Home Page > Notícias > Hidroterapia e natação para cavalos de esporte

Hidroterapia e natação para cavalos de esporte


A hidroterapia é caracterizada como qualquer terapia que envolva o uso da água sob diversas formas (Duchas, compressas úmidas, banhos). Há muitos anos a hidroterapia se tornou uma prática muito comum no dia a dia dos cavalos de esporte, não somente para animais em tratamento, mas também como boa alternativa para evitar lesões, complementar o trabalho e condicionamento, favorecendo o desempenho desses atletas.


Dentre as opções de hidroterapia, a “natação” ou exercícios dentro da água, seja por meio de piscinas ou hidroesteiras, são práticas comuns na rotina dos cavalos de esporte. No caso das piscinas, essas podem ser feitas de diversas formas, tamanhos e profundidade, de acordo com as possibilidades e a necessidade da propriedade. No entanto, recomenda-se a construção de uma rampa de acesso para que ocorra a descida gradual e piso anti-derrapante para maior segurança do animal.


Tocador de vídeo


 


 


00:00


00:29


 


 


 


As hidroesteiras são feitas a partir de uma esteira (Geralmente com hidromassagem) e volume de água até a altura desejada. O cavalo caminha a uma velocidade e volume de água pré-estabelecidos para o seu caso. Na hidroesteira, o animal fica parcialmente submerso, sempre com os membros em contato com o piso, mantendo a mesma postura e sem movimentos laterais, trabalhando os mesmos músculos utilizados normalmente durante o trabalho montado, porém, sem stress e traumas.


Quando um cavalo desenvolve o trabalho na água, ocorre a redução do peso dele sobre os membros e, consequentemente, o impacto do peso do animal sobre os ossos e articulações é menor. Quanto mais submerso o corpo do animal estiver, mais leve ele fica, e maior será a resistência ao movimento, forçando o maior trabalho das estruturas.


De acordo com o que se pretende alcançar com a prática de exercícios na água, alguns fatores devem ser considerados, como freqüência, tempo e intensidade dos exercícios. Além disso, alguns animais podem ser exercitados caminhando dentro da água com nível mais baixo, e outros podem ser exercitados nadando (Sem alcançar o fundo). Podem também ser exercitados montados, puxados pelo cabresto ou sozinhos.


Dentre as vantagens dessa prática, pode-se alcançar aumento da circulação, melhora no condicionamento cardiorrespiratório, na flexibilidade e mobilidade, ganho de força, tônus muscular, equilíbrio, coordenação e manutenção da postura. Além disso, são considerados também “benefícios psicológicos”, especialmente quando observamos que esses animais podem passar todo o dia confinados em baias, e assim, toda a energia e stress podem ser extravasados através dessa atividade de baixo impacto e em ambiente controlado, relaxando os animais.


Esses exercícios também podem ser incluídos na rotina nos períodos de férias ou nos intervalos entre competições, para manutenção do condicionamento físico, prevenção ou auxílio no tratamento de lesões.


A prática de exercícios na água pode ser indicada também para favorecer a resolução de alguns casos de dor e inflamação, e pode ser usada no auxílio de tratamento de cavalos com artrite, laminite, contusões, reabilitação pós-operatória, dentre outros.


Para que essa prática promova benefícios e não prejudique o cavalo, os exercícios devem ser realizados de forma gradativa até que os animais estejam condicionados, e a rotina dos exercícios deverá sempre ser indicada e acompanhada por um médico veterinário.


 


Texto por: Deivisson Ferreira Aguiar – Médico Veterinário CRMV/ES 1569 – Muniz Freire/ES



Fonte da Notícia: http://informativoequestre.com.br/hidroterapia-e-natacao-para-cavalos-de-esporte/



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletOperário em Construção

bulletGalo garnizé luiz gonzaga

bulletCachorro louco teodoro e sampaio

bulletA vaca já foi pro brejo tião carreiro e pardinho

bulletDesafio dos cobras teixeirinha



Dicas Veterinárias:

bulletBrinquedo caseiro para cachorro ? mordedor

bulletExames laboratoriais e distúrbios de comportamento

bulletMeu cão não quer comer ração!!

bulletMá nutrição pode causar problemas na visão dos animais de estimação

bulletAminoácidos na nutrição equina



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet dr josé aldo p em santos
médico veterinário
crmv: 5526 aldovet@bol.com.br
dr ricardo fernando correia
médico veterinário
crmv: 13039
rfcvet@mpc.com.br>

bullet Cláudia Pizzolatto Lord C?oTreinamento de Cães BitC?oBrinquedos Inteligentes para o Treinamento do seu C?o www.lordcao.com www.bitcao.com.br>

bullet Marne Campos
aquarismo online [aqol]
www.aquaonline.com.br>

bullet dr clélio costa carreira
médico veterinário
crmv 1910
hovet campinas - hospital veterinário campinas av orosimbo maia 2565 - campinas fone (19) 3294 3377>

bullet Gabriela Rodrigues Zootecnista, trabalho com nutrição animal e consultoria. (013)99192 3249 @gabriela.zootecnista Facebook: Gabriela Rodrigues Zootecnista>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletOs pássaros feridos (the thorn birds)

bulletO pássaro azul the blue bird

bulletBatman forever (1995)

bulletO mar não está prá peixe o mar não está prá peixe

bulletBatman returns (1992)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletGato que gostava de cenoura

bulletVida de cão

bulletPassaros sao eternos, os

bulletLivro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

bulletUm gato indiscreto e outros contos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos