Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Como amenizar o medo dos fogos de artifício

Compartilhe em suas redes sociais:

Como amenizar o medo dos fogos de artifício


A virada do ano pode ser um tormento para quem tem crianças novinhas e pets em casa. Os fogos assustam e até causam traumas. Saiba como manter a calmaria durante as festas


Como


179


  •  

  •  

  •  

  •  


Chega o fim de ano e, com ele, uma preocupação: como fazer os pequenos não se assustarem com os barulhos dos fogos de artifícios?


Veja também: Papai Noel: chegou a hora da verdade?


Bebês e até crianças um pouco mais velhas nem sempre aceitam o barulho numa boa, o que também acontece com animais. Aí, a melhor alternativa é estar preparada para acalmar o chororô e amenizar sustos.


Verdade é que, se a criança for mais velha, com seus 3 ou 4 anos, elas vão se assustar menos se os pais explicarem a causa da barulheira. Nessas horas, é importante dar conotação positiva aos ruídos. “Devem passar calma aos filhos e explicar que nada de mal vai acontecer a eles. Se eles ficarem tensos, a criança sente e pode ficar mais amedrontada pela reação dos pais, e não pelos fogos em si”, revela a psicóloga Cecília Zylberstajn, de São Paulo.


Se a criança já teve uma vivência negativa ou até mesmo um trauma em relação aos fogos, os pais devem respeitar. “Cabe aos adultos entenderem que sentir medo é uma reação normal do ser humano e as crianças precisam aprender a lidar com isso”, complementa a especialista. E nunca se esqueça de acalmá-las com palavras.


Caso a criança já esteja traumatizada e fica receosa quando a data se aproxima, mostrar vídeos de fogos de artíficios pode ajudar na preparação.


Bebês assustados, pais ao lado


Já para os bebês que vão comemorar sua primeira virada, o que vale é o acolhimento. A psicóloga explica que, quanto mais novos, mais conectados eles são com os pais e, por isso, os responsáveis devem estar por perto para ampará-los, se necessário.


Se o bebê já estiver dormindo quando começarem os barulhos, melhor vedar ao máximo o quarto e o local em que ele se encontra, para que não acorde assustado. “E fiquem próximos para socorrer, caso acorde. Os fogos de artifícios não traumatizam por si só, mas a demora para acolher o bebê assustado, sim”, explica Cecília.


Pets também sofrem com fogos de artíficios


Talvez essa época do ano seja mais preocupante para o seu pet do que para os filhos. “A audição deles é muito mais aguçada do que a nossa, então os barulhos têm efeito muito maior”, explica Fernanda Fragata, diretora do Hospital Veterinário Sena Madureira.  


Alguns animais não se importam, mas outros ficam estressados com tamanho barulho. Uma dica é comprar protetores auriculares e colocar na tarde que antecede os fogos para os animais se acostumarem.


No momento dos fogos, a orientação é deixar os animais mais arredios em um lugar calmo, livre de objetos que ele possa se esconder debaixo e com um pedaço de roupa com o cheiro do dono. Se a situação for muito crítica, a sedação nunca é indicada, mas existem remédios homeopáticos que amenizam o nervosismo do bicho.



http://disneybabble.uol.com.br/br/comemorar/datas especiais/como amenizar o medo dos fogos de artif%C3%ADcio

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletFilha do mar

bulletAdmirável gado novo

bulletSai cachorro charanga e chará

bulletDesce do cavalo

bulletMeus Gatos



Dicas Veterinárias:

bulletMormo ou Lamparão

bulletEspasmo das patas traseiras em cães

bulletMastite em animais

bulletDicas para cuidar dos pets em dias quentes

bulletMeu animal sara mas volta a aprensentar fungos (dermatofitose)



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet >

bullet por Priscila Pinheiro - Pet Sitter

 

Bicho Feliz Pet Sitter

Site: https://sites.google.com/site/bichofelizpetsittercotiasp/

Whatsapp e celular: (11) 98586-9212

Twitter: @bichofelizps

>

bullet Aquarium Lab http://aquariumlab.com.br>

bullet Dra Renata Avancini Médica veterinária, formada pela Universidade de Santo Amaro em 2007. Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), em 2009 e 2012 respectivamente. Graduada em 2014 no Curso de Especialização em Produção e Sanidade de Animais de Biotério pela FMVZ USP. Experi?ncia em clínica geral, medicina regenerativa, biotecnologia com concentração em células tronco e experi?ncia em doc?ncia na disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos. Professora de Anatomia Veterinária da Faculdade das Metropolitanas Unidas (FMU) e na Universidade Paulista (UNIP). Médica veterinária na CURAVET. Contato: contato@curavet.com.br>

bullet Eng Agrônomo André Fabbrocini Gonçalves, atua na área de manejo de pastagem, segurança dos animais, nutrição, desenvolvimento de projetos http://www.andrefabbrocini.com.br/ (11) 93829722 e (11) 77435504 e nextel 96*40594>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO pássaro das plumas de cristal (l uccello dalle piume di cristallo)

bulletUma cilada para roger rabbit

bulletA lenda do homem crocodilo (the legend of gator face)

bulletO cachorro bombeiro (firehouse dog)

bulletMadagascar iii



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletNosso planeta verde - 100 ótimas propostas para trabalhar na educação infantil

bulletO selo da agonia - livro dos cavalos

bullet4 vidas de um cachorro

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletO gato que tocava brahms

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos