Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Coquetel impede replicação do zika em testes com macacos

Compartilhe em suas redes sociais:

Coquetel impede replicação do zika em testes com macacos


 


Coquetel


Coquetel deve ficar pronto para ser comercializado em três anosBBC Brasil


Cientistas brasileiros e americanos criaram um coquetel com anticorpos monoclonais (produzidos em laboratório) que, em testes com macacos, conseguiram impedir em até 100% a replicação do vírus zika.


O coquetel deve estar pronto para ser comercializado em larga escala daqui dois a três anos, muito provavelmente antes que seja criada uma vacina contra o zika. Os próximos passos serão a administração do coquetel em primatas gestantes e, na fase seguinte, em humanos.


O tratamento foi criado durante pesquisa liderada por cientistas americanos em parceria com o IOC/Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz) e com a USP (Universidade de São Paulo) e divulgada em artigo publicado nesta quarta-feira, 4, pela revista científica Science Translational Medicine, afirmou o imunologista David Watkins, da Universidade de Miami, líder do estudo.


— O método é altamente promissor para a prevenção de más-formações congênitas e efeitos adversos em olhos e membros, uma vez que o coquetel de anticorpos monoclonais poderia ser administrado em gestantes e prevenir a infecção do feto.


O chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do IOC e também autora do estudo, Myrna Bonaldo, completou:


— O trabalho apresenta um importante passo para o desenvolvimento de uma terapia de ação preventiva contra o zika.


Para identificar os anticorpos com maior potencial contra o zika, primeiro foi coletado sangue de um indivíduo na fase aguda da doença. Células produtoras de anticorpos foram identificadas e delas foram extraídos, isolados e purificados 91 anticorpos. Durante testes in vitro foram selecionados os três que apresentaram as mais altas taxas de neutralização do vírus: os anticorpos monoclonais chamados SMZAb1, SMZAb2 e SMZAb5.


Esses anticorpos foram administrados em um grupo de quatro macacos Rhesus. No dia seguinte, os quatro primatas foram inoculados com o vírus zika isolado em 2016, por Myrna e sua equipe, de uma paciente do Rio de Janeiro, afirmou Watkins.


— Para este estudo, utilizamos o vírus que estava circulando no continente e causando uma emergência sanitária internacional. Este fato dá mais precisão aos resultados.


 


Para comparação, outros quatro animais receberam a inoculação do vírus após a administração de um placebo, com outros anticorpos que não têm ação contra o zika.


Para acompanhar o impacto dos anticorpos durante os testes, amostras de sangue dos primatas foram coletadas aos 2, 3, 7, 14 e 21 dias após a infecção e submetidas à técnica de RT-PCR em tempo real, capaz de detectar e quantificar o material genético do vírus presente nas amostras. Os resultados evidenciaram que os anticorpos monoclonais específicos para zika foram capazes de evitar, em até 100%, a replicação do vírus nos quatro macacos que receberam o coquetel.


— Enquanto isso, no grupo que recebeu o coquetel placebo, observamos que todos os animais apresentaram alta taxa de infecção por zika.


Os cientistas também aplicaram testes para detectar a ocorrência de moléculas específicas de defesa do corpo, produzidas em contato com algum tipo de microrganismo invasor. Testes sorológicos, aplicados 14 e 21 dias após a infecção, não evidenciaram no grupo que recebeu os anticorpos contra o zika nenhuma resposta específica contra a proteína NS1, produzida em casos de infecção pelo vírus, explicou Myrna.


— Se a taxa de produção do antígeno NS1 foi nula, é sinal de que o zika não conseguiu se replicar no organismo e invadir as celular dos animais. Este resultado evidencia que o zika foi completamente neutralizado pelo coquetel de anticorpos monoclonais. No campo científico, denominamos isso de proteção esterilizante, isto é, quando a resposta imune bloqueia totalmente a infecção pelo patógeno.


Testes adicionais mostraram que os anticorpos monoclonais permaneceram ativos e em altas concentrações por quase seis meses no organismo dos primatas, disse Watkins


— O coquetel poderia ser recomendado em casos de surtos da doença a gestantes, profissionais de saúde e demais indivíduos que precisem estar ou ir até as áreas endêmicas. Com uma dose única, esses grupos estariam protegidos contra o zika. Para as mulheres grávidas, a administração do coquetel teria um ganho extra, uma vez que poderiam seguir a gestação de modo tranquilo.


Já prevendo uma possível ocorrência de reação adversa do sistema imunológico em caso de infecção por dengue, que é da mesma família do zika, os especialistas realizaram modificações na estrutura genética dos anticorpos por pessoas com histórico de infecção por dengue. A descoberta está com pedido de patente depositado nos Estados Unidos.



Fonte da Notícia: http://noticias.r7.com/saude/coquetel-impede-replicacao-do-zika-em-testes-com-macacos-05102017



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletConheça a doga yoga para cachorros

bulletPerigo em casa - veneno

bulletTosse do canil

bulletCuidados do peixe palhaço

bulletCuidados com a cadela gestante


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Jacqueline R. F. Cremoneze profissão: Médica Veteriária CRMVSP21312 Sou médica veterinária formada pela Faculdade de Jaguariúna em junho 2006, e minha dedicação com as aves começou no ano de 2003. Devido a isso, presto apoio a todos os interess

bullet Rita Ericson http://bichosaudavel.com/anestesia-em- caes-e-gatos/

bullet ana cláudia de souza andrade gatil gatto dimaili rua tarobá,95 - jdmaria luiza - cascavel, pr fones: (45)222-8797/9965-9935

bullet Revista Pequenos Cães Grandes Amigos Edição 29 Abril/Maio2010.

bullet Sérgio Alves, médico veterinário e gerente de vendas para pets da Alltech

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletVaca estrela e boi fubá

bulletCanario prisioneiro

bulletAos filhos de peixes

bulletSerpente - chiko queiroga

bulletCruz de tecido

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletMadagascar iii

bulletO cavalo de ferro (the iron horse)

bulletUma dupla quase perfeita

bulletAir bud: world pup

bulletVinte mil léguas submarinas


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletPassaros sao eternos, os

bulletO cachorro e o lobo

bulletGato viriato

bulletSucesso na criação de pássaros canários e periquitos

bulletUm gato entre os pombos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos