Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > efeito pet?: como os animais de companhia podem influenciar nossa saúde?

Compartilhe em suas redes sociais:

efeito pet?: como os animais de companhia podem influenciar nossa saúde?




Data: 09 de set de 2014. | Blog


caohomem


As pessoas mantêm animais de estimação para companhia, recreação e proteção – e não especificamente para melhorar sua saúde. Entretanto, muitos dados científicos apoiam a ideia de que animais de companhia podem melhorar a qualidade geral de vida, incluindo a saúde física, social e psicológica das pessoas. Esse fenômeno foi descrito como “efeito pet”.


A posse de um animal de estimação pode ter implicações para o sistema de cuidados com a saúde e nos gastos públicos, já que a melhora na saúde e no bem-estar associados com a posse de um cão mostrou reduzir o uso de serviços de cuidados com a saúde. Até hoje, pouco foi discutido sobre o papel que animais de companhia podem ter em cuidados primários e na promoção de saúde.


Apesar de a maioria dos estudos reportar melhoras pequenas e moderadas, vários estudos não conseguiram reportar nenhuma relação entre o proprietário do animal e sua saúde. Dessa forma, embora possa-se concluir que os animais são bons para muitas pessoas e podem contribuir para melhorar sua qualidade de vida, há uma falta de evidências conclusivas sugerindo que os proprietários de animais de estimação como um grupo são mais saudáveis, felizes ou vivem mais do que os que não têm animais de estimação.


Além disso, muitos estudos que avaliam a influência dos animais de estimação na saúde humana usam amostras pequenas, de grupos específicos da população, falham em considerar ou controlar variáveis que podem confundir, como idade, gênero, status socioeconômico, número de crianças e animais, não consideram o tempo gasto com cada animal ou simplesmente focam no fato de possuir um animal. Entretanto, qualquer benefício relacionado à saúde provavelmente ocorre com o cuidado direto com o animal, ou seja, individualmente.


Animais de companhia oferecem uma série de benefícios associados à saúde, incluindo melhoras na saúde geral e bem-estar psicológico, que são importantes considerando a maior expectativa de vida e a prevalência de doenças crônicas na população.


Esses benefícios podem ser classificados em três categorias:


1) Saúde física, facilitando melhoras na saúde cardiovascular e desempenho físico (particularmente para proprietários de cães que exercitam o animal) e sistema imune humano.


2) Saúde psicológica, incluindo a capacidade dos animais de auxiliarem profissionais durante trabalhos terapêuticos (“terapia assistida por animais”), tendo um importante papel no desenvolvimento da criança e fornecendo benefícios para a saúde psicológica.


3) Saúde social, devido ao papel que os animais de estimação podem ter como facilitadores sociais.



Contatos dos Autores:
http://www.blacktievet.com.br/?p=197



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletAnimais de estimação ajudam crianças a desenvolver habilidades sociais e emocionais

bulletFesta junina e pets: diversão com segurança

bulletComo lidar com cães no cio

bulletSaiba 10 dicas para atrair pássaros para seu quintal

bulletO seu gato precisa arranhar


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet André Galvão Cintra, MV, Prof. Esp. CRMV SP 6765 VicePresidente ABCC Bretão. email: andre@vongold.com.br. Site: www.vongold.com.br

bullet Adriana Morales Médica Veterinária CRMV: 6467 Membro do Colégio Brasileiro de Oftamologia Veterinária. Avenida 11 de Agosto, 1693. Valinhos/SP Tel.: 19 38492522

bullet Mariana LageMarques Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Sócia Fundadora ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária), 2002. Faço atendimento odontológico móvel.

bullet Dr. Carlos Artur Lopes Leite é médico veterinário graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Micologia Médica pela Carl von Ossietzky Universität (Alemanha). É também mestre em Medicina e Cirurgia Veterinárias pela UF

bullet Carla Diele CRMVRJ 6165

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletLuz do meu samba

bulletPedras Que Cantam

bulletOs três boiadeiros japoneses

bulletPaisagem da Janela

bulletEu nasci há dez mil anos atrás

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletComo cães e gatos (cats e dogs)

bulletOs pássaros 2 - o ataque final (the birds ii: land s end)

bulletOs pássaros feridos (the thorn birds)

bulletOs pássaros (the birds)

bulletAir bud: world pup


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletA princesa e o sapo

bulletAmazonas aguas, passaros, seres e milagres

bulletCrianca, cachorro que fala!

bulletAves-simbolos dos estados brasileiros, as

bulletO gato que falava com fantasmas

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos