Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Pet terapia muda a vida de pacientes carentes

Compartilhe em suas redes sociais:

Pet terapia muda a vida de pacientes carentes


Já ouviu falar em Pet Terapia? E com répteis? Os animais realmente têm se apresentado como o melhor amigo do homem, o ditado tem sido levado ao 'pé da letra'. A cada dia é mais comum que os pets colaborem para a recuperação de pacientes dos mais variados casos clínicos, ajudando o ser humano a cuidar de sua saúde e  lidar com suas limitações.

Nomeada cientificamente como Terapia Assistida por Animais (TAA), o método consiste em tratamentos, onde um animal é co-terapeuta. Em parceria com  profissionais da área da saúde auxilia o paciente a atingir resultados em diferentes tipos de tratamentos, sejam eles, físicos, psicológicos ou cognitivos.

A Walking Equoterapia, uma Associação sem fins lucrativos, localizada em Interlagos (SP), está disponibilizando mais este tipo de tratamento.  "Realizamos a Equoterapia (terapia com cavalos) em centenas de praticantes carentes, agora iniciamos as atividades da Pet Terapia, na qual trabalhamos com  caninos, roedores, aves  e répteis, na reabilitação de diversos pacientes, desde  AVE (acidente vascular encefálico) ,  espectros do autismo, síndromes, encefalopatias crônicas não progressivas, distúrbios psiquiátricos, estresse,  dentre outros, acrescenta a fonoaudióloga e coordenadora da Walking Equoterapia, Andrea Ribeiro.

Indicação da Pet Terapia

"Na Pet Terapia o animal ajuda diretamente no tratamento de pessoas com deficiência visual, auditiva, síndromes diversas, deficiência intelectual, psicoses, autismo, depressão, estresse, distúrbios e dificuldades de aprendizagem, atraso na aquisição e desenvolvimento de fala, dentre outros, fazendo parte do processo da evolução clínica e/ou reabilitação de forma lúdica, tendo como foco o bem-estar e crescimento do ser humano, atuando como fiéis companheiros e importantes mediadores e facilitadores no tratamento de pessoas que passam por reabilitações físicas, emocionais e sociais",  ressalta a psicóloga, pet terapeuta e equoterapeuta da Walking Equoterapia, Daniela Gatti.

O método é tão eficiente que em renomados hospitais como Israelita Albert Einstein, em São Paulo, a entrada dos Pets é liberada desde o ano de 2009, desde que autorizado pelo médico responsável de cada paciente. "Qualquer paciente pode ser beneficiado, cada caso é analisado por toda equipe interdisciplinar juntamente com o médico, observa a psicóloga Daniela Gatti. Alguns tipos de patologias e quadros clínicos têm um resultados já comprovados, como a melhora na socialização de autistas, melhora na autoconfiança, autoestima e autoimagem de pacientes com distúrbios comportamentais e emocionais, avanço na preservação da memória, principalmente no Mal de Alzheimer, na evolução de paralisias motoras em idosos por conta de AVC.


Há  animais certos para a pet terapia?

Nem todo animal nasceu para ser um terapeuta. De acordo com a coordenadora da Walking Equoterapia, Andrea Ribeiro, o animal precisa ser tranquilo, ter  personalidade dócil,  para que as pessoas possam abraçar, beijar e apertar, sem que ele reaja. Os animais mais comumente usados são os cães e os cavalos, que no geral tem um temperamento mais dócil, porém  gatos, jabutis, coelhos e aves também podem e são usados nesse tipo de terapia. Até mesmo botos, cobras e aranhas, animais bem mais exóticos, são terapeutas.

Como funciona

Realizada semanalmente, a Pet Terapia coloca o paciente em contato direto com o animal, por meio de toques, carícias, cuidados, exercícios terapêuticos, o que estimula o desenvolvimento global da pessoa como um todo, refinando os 5 sentidos.

Os interessados devem agendar uma avaliação gratuita para indicação da terapia adequada na Associação que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Uma das formas da Walking Equoterapia proporcionar cerca de 70% do atendimento a crianças carentes, é através de seus mantenedores (padrinhos), que contribuem mensalmente para essa causa. Além disso, 30% deste trabalho é direcionado a pacientes que podem arcar com o custo do tratamento, permitindo assim, que a Walking Equoterapia mantenha seus custos com os animais e com toda infraestrutura local.

“A Pet Terapia é um trabalho multidisciplinar, no qual todos profissionais estão habilitados a desenvolver esta atividade terapêutica. A equipe é composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, instrutor de equitação, psicólogo, pedagoga e psicopedagoga, além de um médico responsável pelo centro de equoterapia. Nosso objetivo é oferecer, por meio da Pet Terapia, melhor qualidade de vida, bem como a inclusão social. Além da terapia, aproximamos as famílias e propiciamos aos praticantes um ambiente de lazer”, acrescenta Andrea.

Os interessados em conhecer o programa podem procurar a entidade, por meio do telefone (11) 5667-7733. Mais informações no site www.equoterapiawalking.com.br

Sobre a Walking Equoterapia

A Walking Equoterapia é mantida pela Associação dos Cavaleiros da Guarapiranga e Adjacências, fundada em 1999, com sede em Interlargos, São Paulo. Legalmente registrada como Pessoa Jurídica de Direito Privado atua sem fins econômicos e de caráter filantrópico. A Equoterapia com pacientes carentes está entre suas principais atividades. Mais informações no site www.equoterapiawalking.com.br

Informações para a imprensa:

E-Mídia Comunicação & Marketing

Paloma Oliveira
paloma@emidiacomunicacao.com.br
tel.: (11) 2538-4316 ou (11) 99521-0819

Karina Almeida
karina@emidiacomunicacao.com.br
tel.: (11) 2538-4316 ou (11)99529-3644



Fonte da Notícia: E-Mídia Comunicação



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletOs benefícios da vida no campo para criancas

bulletTreinamento básico do yorkshire

bulletViajando com seu cão

bulletCães precisam de exercícios

bulletWolff parkinson white em cães


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet André Barreto www.andrebarreto.com 1150936244 / 25037333

bullet Marco Antonio Gioso FMVZ USP

bullet GAAR CAMPINAS http://www.gaarcampinas.org.br

bullet Janaína Biotto, médica veterinária e diretora do Vila Chico Pet Hotel www.vilachicopethotel.com.br.

bullet Centro de Pesquisas Hospital Evandro Chagas Departamento de Doenças Infecciosas Serviço de Zoonoses Serviço de Dermatologia Infecciosa
http://www.inpa.com.br

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletVoa, canarinho, voa

bulletGita

bulletReidosratos

bulletGato pensa? Adriana Calcanhotto

bulletTimidez

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletO cavalo amarelo (marple: the pale horse)

bulletMadagascar ii

bulletBirdman

bulletBatman (1966)

bullet


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletVira-lata? não! também sou cachorro

bulletNo meu peito não cabem pássaros

bulletCama de gato

bulletUm gato indiscreto e outros contos

bulletCrianca, cachorro que fala!

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos