quem usa tem a ideia de que o produto mais forte vai resolver o problema mais rapidamente.


saiba mais



Mas o problema é que esses remédios são testados e aprovados para animais e se uma pessoa usar pode provocar danos, como queimaduras e o mau funcionamento dos rins. O técnico Gilmar Zafalon, de São José do Rio Preto (SP), trabalha com montagem e manutenção de elevadores. É o dia inteiro carregando peças e, além do esforço repetitivo, sempre sofre pancadas. As dores nas pernas são comuns. “É dor de pancada, fica roxo a perna, trabalhar com dor é complicado”, afirma.


Gilmar ouviu de um amigo que um spray ajuda a combater a dor, só que o medicamento é para cavalo. Apesar disso, ele não teve dificuldade para comprar o medicamento. “Nada de receita, foi fácil, não teve problema nenhum para comprar”, diz.


Segundo o Conselho Regional de Veterinária, a venda desse tipo de produto deve ser feita sob prescrição de um médico veterinário. Só que muita gente consegue comprar sem a receita esse tipo de medicamento.


O problema é que esse tipo de remédio é feito para animais, e testado em animais. Um cavalo chega a pesar 500 quilos e o organismo dele é diferente dos humanos, e a concentração dos remédios é diferente também. “Quando a gente usa medicamento de uso veterinário em um ser humano pode dar reação alérgica e quando é por via oral, pode levar a sérios problemas em funções hepáticas e renais”, afirma farmacêutico Eli César Esquivi.


Vitaminas e anabolizantes para aumentar o peso de cavalos e de gado também são muito usados por praticantes de musculação. O risco do uso indevido desses remédios são ainda maiores e podem até levar a morte. “Um medicamento polivitamínico usado para cavalo tem 25 milhões de UI (unidade internacional) em 50 ml. O uso em ser humano varia de 10 a 25 mil UI para um indivíduo. Então imagina aplicar isso de forma equivocada em humanos”, afirma o farmacêutico.


A dermatologista Adriana Caldas conta que já atendeu um paciente que usou pomada de cavalo para tirar a dor e, em vez de resolver o problema, piorou. “Tivemos de tratar como se fosse uma queimadura, para anemizar os problemas na pele que se criou”, diz a dermatologista.


Ainda segundo a especialista em pele, os shampoos veterinários, que tem sido usados por mulheres pra fazer o cabelo crescer mais rápido, também são perigosos. “Além de não dar resultado, é um mito, de crescer e engrossar o cabelo, pode piorar a queda de cabelo e pode dar dermatite de contato, descamação do coro cabeludo”, afirma.



Fonte da Notícia: http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2016/10/especialistas-alertam-sobre-risco-de-usar-remedio-veterinario-em-pessoas.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletPreciso me encontrar

bulletO brasil de la mancha: sou miguel, padre miguel sou cervantes, sou quixote cavaleiro, pixote

bulletGata me liga

bulletPeixe Cru Saiddy Bamba

bulletTem boi na linha



Dicas Veterinárias:

bulletSeu cão é bem socializado?

bulletTumor testicular (células de sertoli) em cães

bulletA dor neuropática em cães

bulletLigamento da articulação do ombro e as condições de tend?es em cães

bulletComo dar remédios via oral para um cão



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Jo?o Kleinerdr jo?o alfredo kleiner dvm, msc especialista em oftalmologia e clínica cirúrgica geral acvo ophthalmology course wisconsin, madison ? 1998 e-mail: docjak@vetweb.com.br>

bullet Tatiana Grillo
Eu atendo em domicílio em Sorocaba SP
(15) 3019 2101>

bullet Débora Carvalho Meldau>

bullet Rafael Claro Marques (CRMVSP 18.849) é médico veterinário e pósgraduado em Clínica Médica de Pequenos Animais dr.rafael@clinicapontegrande.com.br>

bullet Israel M. BleichDiretor Técnico do Laboratório CEPAV Tecnologia em Saúde AnimalR. Tanabí, 185 S?o Paulo SP BRASILCEP05002010 Fone/Fax (011) 38729553email: info@cepav.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletOs pássaros 2 - o ataque final (the birds ii: land s end)

bulletA lenda do homem crocodilo (the legend of gator face)

bulletCama de gato (cama de gato / cat s cradle)

bulletCompramos um zoológico

bulletUma dupla quase perfeita



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletUm gato aprende a morrer

bulletPassaro-camaleao, o

bulletCama de gato

bulletAtlas colorido de anatomia veterinária do cão e gato

bulletO homem que amava os cachorros

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos