Home Page > Notícias > Dono de cavalo é responsabilizado por acidente que matou jóquei

Dono de cavalo é responsabilizado por acidente que matou jóquei


A decisão do TST que rejeitou embargo manteve a responsabilidade subsidiária do Jockey Clube do Paraná


POR REDAÇÃO GLOBO RURAL


criacao_cavalo_jockeyAcidente ocorreu quando no trajeto para a pista de corrida, o cavalo empinou, virou de costas, derrubou o cavaleiro e caiu sobre ele (Foto: Valdemir Cunha/Ed. Globo)


O proprietário de um cavalo de corrida foi responsabilizado pelo acidente, ocorrido em 1988, que vitimou um jóquei nas dependências do Jockey Club do Paraná. A Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou recurso de embargos do proprietário e manteve sua responsabilidade pelo acidente e a obrigação de indenizar os familiares do trabalhador morto por danos morais em R$ 100 mil, mais pensão mensal a título de danos materiais. A decisão manteve também a responsabilidade subsidiária do Jockey Club.


Os herdeiros do jóquei narram que ele foi contratado para trabalhar nas dependências do Jockey Club e destacado para domar um dos cavalos de corrida, chamado “Grand Max”, de propriedade particular. O acidente ocorreu quando no trajeto para a pista de corrida, o cavalo empinou, virou de costas, derrubou o cavaleiro e caiu sobre ele. Levado para o hospital, o trabalhador morreu 14 dias depois. Seus familiares pediam a responsabilização solidária do Jockey Club e do proprietário do cavalo pelo acidente e o pagamento de reparação por danos morais e materiais no valor de R$ 600 mil.


O juízo de primeiro grau julgou improcedente o pedido, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) reformou a sentença e deferiu a indenização, condenando subsidiariamente o clube. Para o TRT, a atividade de domar cavalo, principalmente os de nível para um Jockey Club, “não é tarefa para qualquer um e, de qualquer forma, é necessária experiência para a função, preparo e meios”.


O proprietário do animal, no recurso ao TST, reiterou sua defesa no sentido de que não contratou diretamente o jóquei e, portanto, não deveria ser responsabilizado pelo ocorrido. O recurso foi examinado inicialmente pela Sétima Turma, que manteve a condenação. A Turma destacou que o TRT assinalou expressamente que a doma do animal não estava entre as atividades inerentes ao jóquei quando da sua contratação, e ressalta que era do proprietário a obrigação de comprovar que a atividade foi cercada de todas as cautelas necessárias para evitar acidentes.


Em relação ao recurso do Jockey Club, a Turma registrou que o Regional entendeu como de risco a atividade do jóquei, considerando que aqueles que lidam com animais estão submetidos a uma probabilidade maior de danos por conta da imprevisibilidade do seu comportamento, imposta por fatores sobre os quais, por mais habilidade ou experiência na função, o homem não detém controle. Assim, se o clube permitiu ou mesmo determinou que o jóquei domasse o animal, assumiu o risco por essa atitude.


A decisão foi por maioria. Ficaram vencidos os ministros João Oreste Dalazen, Ives Gandra Martins Filho e Guilherme Caputo Bastos que davam provimento ao recurso para excluir a responsabilidade e, por conseguinte, a condenação por danos morais e materiais.



Fonte da Notícia: http://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2017/10/dono-de-cavalo-e-responsabilizado-por-acidente-que-matou-joquei.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletOlho de peixe

bulletO voo do hamster

bulletBicharada

bulletCanção da falsa tartaruga adriana calcanhotto

bulletCrocodilo



Dicas Veterinárias:

bulletPreciso de um pasto novo!

bulletDescubra tudo sobre o câncer de útero em cadelas

bulletO que os cães devem comer

bulletEnvenenamento por cogumelos em cães

bulletLeve seu animal ao dentista regularmente



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Heloísa Helena Amaro>

bullet Douglas Frigo
crmv 15675
ki canário pet complex http://www.kicanario.com.br>

bullet Centro de Pesquisas Hospital Evandro Chagas Departamento de Doenças Infecciosas Serviço de Zoonoses Serviço de Dermatologia Infecciosa
http://www.inpa.com.br>

bullet Gabriela Rodrigues Zootecnista, trabalho com nutrição animal e consultoria. (013)99192 3249 @gabriela.zootecnista Facebook: Gabriela Rodrigues Zootecnista>

bullet Mariana LageMarques Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Sócia Fundadora ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária), 2002. Faço atendimento odontológico móvel. >



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO pássaro das plumas de cristal (l uccello dalle piume di cristallo)

bulletGatos numa roubada (tomcats)

bulletMadagascar ii

bulletBenji - o filme

bulletUma cilada para roger rabbit



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCachorro magro

bulletVira-lata? não! também sou cachorro

bulletPasso, trote, galope - uma familia e seus cavalos

bulletLivro de banho galinha pintadinha

bulletLivro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos