Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Qual a filtragem ideal no meu aquário?

Compartilhe em suas redes sociais:

Qual a filtragem ideal no meu aquário?



Quando o assunto é filtragem para peixes, muitos iniciantes podem se perguntar: Qual é a real necessidade disso em um aquário? De modo básico, esses animais, além de viverem na água, dependem muitas vezes dela para respirar, portanto necessitam dela constantemente livre de toxinas, pois ao contrário de nós, de um cachorro ou de um pássaro o peixe passa todo o tempo convivendo com seus resíduos, dentre eles as fezes, urina, e restos de comida, se esses não forem eliminados. Por isso a filtragem é tão necessária.

Dito isso, precisamos entender os três tipos básicos de elementos filtrantes e o conceito de um filtro para aquários e lagos.

1)ETAPAS DE FILTRAGEM NO AQUARISMO:

1-FILTRAGEM MECÂNICA: é composta geralmente por elementos permeáveis e capazes de impedir a passagem de detritos, sendo a primeira linha de filtragem e impedindo a sujeira grossa de entrar no filtro. Dentre as opções mais comuns a venda temos as espumas e o perlon.

2-FILTRAGEM BIOLÓGICA: considerada o``coração´´do aquário, é de vital importância para a manutenção da vida aquática, sendo ela responsável por abrigar bactérias que consumirão os resíduos tóxicos presentes no aquário, com a ação dessas bactérias transformando alguns compostos em um ciclo, chamado Ciclo do Nitrogênio, descrito no esquema:

Peixe gera > Amônia(NH3) > ação das bactérias > Nitrito(NO2) > ação das bactérias > Nitrato(NO3).

A transformação resulta em compostos cada vez menos tóxicos, com o final do processo (nitrato) sendo eliminado em trocas parciais de água(TPAs). Os produtos no mercado que desempenham a filtragem biológica são principalmente as cerâmicas, com produtos auxiliares como os aceleradores de biologia para maximizar a biologia.

3-FILTRAGEM QUÍMICA: tem caráter absorsivo, com função de purificação da água através da remoção dos compostos já falados acima e também de metais pesados, eventuais cores odores e químicos da água, basicamente é um auxiliar da filtragem biológica: ``refinando´´o seu trabalho. Dentre os produtos destinados a esse fim temos o carvão ativado e os polímeros filtrantes.

Após conhecer os elementos filtrantes é necessário escolher o tipo de filtro, com ele composto por uma bomba e alguma estrutura que abriga os elementos filtrantes, variando em uma infinidade de modelos e tipos. É ideal classifica-los mediantes a fauna(habitantes do aquário) e tamanho do sistema.

2)TIPOS DE FILTRAGEM PARA AQUÁRIOS

-Filtro Externos (hang-on) : Pequenos filtros externos com baixa capacidade de armazenamento de midias , utilizado muitas vezes em aquários menores.

-Canister - Filtros de maior porte , tendo o benefício de armazenar mais midias filtrantes.

-Sump - Filtro utilizado pela maioria dos jumbistas , pela sua personalização. O aquarista nutre com a quantidade de midias que quiser,o mesmo ocorre com a vazão.

3)RECOMENDAÇÕES

- Aquários entre 60-250l ,usar filtros hang-on, internos e pressurizados (canister) com 6 a 10x a litragem do aquário.

- Aquários entre 250l-600l canister para faunas menores ou filtro externo(sump) para jumbos sendo ele com cerca de 20 a 30% do volume do aquário e com bombas de 7 a 10x o volume do aquário.

-Aquários de 600l e adiante sump com 20 a 30% do volume ou filtro pressurizado externo dedicado a grandes sistemas e bombas de 7 a 10x o volume do aquário.

É importante considerar a altura que alguns filtros devem jogar, sendo necessário aumentar a potência da bomba muitas vezes. Além disso, devemos nos atentar a quantidade de mídias biológicas pelo volume de água com o ideal rondando de 3 a 5% do volume de água em mídias

(ex: aquário de 200l de 6 a 10litros de cerâmica).

Por fim, os aspectos que definem uma boa filtragem são o Tamanho do filtro, a quantidade de cerâmica e a potência do filtro sendo eles o mais importantes em aquários maiores. Para aquários menores esses fatores são mais dispensáveis, e vale lembrar que no aquarismo nada é regra e essas informações apenas servem como base padrão para um bom aquário. Espero ter ajudado um pouco para orientar os entusiastas ao hobby, grande abraço!



Contatos dos Autores:
https://www.brasiljumbos.com.br/pagina/qual a filtragem ideal no meu aquario.html



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletVisão noturna dos cães

bulletComo prestar primeiros socorros ao seu cão

bulletCães gostam de grama

bulletOs gatos assistem tv?

bulletLesão muscular em cães


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Rogério Sandoval Silveira www.adestramentobr.com.br

bullet Arlette Farias FISH GARDEN (19) 32365073 Campinas SP

bullet Keila Regina de Godoy

bullet Bianca Pissardo, http://criancas4patas.blogspot.com

bullet

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletMetamorfose ambulante

bulletAbelha sem mel

bulletO Beijo E A Reza

bulletO beijo da mulher aranha

bulletVampiro

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletCama de gato (cama de gato / cat s cradle)

bulletThe wolf of wall street

bulletO dia do gato

bulletNas montanhas dos gorilas

bulletO mar não está prá peixe o mar não está prá peixe


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletNosso planeta verde - 100 ótimas propostas para trabalhar na educação infantil

bulletO gato e a revolução

bulletO cachorro e o lobo

bulletA arca de noé

bulletEnfermidades dos cavalos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos