Home Page > Notícias > Cavalo do ano da anca, smart shorty só dá alegrias ao seu dono!

Cavalo do ano da anca, smart shorty só dá alegrias ao seu dono!


src=


“Ele me levou de anos de sonhos em disputar um lugar no pódio para uma realidade quase constante em estar entre os primeiros”


Quando o cavalo vira um melhor amigo e você ama e cuida como se fosse um filho, os momentos vividos tornam-se inesquecíveis. Não é só com Rodrigo Sepúlveda Sandoval que isso acontece. O amor ao cavalo é uma constante com todos que escolheram viver com eles ou para eles. Dono do Smart Shorty, Cavalo do Ano da ANCA na temporada 2013/2014, Rodrigo tem brilho no olhar ao falar do seu ‘amigo’.


Entre os títulos de Smart Shorty, além de Cavalo do Ano, Campeão potro do Futuro ABQM, Reservado Campeão Super Stakes ANCA 2013, 5º lugar no 4º Potro do Futuro ABTCA, Campeão Paulista Aberta Júnior 2013/2014, Campeão Sul-mato-grossense Aberta Classic 2015/2016, Campeão Interestadual Amador 2016/2017, Reservado Campeão  SulMatogrossense Amador 2015/2016, Reservado Campeão  SulMatogrossense Amador 2016/2017, 3º Lugar Derby Classic ANCA Amador 2015, entre outros.


“Meu primeiro animal – Tiger Woods – teve com uma doença (Bambeira) que o impossibilitava de competir, então dei uma desanimada, mas continuava acompanhado algumas provas. Em 2015, quis voltar para Apartação, sentia saudade das competições e do ambiente do cavalo com os amigos, então passei a procurar um animal de prova, já treinado e de preferência castrado. Falando com amigos e, principalmente, com os Mussolinis, surgiu os nomes de dois animais da Fazenda Barrinha, o CD NU Rey e o Smart Shorty. O Smart era um ano mais velho e, naquele ano, não estava indo muito em provas, e o CD estava em campanha. Uma dúvida grande, pois tratava-se de dois animais para levar para prova no dia seguinte, se fosse o caso. Observei os dois e, após montar, fiz uma oferta ao Armando Costa pelo Smart. Estava de volta a Apartação!”


src=


Rodrigo Sandoval e Smart Shorty. Foto: Adilson Silva


O Smart tinha sido Cavalo do Ano e seu desempenho como atleta era indiscutível. O fato dele ser castrado também foi levado em conta na decisão e compra, já que, segundo Rodrigo, facilita o manejo e até mesmo o foco no trabalho. “Para quem busca um animal de prova é essencial”. Os primeiros contatos com Smart foram tranquilos. “Ele éi um animal muito fácil de montar, me adaptei rápido à maneira de montá-lo. Só dá um pouco de trabalho no aquecimento, pois sempre teve muita disposição, mas ai eu tenho ajuda do Glauber, Neno e Sergião! A opinião do treinador pesou também na decisão. Não tinha muito contato com o Aroldo, mas confiei nele e deu certo!”


As habilidades como competir são perceptíveis para quem conhece o cavalo, já o viu em provas e acompanha seus resultados. “Ele é um cavalão, alto e comprido, brinco que parece uma barca. Mas a morfologia dele não é das mais providas para um esporte que exige muito das pernas e mãos do animal, só que o Smart se achou e do seu jeito ele certa o boi com uma inteligência.”


Ele foi treinado desde o início pelo Aroldo Marcelino, que ainda é o seu treinador. Outra dúvida para Rodrigo era o local que o CT Aroldo está. Araçatuba fica a cinco horas de viagem da casa dele e podia ser um complicador para estar sempre perto, treinando. “O Aroldo e a família dele são sensacionais, formamos uma relação de amizade muito boa. Passei muitos fins de semanas, feriados e até mesmo carnaval no CT do Aroldo. Além de me dedicar aos treinamentos, fazemos muito churrasco (risos).”


A primeira prova de Rodrigo com Smart já mostrou que eles estavam destinados um para o outro! Ele havia acabado de comprá-lo e tinha montado apenas uma vez na bandeira. “Era um Derby e como fiz a inscrição de última hora, fui o último da bateria. Ficamos em terceiro lugar.


src=


Aroldo e Smart. Foto: Roberto Mattos


Depois disso, foi um sequência de boas de provas, ganhei etapas do paulista e sul-mato-grossense, fiz final de campeonato nacional, dois anos consecutivos fiquei em quarto lugar. O Smart Shorty me levou de anos de sonhos em disputar um lugar no pódio para uma realidade quase constante em estar entre os primeiros. Na verdade, ele ultrapassou minhas expectativas. Não pensei que iríamos tão longe! Graças a Deus, tínhamos um caminho!”


Falando em genética, seu pai foi pouco aproveitado e agora falecido. Mas sua mãe é uma das principais matrizes do Brasil, tendo produzido diversos campeões. Ela tem dois filhos como cavalo do ano, incluindo o Smart Shorty. “Tenho, em sociedade, duas irmãs do Smart Shorty. Uma Fat Tony e outra Boonsmal To You, com a mesma a Shorty Be Sweet. Apostamos na genética comprovada desta matriz.


Para os próximos anos, o plano é caminhar para a aposentadoria. “Afinal, eu devo muito a ele!” Rodrigo finaliza contando que vão diminuir o ritmo de provas na Apartação e, de repente, experimentar outras modalidades, como Ranch Sorting. Mas sem a pressão do resultado. Quer poder chegar no fim de semana, pegar estrada até Araçatuba e curtir o seu amigo, se divertir juntos.


Por Luciana Omena
Foto principal: crédito Roberto Mattos



Fonte da Notícia: https://cavalus.com.br/modalidades/apartacao/cavalo-do-ano-da-anca-smart-shorty-so-da-alegrias-ao-seu-dono



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletPaga pau

bulletÊ boi

bulletVida de cachorro

bulletTrocando em miúdos

bulletNegro gato - roberto carlos



Dicas Veterinárias:

bulletPlaquinhas de identicação para pets

bulletO que um cachorro precisa para ser feliz?

bullet5 ideias para seu pet shop vender mais mesmo em tempos de crise 17/10/2016/0 comments/em estratégias de negócios /por vetus

bulletA hora do passeio

bulletQuiropraxia veterinária



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Juliane Seixas Juliane Seixas Website.: www.facebook.com/veterinariadrajulianeseixas Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Atua como plantonista na área clínica e cirurgica de animais de companhia CRMV: 11430 / PR Cont>

bullet Vanessa Castro Pesquisador Científico Laboratório de Doenças Bacterianas da Reprodução castro@biologico.sp.gov.br>

bullet Helena Monkevic Casarin clinica veterinária Julius 19 996242435 Av. José Pancetti 887 Jd. Aurelia , Campinas/SP>

bullet Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco Medico Veterinário atuante em odontologia eqüina. Cel. (11) 9814 6666 E mail: ciromedvet@ig.com.br>

bullet Paola Christina Ferreira Carneiro Médica Veterinária CRMVSP 8145 Dermatologia e Terapeuta Floral MASTERVET Clínica Veterinária Av. Ângelo Sim?es,1135, Jd. Leonor , Campinas , SP Fone: (19) 32345363 ou 33843323 >



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletRio

bulletO favor, o relógio e o peixe muito grande (the favour, the watch and the very big fish)

bulletO gato preto (the black cat)

bulletMamãe virei um peixe (hjælp, jeg er en fisk)

bulletComo cães e gatos (cats e dogs)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO estranho caso do cachorro morto

bulletPasso, trote, galope - uma familia e seus cavalos

bulletO selo da agonia - livro dos cavalos

bulletUm gato entre os pombos

bulletAves-simbolos dos estados brasileiros, as

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos