Home Page > Notícias > O que eu já aprendi no curso de medicina veterinária?

O que eu já aprendi no curso de medicina veterinária?


por Fernanda V. Flores em 05/10/17


Para começar, diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, os estudantes de Medicina Veterinária precisam aprender sobre uma infinidade de conteúdos e uma infinidade de matérias antes de fazer uma cirurgia ou fazer uma consulta!


E não é só da anatomia que precisa ter conhecimento não, viu? Vai muito além! No andamento do curso, nós precisamos relembrar as aulas de Química do Ensino Médio, de Biologia e a mais temida por muitos: A MATEMÁTICA! Sim, existe matemática no curso de Medicina Veterinária! Se você achou que ia se livrar dela em um curso da área da saúde, estava extremamente enganado.



No currículo de veterinária, há uma série de cadeiras e temas que nós pensamos: por que eu preciso aprender isto para ser um veterinário? E, lá na frente, o curso por si mesmo te responde esta pergunta!


Afinal, nada que se aprende na faculdade é inválido (e isto é um ponto importante para quem está pensando em entrar na faculdade, independentemente do curso escolhido), quase tudo que aprendemos lá algum dia voltará à tona em nossa rotina como profissionais. E eu digo "quase tudo" pois na veterinária as áreas de especialização são inúmeras e, em muitos dos casos, nós acabamos "não precisando" de algum conteúdo no futuro. Pois podemos exercer nossa profissão em clínicas ou até mesmo em indústrias, em que, no primeiro caso, o uso da anatomia e do pensamento clínico é essencial, e no segundo não há necessidade de se saber salvar uma vida ou ter experiência clínica. Entretanto, isso não quer dizer que não é importante se dedicar e estudar muito para adquirir todos os conhecimentos e conteúdos possíveis, pois nunca é demais.


 


 


 


Algumas das cadeiras do currículo de veterinária são as mais esperadas pelos alunos, pois são interessantíssimas e nos dão a sensação de já sermos veterinários. Uma delas é a aula de anatomia, que, apesar de ser no início do curso, já nos dá esta sensação. Esta é uma matéria muito valiosa da faculdade e de extrema importância ao decorrer do curso, pois ela é uma base para praticamente tudo que vier pela frente. Por esse motivo, na Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) a cadeira de anatomia está já no primeiro e no segundo semestre e que se chama "Corpo Animal".


 


 


Essa matéria começa no primeiro semestre com aulas práticas e teóricas sobre osteologia (que é o estudo dos ossos e, particularmente, um dos meus conteúdos favoritos até agora), sobre músculos, veias, artérias e muitas aulas falando sobre células e mais células (fica a dica: elas vão te acompanhar pelo curso todo)! Essa cadeira termina no segundo semestre, em que nós aprendemos sobre os órgãos, suas localizações, uma base de suas funções e vários outros conteúdos.


Particularmente, ainda sonho com as aulas de clínica (em que poderei começar a colocar meu conhecimento em prática). Sei que elas serão de grande dificuldade, mas é isso que eu quero para a minha vida! Afinal, há sempre há algo de novo para se aprender no curso de Medicina Veterinária.



Fonte da Notícia: https://querobolsa.com.br/revista/o-que-eu-ja-aprendi-no-curso-de-medicina-veterinaria-uniritter



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletUrsinho Pimpão

bulletFalso brilhante

bulletBoi bumbá

bulletO galo é o dono dos ovos sérgio godinho

bulletCão



Dicas Veterinárias:

bulletFebre maculosa em cães

bulletReprodutivas anormalidades genéticas em cães

bulletPrimeiro banho no filhote passo a passo e dicas para cão adulto

bulletComo proteger os móveis de arranh?es

bulletComo escolher acessórios para passear com seu cão



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Eduardo Lobo, 11 973119698, Rua Lomas Valentinas 358 saude SP, eduardolobo.vet@gmail.com, http://www.equilibriumcursos.com.br , http://www.Facebook.com/Equilibriumvet >

bullet Antonio Roberto Bacila é médicoveterinário, diretor técnico e presidente da Organnact Saúde Animal.>

bullet Marina Milos http://www.geocities.com/RainForest/6327/pag2.htm>

bullet Samantha Brasil
antropóloga criadora de labrador e yorkshire
www.canilalfakitnet canilalfa@globocom
(21) 3367 - 3247 / 3366 - 3900 / 8808 - 3001
ilha do governador - rio de janeiro>

bullet Israel M. BleichDiretor Técnico do Laboratório CEPAV Tecnologia em Saúde AnimalR. Tanabí, 185 S?o Paulo SP BRASILCEP05002010 Fone/Fax (011) 38729553email: info@cepav.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletFamoso pra cachorro (in the doghouse)

bulletAs nove vidas de fritz - o gato (the nine lives of fritz the cat)

bulletNo olho do gato (dans l oeil du chat)

bulletUm peixe chamado wanda (a fish called wanda)

bulletUm peixe fora d água (mr baseball)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCachorro magro

bulletO estranho caso do cachorro morto

bulletA arca de noé

bulletCama de gato

bulletMais que um leao por dia

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos