Home Page > Dicas Veterinárias > 4 passos para seu cão virar amigo da escova de dentes

4 passos para seu cão virar amigo da escova de dentes


Higiene bucal é importante para um cachorro saudável e obediente; acompanhe nossas dicas e treine seu amigo.

Escovar os dentes dos cães é um grande desafio, já que nem todos os animais têm facilidade em acostumar com este hábito e a falta de frequência da aplicação da atividade por parte dos donos faz com que esta situação se complique ainda mais.
Buscar manter uma rotina de escovação de dentes nos cães é fundamental, pois seu estilo de vida e alimentação provoca o acúmulo de tártaro, o que pode levar a uma série de doenças orais, como gengivite e periodontite, e infecções, principalmente no coração, no fígado e nos rins.


Passo a passo para adaptar o cão ao hábito de higiene bucal

  • 1ª Semana: O dono deve levar seu companheiro para um lugar sem agitação, fazer carinhos suaves e direcionar gradativamente a mão até a boca do animal, onde deve ser passado o dedo indicador pela gengiva e dentes.
    As seções de toque na boca devem ter a duração de dois minutos e serem feitas quatro vezes por dia durante três dias. Quando perceber que o cão está mais receptivo aos toques o tempo das seções deve ser aumentado para cinco minutos. Sempre que o animal permitir que seu dono passe o dedo em sua gengiva e dentes, deve ganhar uma recompensa.
  • 2ª Semana: Deve-se enrolar uma gaze no dedo e repetir o mesmo processo da semana anterior. Neste período, as seções devem durar cinco minutos e serem aplicadas duas vezes por dia.
  • 3ª Semana: O mesmo processo já feito deve ser repetido, mas desta vez a gaze deve estar molhada com um antisséptico oral específico para cães e, após a seção, o cão levado para um passeio na rua. A frequência da atividade deve ser de duas vezes por dia.
  • 4ª Semana: Nesta última fase, deve ser usada uma escova comprida e de cerdas macias e uma pasta de dentes canina – pastas de dentes comuns são proibidas, pois se o cão ingerir poderá ter irritações no estômago.

A rotina deve ser feita diariamente por uma semana e, por fim, reduzida para uma frequência de três vezes por semana.

Ter paciência durante toda a adaptação do animal a este novo hábito e ser persistente, é essencial, pois se o cão perceber que o dono abre mão da escovação diante de qualquer reação negativa ele adotará esta atitude como hábito.


Ensinar o cachorro a relaxar e deixar ter seus dentes escovados e gengiva massageada contribui para que ele, além de ter uma vida mais saudável, desenvolva a confiança no seu dono e o entenda como líder, o que é fundamental para sua educação e boa convivência em sociedade.

Av. Brasil 1772, Jd. Chapad?o Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 // (19) 9822 3758 contato

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletAos filhos de peixes

bulletO tempo não para

bulletVendi os bois

bulletCaipira

bulletLadeira do boi genival lacerda eu vi maria na ladeira do boi eu perguntei maria pra onde foi maria trazia um pote quando me avistou deu um tombo de um jeito que o pote quebrou ai maria quanto tempo eu não te vejo cadê meu abraço maria cadê meu beijo m



Dicas Veterinárias:

bulletPedigree

bulletOsteide podal

bulletAcral lamber dermatite em cães

bulletPus na cavidade torácica de cães

bulletComo proteger os móveis de arranh?es



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Bruno Evaristo>

bullet Chani Blue http://www.epochtimes.com.br/equoterapiaeficazcombateproblemaspsicologicos/>

bullet Sergio Lobato é Médico Veterinário, consultor e palestrante em Gest?o da Inovação e Marketing em Medicina Veterinária. CRMV 4476. www.sergiolobatopetmarketing.blogspot.com>

bullet Janaina Biotto Camargo http://www.vilachicopethotel.com.br/ Médica veterinária graduação (2003), residência e mestrado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu; Área de atuação em Anestesiologia, Acupuntura e Terapias complementares.>

bullet Gabriela Rodrigues Zootecnista, trabalho com nutrição animal e consultoria. (013)99192 3249 @gabriela.zootecnista Facebook: Gabriela Rodrigues Zootecnista>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletA vida dos peixes (la vida de los peces)

bulletCompramos um zoológico

bulletManda-chuva o filme (don gato y su pandilla)

bulletV

bulletO gato e o violino (the cat and the fiddle)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO homem que amava os cachorros

bulletCachorro tem cada uma

bulletEnfermidades dos cavalos

bulletGato que gostava de cenoura

bulletO gato que tocava brahms

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos