Home Page > Dicas Veterinárias > Conheça os cuidados que se deve ter ao escolher um petshop

Conheça os cuidados que se deve ter ao escolher um petshop


Os cuidados com os pets vão além de casa, alimentação e carinho. É preciso se preocupar também com higiene e atendimento veterinário

Corpo de estudante cearense será cremado na Nova Zelândia neste sábado

Trânsito em Fortaleza volta a fluir após retirada de poste caído

Os cuidados com os pets vão além de casa, alimentação e carinho. É preciso se preocupar também com higiene e atendimento veterinário. O crescimento do número de petshops e clínicas, oferecendo produtos e serviços diferenciados, aumenta a presença de bons e maus prestadores de serviço em Fortaleza. Você sabe quais os cuidados que se deve ter ao escolher um petshop?

Indicações são sempre bem-vindas. Um local que seu vizinho, amigo ou parente conheça pode ser uma boa referência. Mas só isso não é necessário. De acordo com o médico veterinário, Dr. Carlos Aurélio, é preciso verificar se o especialista que trabalha no local tem registro para atuar na área.

“O cliente deve perguntar o número de registro, caso não esteja na receita médica; e, em seguida, ligar para o Conselho Regional de Medicina Veterinária [órgão que fiscaliza o exercício da medicina veterinária e da zootecnia]&rdquo, explica. É importante verificar também se o estabelecimento possui alvará para funcionamento, ele deve estar exposto em um lugar visível.


Buscar referências sobre os estabelecimentos é sempre uma boa opção (FOTO: Divulgação)

A higiene é fundamental. Se você chega em um local e vê que está sujo e que os animais estão sendo maltratados, deve perceber que o petshop não é legal. “Não é porque é uma clínica veterinária que deve ser suja, muito pelo contrário, ela tem que ser muito limpa. Assim como uma farmácia ou um hospital, por exemplo&rdquo, afirma Dr. Carlos Aurélio.

Não leve o bichinho e volte apenas para pegá-lo, acompanhe o serviço. Se o animal cair, ficar ferido ou intoxicado após o banho, o cliente pode recorrer no Conselho.

A venda de medicamentos também é importante. Uma pessoa que não é veterinária pode vender apenas rações e objetos que não sejam medicamentos. “Se o comerciante quiser vender remédios e complexos evitamínicos no petshop, é necessário ter um veterinário responsável no local&rdquo, finaliza o veterinário.

O que faço para comprar um animalzinho?

Pois bem, agora você decidiu comprar um bichinho de animação. Os animais que podem ser vendidos em petshops são os domésticos ou os silvestres. No caso dos últimos, é necessário que tenham nascido em criadouro autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, é preciso que o comerciante tenha nota fiscal, também do Ibama, autorizando a venda do animal.

De acordo com a responsável pelo setor de fauna do Instituto, Aline Alcântara, os comerciantes precisam ter bom senso. “Animais de grande porte, como um carneiro, por exemplo, podem ser comercializados, contanto que o petshop tenha condição de dar o tratamento adequado ao animal”.

Caso, queira ter mais certeza da compra, você pode entrar no site do Ibama, fazer uma consulta online do CNPJ de quem está criando e de quem está vendendo e, com isso, obter certificado de que o criadouro está em dia com a legislação.

Depois de comprado, tenha respeito às características comportamentais do animal, cuidados com a sua alimentação, prevenção e tratamento de doenças, fornecimento de abrigo, alimentação e segurança adequados e respeito às leis vigentes.



http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/ceara/conheca os cuidados que se deve ter ao escolher um petshop/

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletEguinha pocotó

bullet2345meia78

bulletPassaro sem ninho

bulletA galinha magricela

bulletCobra Jibóia



Dicas Veterinárias:

bulletVc gosta de gatos ?

bulletWolff-parkinson-white em cães

bulletHomeopatia

bulletOdontologia equina

bulletComo tratar um cão sangrando



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Kadu Camargo Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelo G.E.R.E. (Grupo de Estudos em Reprodução Equina PUCPR); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Medicina Animal: Equinos, na área da Reprodução Equina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). E mail: kaducamargo@gmail.com Leia mais sobre esse assunto em https://www.revistahorse.com.br/imprensa/cuidados durante a gestacao de eguas os primeiros 60 dias sao os mais criticos/20170410 175102 j086>

bullet Adriana Morales Médica Veterinária CRMV: 6467 Membro do Colégio Brasileiro de Oftamologia Veterinária. Avenida 11 de Agosto, 1693. Valinhos/SP Tel.: 19 38492522>

bullet LUIZA CERVENKA DE ASSIS http://emais.estadao.com.br/blogs/comportamento animal/morte e luto o que fazer quando o cachorrogato morre/>

bullet Por Alexandre Domingues>

bullet Matheus Rodrigues Bonfim matheus@petlive.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletPeixe grande e suas histórias maravilhosas (big fish)

bulletMeu maior amigo

bulletCompramos um zoológico

bulletO gato do espaço (the cat from outer space)

bulletA fuga dos homens pássaros (the birdmen)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCachorro tem cada uma

bulletLivro de banho galinha pintadinha

bullet97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletCães de guerra

bulletUm gato aprende a morrer

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos