Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Diarréia em pequenos animais

Compartilhe em suas redes sociais:

Diarréia em pequenos animais


A diarréia trata-se de um distúrbio gastrointestinal, que pode ou não vim acompanhado de vomito e/ou regurgitação.

Diversos fatores podem desencadear esse distúrbio, por isso, primeiramente deve-se diferenciar em causa primária ou secundária, quadro agudo ou crônico (considerando nos animais um distúrbio crônico após 3semanas) e grau leve, moderado ou severo.

A causa primária mais comum é a Disbiose, trata-se de um super crescimento bacteriano ou mudança das bactérias, geralmente devido a mudança na alimentação, muito comum levar a diarréia de forma aguda e muitas das vezes hemorrágica (presença de sangue).

Para as causas secundárias é necessário determinar a localização e então pesquisar as causas que podem ser: degenerativo, anormalidades, metabólico, neoplasias, inflamatório, traumático, vascular e parasitas.

Todos histórico do animal é importante para que seja escolhido se necessário o melhor exame complementar (us, hemograma, coproparasitologico ...) possibilitando que o diagnóstico seja mais preciso, e seja feita a escolha dos melhores tratamentos.

Um histórico preciso deve conter todas as vacinais que o animal realizou com as datas de administração, data da vermifugação, alimentação (marca, caseira, histórico de troca ou petiscos, forma de administração) , medicações recentes, traumas, tratamentos já realizados, histórico de doenças e parasitas externos, se possível levar exames que já tenham sido realizado, ajuda muito também a visualização das fezes podendo ser até mesmo através de foto pois torna mais facil avaliar o formato, cor e a consistência é importante também saber dizer se a quantidade de defecação aumentou em quantidade e volume(ex: o animal continua defecando uma vez ao dia só que pastoso, ou passou a defecar cinco vezes e bem liquido).

O jejum pode ser importante em alguns casos, mas não deve ultrapassar de 12 horas e apenas deve realizar jejum hídrico se houver vomito, devendo ser uma atitude com orientação médica para que não piore a desidratação e nutrição que em muitos casos já se encontram debilitados necessitando de suporte intravenoso.

É importante ter um veterinário acompanhando para obter o melhor diagnóstico e tratamento, evitando assim resistência bacteriana e zoonozes.

Lembrando que quanto mais cedo diagnóstico melhor é o prognóstico.



Helena Monkevic Casarin clinica veterinária Julius 19 996242435 Av. José Pancetti 887 Jd. Aurelia , Campinas/SP

O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletMenino passaro

bulletBater das asas

bulletAdmirável gado novo

bulletOnça pintada

bulletBurro Xucro



Dicas Veterinárias:

bulletBolhas na pele e pústulas em cães

bulletComportamento canino - parte 1

bulletErupções e trocas dos dentes do cavalo

bulletEstudo revela que algas podem prejudicar recifes de corais

bulletA toxoplasmose



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Gabriel Guerreiro Qualquer dúvida ou sugesteatilde;o enbsp;estarei respondendo no email Gabriel_g_f@hotmail.com no twitter @AdestramentoDOG >

bullet Hemovet Laboratório e Centro de hemoterapia veterinária M.V. Simone Gonçalves CRMV SP 10141 Rua José Macedo, 98. Pq São Lucas F. 29188050>

bullet Tatiana Grillo
Eu atendo em domicílio em Sorocaba SP
(15) 3019 2101>

bullet Darvin: darvin@adestradorpessoal.com.br http://www,adestradorpessoal.com.br>

bullet Dra Renata Avancini Médica veterinária, formada pela Universidade de Santo Amaro em 2007. Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), em 2009 e 2012 respectivamente. Graduada em 2014 no Curso de Especialização em Produção e Sanidade de Animais de Biotério pela FMVZ USP. Experi?ncia em clínica geral, medicina regenerativa, biotecnologia com concentração em células tronco e experi?ncia em doc?ncia na disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos. Professora de Anatomia Veterinária da Faculdade das Metropolitanas Unidas (FMU) e na Universidade Paulista (UNIP). Médica veterinária na CURAVET. Contato: contato@curavet.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletCacados

bulletCondorman - o homem pássaro (condorman)

bulletOlhos de gato (cat s eye)

bulletO gato de 9 caudas (il gatto a nove code)

bulletMulher-gato (catwoman)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletSucesso na criação de pássaros canários e periquitos

bulletGato viriato

bulletUm gato aprende a morrer

bulletPássaros amarelos

bulletAtlas colorido de anatomia veterinária do cão e gato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos