Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Morte de macacos põe interior de sp em alerta

Compartilhe em suas redes sociais:

Morte de macacos põe interior de sp em alerta


Por Estadão Conteudo


Em


Cedoc/RAC


Em vários municípios do interior, a vacinação contra a doença foi retomada ou reforçada


ADVERTISING


Em pleno feriado desta quinta-feira, 12, equipes das pastas de saúde de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, no interior de São Paulo, estavam mobilizadas para vacinar a população contra a febre amarela.


Além de estar disponível nas unidades básicas de saúde, a vacina era levada para áreas rurais, à casa das famílias ainda não imunizadas.


Um aumento no número de casos positivos de macacos mortos com a doença colocou em alerta a Secretaria de Saúde do Estado. Em vários municípios do interior, a vacinação contra a doença foi retomada ou reforçada.


Em Jundiaí, este ano, dez macacos encontrados mortos tiveram a causa confirmada como a febre amarela. Outros 36 ainda aguardam o resultado de exames. Ao todo, 101 macacos foram achados mortos no município entre o ano passado e este. Não houve casos da doença em humanos, mas a circulação do vírus preocupa.


O maior número de mortes aconteceu no bairro Currupira, na zona rural, onde as equipes estão fazendo a vacinação de casa em casa Ao total, em Jundiaí, 80 mil pessoas foram vacinadas contra a doença. Quem não recebeu a vacina está sendo convocado a comparecer na unidade básica de saúde mais próxima.


Em razão do risco de febre amarela, a Festa das Crianças, nesta quinta-feira, 12, prevista inicialmente para ser realizada no Parque Currupira, no bairro onde os macacos morreram, foi transferida para o Parque da Uva, próximo da região central.


Em Louveira, 21 macacos foram mortos pelo vírus da febre amarela este ano. Equipes fizeram a vacinação nos bairros rurais que registraram morte. Na área urbana, a vacina está disponível em unidades de saúde. Em Ribeirão Preto, ao menos 113 macacos foram achados mortos este ano e a causa mais provável é a febre amarela. Postos oferecem a vacina de forma permanente.


De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, 1.354 macacos morreram este ano, com suspeita da doença, em 167 municípios - em 21 foi confirmada a circulação do vírus, constatado em 197 animais mortos. As mortes tinham praticamente cessado a partir de maio, mas voltaram a acontecer desde o início de setembro, principalmente na região de Campinas, onde já foram constatados 188 casos. O ressurgimento de casos levou à retomada na vacinação.


Em humanos, de janeiro à primeira quinzena de outubro, foram 129 casos suspeitos e 50 confirmados, segundo a pasta. Desses, 21 são autóctones e 29 importados. Nove casos autóctones evoluíram para óbito. Há ainda sete mortes em investigação. Dos importados, seis foram a óbito, totalizando 15 mortes no Estado.


O município de Amparo lidera o ranking com cinco casos e três óbitos. Monte Alegre do Sul teve quatro casos e um óbito. Américo Brasiliense teve dois casos autóctones e uma morte.



Fonte da Notícia: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2017/10/mundo/494963-morte-de-macacos-poe-interior-de-sp-em-alerta.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletModalidade equestre bulldogging ou steer wrestling

bulletFobia de pessoas

bulletHidratação garante saúde para cavalos na zona rural

bulletTricobenzoares o perigo das bolas de pelos

bulletO equitador e o lenhador


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet dra ayne murata hayashi
médica veterinária
crmv: 6378
campinas (19) 3294-3377,
valinhos (19) 3849-2522
são paulo (19) 9742-2665 aynemurata@ig.com.br

bullet Pet Care Hospital Veterinário de São Paulo (11) 3740 2152 (11) 3743 2142 Av. Giovanni Gronchi, 3001 São Paulo SP

bullet Cláudia Pizzolatto Lord CãoTreinamento de Cães BitCãoBrinquedos Inteligentes para o Treinamento do seu Cão www.lordcao.com www.bitcao.com.br

bullet Sérgio Alves, médico veterinário e gerente de vendas para pets da Alltech

bullet Juliane Seixas Juliane Seixas Website.: www.facebook.com/veterinariadrajulianeseixas Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Atua como plantonista na área clínica e cirurgica de animais de companhia CRMV: 11430 / PR Cont

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletChora viola / pagode em brasília / a coisa tá feia

bulletPeixe com Coco Clara Nunes

bulletComo um cão

bulletBurro P k ralho

bulletPassaro sem asas

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletO cachorro que salvou o natal (the dog who saved christmas)

bulletMoby dick

bulletO cachorro bombeiro (firehouse dog)

bulletBenji - um amigo especial

bulletO gato e o violino (the cat and the fiddle)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletA princesa e o sapo

bulletAves-simbolos dos estados brasileiros, as

bulletCachorro tem cada uma

bulletO gato e a revolução

bulletSucesso na criação de pássaros canários e periquitos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos