Home Page > Notícias > Razões para fazer hidroterapia no seu cavalo

Razões para fazer hidroterapia no seu cavalo


Os processos de reabilitação e recuperação de equinos tem se revolucionado através de tratamentos como a hidroterapia para cavalos. Essa terapia na água promove inúmeros benefícios para os equinos, como um condicionamento para otimizar o desempenho do cavalo atleta, além de aumentar a flexibilidade e fortalecer o músculo do animal. Além de cavalos atletas, outros equinos que possuam lesões esqueléticas e musculares também são indicados a fazer o procedimento. Se você não tem certeza sobre o uso dessa terapia e seus benefícios, confira abaixo 3 razões  para as quais ela é indicada:


hidroterapia


1.Auxilia na resistência e disposição para exercícios e competições


Se você é um esportista em modalidades country e quer um melhor rendimento do seu cavalo nas competições, é aconselhável procurar um especialista em hidroterapia equina.


Os benefícios da hidroterapia são inúmeros, desde resultados positivos em relação ao músculo e esqueleto, até cardiovasculares. Esse tratamento aumenta a circulação, flexibilidade e mobilidade do animal; fortalece o tônus muscular; auxilia no equilíbrio e respiração; e, manutenção da postura. É aconselhado para cavalos atletas pós ou pré prova como um treinamento e aquecimento para as competições.


2. Complemento em terapias fisioterápicas


A hidroterapia é aconselhada como complemento em terapias fisioterápicas equinas. Se seu cavalo está em tratamento terapêutico e você precisa de uma melhora gradativa mais eficiente, equilibrar essas terapias pode ser uma boa ideia.


Além de ser um tratamento terapêutico para os equinos, esse método é muito recomendado quando aliado a outros tratamentos clássicos da fisioterapia equina. Por ter uma alta resistência, a água tende a massagear o músculo do animal melhorando o seu tônus muscular. O movimento da água sobre o corpo do cavalo tende a aliviar a dor em áreas inflamadas e recupera lesões musculares.


3. Cavalos em pós-operatório


Cavalos em pós operatório ou com lesões podem ser fortes candidatos a utilizarem a hidroterapia para manutenção e fortalecimento do tônus muscular. Esse tratamento também previne a atrofia de alguns músculos que não são muito utilizados pelo cavalo. Lembrando que quando esses animais estão em pós-operatório tendem a não utilizar alguns músculos, sendo aconselhável o uso de algumas terapias para a recuperação.hidroterapia


Como é o tratamento?


De acordo com a especialista em arquitetura equeste, Diana Brooks, o tratamento é feito em uma piscina de forma circular ou em raia. Existe a exigência de uma rampa de acesso para uma descida gradual e piso antiderrapante para maior segurança do animal. As piscina devem ter uma profundidade de 3 a 4 metros e meio, e a temperatura da água deve girar em torno de 19°C. Esta temperatura permite que os músculos do cavalo permaneçam relaxados e auxilia o seu corpo a liberar o calor em excesso. O veterinário responsável dá voltas com o cavalo, amarrado a uma corda, pela piscina em círculo.


Outra recomendação feita pela médica veterinária Katia Ferraro, é que a piscina deve ser completamente filtrada  de 3 a 6 vezes por dia. Além disso, é recomendável que o animal seja lavado antes de depois da natação para eliminar sujeiras e produtos químicos. Como todo exercício, esse também deve ser feito com moderação. Aconselha-se que esse tratamento seja realizado de 2 a 3 vezes por semana para ver resultados positivos e progressivos, deixando o cavalo na piscina por cerca de 20 minutos, o que equivale a quase uma hora de trote em terra.hidroterapia


Centros de Hidroterapia no Brasil


Existem poucos centros de hidroterapia no Brasil. Um deles é o EquiPrime, um haras especializado emtratamentos terapêuticos em cavalos. Já a empresa Villa dos Cavalos utiliza a Hidroesteira como terapia para cavalos lesionados, uma técnica bem semelhante a da Hidroterapia.



Entrevistadas


Diana


Diana Brooks. CAU A85298-8. Proprietária do escritório Arquitetura Equestre. Arquiteta formada pela PUC de Campinas (2010). Cresceu em meio a cavalos, a apreciação e sensibilidade para entender as necessidades do animal  fez com que a arquiteta buscasse conhecimento especializado em edificações equestres.


Katia


Katia Ferraro – CRMV-SP:8203. Graduada em Medicina Veteriária pela universidade de Marília (1993), especialização em acunpuntura pela UNESP-Botucatu (2006), especialização em fisioterapia do cavalo atleta pela Universidade de Buenos Aires (2007), especialização em cinesioterapia em cavalo esporte pela universidade de Buenos Aires(2007).



Fonte da Notícia: http://blog.brasilcowboy.com.br/mundo-country/hidroterapia-para-cavalos/



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletPassaro sem ninho

bulletO burrinho do vizinho

bulletOperário em Construção

bulletO menino da porteira

bulletSegura o boi matheus fernandes



Dicas Veterinárias:

bulletDicas para cuidar dos pets em dias quentes

bulletLeve seu animal ao dentista regularmente

bullet3 motivos importantes para você mesma aprender como adestrar seu cachorro

bulletNunca lave seu aquário

bulletSequestro de córnea em felinos



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Susana Reinhardt Cintra Superintendente do Serviço de Registro Genealógico da Raça Bret?o, Zootecnista. ABCCBret?o (19) 38077974/ 97154545 (Susana). Email: cavalobretao@uol.com.br. André Galv?o Cintra Presidente da ABBCBret?o e Criador>

bullet Jacqueline R. F. Cremoneze profissão: Médica Veteriária CRMVSP21312 Sou médica veterinária formada pela Faculdade de Jaguariúna em junho 2006, e minha dedicação com as aves começou no ano de 2003. Devido a isso, presto apoio a todos os interess>

bullet Sérgio Villa Santi>

bullet Por Alexandre Domingues>

bullet >



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO mar não está prá peixe o mar não está prá peixe

bulletBenji - o filme

bulletMarley e eu

bulletA fuga dos homens pássaros (the birdmen)

bulletUm homem, um cavalo, uma pistola (un uomo, un cavallo, una pistola / a man, a horse, a gun)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletOs segredos dos gatos tudo para entender e ensinar o seu companheiro

bulletUm gato indiscreto e outros contos

bulletLivro dos passaros magicos, o

bulletPasso, trote, galope - uma familia e seus cavalos

bulletExplicação dos pássaros

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos