Home Page > Notícias > Icnf tenta retirar raposa da zona de cabanas

Icnf tenta retirar raposa da zona de cabanas


A preocupação do instituto é capturar a raposa que parece estar com uma doença de pele e encaminhá-la para o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens.


LUSA DR


Foto


DR


O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) informou esta sexta-feira que está "preocupado" com uma raposa que tem sido vista na praia de Cabanas, em Tavira, estando a trabalhar para retirá-la do local e encaminhá-la para tratamento.


Depois de vários relatos e notícias que davam conta de avistamentos de uma raposa na praia algarvia, o ICNF emitiu esta sexta-feira um comunicado a esclarecer que lhe compete, "através do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve (DCNFALG), a gestão do património natural existente na área" do Parque Natural da Ria Formosa, onde as praias da freguesia de Cabanas se inserem.


"Nessa conformidade, também incumbe ao ICNF a gestão do património natural animal classificado como cinegético", matizou a mesma fonte, sublinhando ser esse o caso desta raposa, que parece estar com uma doença de pele.


O ICNF assegurou que no caso de "existirem prejuízos nas actividades humanas, ou perigo para a saúde pública e outros animais", pode legalmente obter "autorização especial" para controlo dos animais cinegéticos e até recorrer a "meios e processos excepcionais", embora não tenha referido quais.


 


"A situação da raposa que deambula dentro dos limites do Parque Natural da Ria Formosa, por apresentar um quadro de caquexia e de doença de pele, tanto quanto é possível observar a olho nu, preocupa o ICNF, enquanto entidade com as competências anteriormente referidas, onde se inclui especificamente a gestão do Parque Natural da Ria Formosa.


Mas o ICNF clarificou que a competência de saber qual é o estado de saúde do animal é da "Direcção Regional de Alimentação e Veterinária, através da Veterinária Municipal" de Tavira, e que "compete à Administração Regional de Saúde, através do delegado de saúde local, avaliar o risco existente" para a saúde pública.


O instituto assegurou que, "articulando competências, as várias entidades estão a envidar esforços para que o animal seja retirado do local" com recurso aos "meios e processos que forem entendidos necessários", e manifestou o desejo de que esse objectivo "se concretize o mais rapidamente possível, com as cautelas justificadas".


Quando a raposa for capturada, será "encaminhada para tratamento no quadro possível" no Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS), que funciona na Quinta de Marim, em Olhão, precisou o ICNF.



Fonte da Notícia: https://www.publico.pt/2017/10/13/local/noticia/icnf-tenta-retirar-raposa-da-zona-de-cabanas-em-tavira-1788846



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletPeixe Vivo Temas Diversos

bulletEsse tal de roque enrow

bulletOs três boiadeiros japoneses

bulletHomem aranha kuarto de empregada

bulletDança do bicho



Dicas Veterinárias:

bulletAlergia a animais domésticos: o que fazer?

bulletA proteina na alimentação dos equinos

bulletHipertensão arterial sistêmica em cães

bulletAdestramento Cão

bulletEnvenenamento por inseticida em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet LUIZA CERVENKA DE ASSIS http://emais.estadao.com.br/blogs/comportamento animal/morte e luto o que fazer quando o cachorrogato morre/>

bullet Roberta Basile. Médica Veterinária CRMV/SP 31852 http://www.equinocare.com.br>

bullet Marcelo Augusto Especialista em Reprodução Equina CRMV SP 16223 http://www.hippusgenesis.com.br/>

bullet Marne Campos
aquarismo online [aqol]
www.aquaonline.com.br>

bullet Marcelo Pardini  http://www.infohorse.com.br/2017/10/13/precificacao/>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO cavalo de ferro (the iron horse)

bulletO favor, o relógio e o peixe muito grande (the favour, the watch and the very big fish)

bulletO gato mais rico do mundo (the richest cat in the world)

bulletAs crônicas de nárnia - o leão, a feiticeira e o guarda-roupa

bulletMato sem cachorro



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletUm gato indiscreto e outros contos

bulletVida de cão

bulletAmazonas aguas, passaros, seres e milagres

bulletOs passaros e suas doencas

bulletO gato que tocava brahms

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos