Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Dermatite atópica atinge mais cães que humanos

Compartilhe em suas redes sociais:

Dermatite atópica atinge mais cães que humanos


Por Estadão Conteudo   


Dermatite


Divulgação


Dermatite atópica atinge mais cães que humanos


A dermatite atópica, doença inflamatória da pele que causa coceira, vermelhidão, irritação e perda de pelo em excesso, tem aumentado entre os cães que vivem em grandes centros urbanos. Atualmente, 30% dos cães são acometidos com a doença, que tem incidência menor entre os humanos - cerca de 25% e quase sempre em crianças.


Segundo Marconi Rodrigues de Farias, Coordenador da Comissão Especial de Alergia Veterinária da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), a maior incidência da doença alérgica está intimamente relacionada ao estilo de vida do animal, que passa muito tempo em ambientes fechados. "Os cães que vivem em conglomerados urbanos estão cada vez menos expostos à área externa. Vivem em média 23 horas do dia em locais fechados e isso causa o desenvolvimento de doenças como a atopia", diz.


Além da pouca exposição ao ar livre, a alimentação, o contato com roupas sintéticas e cosméticos e a predisposição genética são fatores consideráveis para o desenvolvimento de doenças alérgicas na população canina. "Os cães são cada vez mais criados como humanos e isso pode trazer problemas", questiona Farias.


Quanto à alimentação, a proteína do leite, do frango, do trigo, da soja e bovina podem ajudar no desenvolvimento da patologia, que se manifesta principalmente depois que os cães se coçam excessivamente ou passam a lamber muito uma parte do próprio corpo. A partir daí, então, pode apresentar edemas e descamação, produzida por uma alteração do sistema imunológico do cão.


"É importante que, no animal alérgico, a doença seja estudada. Tem que avaliar cada caso. Existe um protocolo específico", pondera o veterinário.


Guilherme Bley, publicitário, viu de perto sua cachorra Mel, uma Shih Tzu de dez anos, sofrer com a doença. "Ela coçava muito perto dos olhos e orelhas, além de lamber as patas a todo momento. O cheiro também era muito forte e o pelo começou a cair", conta o rapaz, que logo a levou no veterinário para saber o que estava acontecendo.


De acordo com Bley, o veterinário que cuidou do seu animal de estimação explicou que, além da exposição a fungos, a predisposição genética foi fator determinante para que a cadela desenvolvesse a doença. Hoje, ela vive bem, mas tem que manter o tratamento contínuo. "Ela está bem, mas o tratamento é para sempre. Usamos xampus e sprays específicos e damos medicamento quando necessário", explica.



Fonte da Notícia: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2017/10/mundo/495973-dermatite-atopica-atinge-mais-caes-que-humanos.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletCobra Criada

bulletPassaros noturnos

bulletTeia da aranha virgem

bulletA Lenda do Peixe Francês Validuaté

bulletFeliz pra cachorro



Dicas Veterinárias:

bulletCriação de cavalos: como iniciar?

bulletPancreatite canina

bulletOs segredos da catnip

bulletSete dicas para evitar acidentes entre cães e crianças pequenas

bulletA importância da escovação



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Tatiana Grillo
Eu atendo em domicílio em Sorocaba SP
(15) 3019 2101>

bullet Claudia Niemeyer (11) 77130407 claudia@veterinariaaves.com.br www.veterinariaaves.com.br>

bullet Daniel Zacharias Zago Médico Veterinário Clínica Geral e Reprodução Equina 11 82627922>

bullet Carlos Artur Lopes Leite é médicoveterinário graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Micologia Médica pela Carl von Ossietzky Universität (Alemanha). É também mestre em Medicina e Cirurgia Veterinárias pela UF>

bullet Fábio Brito do http://vida estilo.estadao.com.br/blogs/conversa de bicho/festa junina e pets diversao com seguranca/>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletAmor pra cachorro (year of the dog)

bulletPiranhas

bulletO cachorro que salvou o natal (the dog who saved christmas)

bulletQuigley - um cachorro pra lá de humano (quigley)

bulletCães de aluguel



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletPequenos passaros

bulletPasso, trote, galope - uma familia e seus cavalos

bulletA perigosa vida dos passarinhos pequenos

bulletOs segredos dos gatos tudo para entender e ensinar o seu companheiro

bulletCama de gato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos