Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Cuidados do peixe palhaço

Compartilhe em suas redes sociais:

Cuidados do peixe palhaço



 

Cuidados

Todo o mundo conhece o protagonista do filme "Procurando Nemo", um peixe palhaço, chamado também de peixe das anémonas (Amphiprion ocellaris), que habita nas águas tropicais dos recifes de coral do oceano Índico e Pacífico e que pode chegar a viver até 15 anos. Desde que saiu o filme, este colorido peixe laranja com riscas brancas e pretas é cada vez mais visto nos aquários do mundo pela sua beleza e pelo quão relativamente fáceis de manter são.

Se quer saber como cuidar de um peixe palhaço, continue lendo este artigo do PeritoAnimal em que lhe vamos explicar exatamente quais são os cuidados do peixe palhaço, para o caso de adotar um, saiba a todo o momento o que o seu companheiro marinho precisa para ser um peixe saudável e feliz.

O aquário do peixe palhaço

Para cuidar de um peixe palhaço adequadamente deve preparar-lhe um bom habitat para viver. Por isso, se vai adotar um casal de peixes palho vai precisar de no mínimo um aquário com 150 litros de água e se só tiver um, um aquário com 75 litros de água será suficiente. Deve ter em conta que estes peixes são animais muito ativos e que não param de nadar de cima para baixo no aquário, por isso precisam de muito espaço para se mexerem.

Por outro lado, a água tem que estar entre os 24 e os 27 graus de temperatura, uma vez que os peixes palhaço são tropicais e precisam que a água se mantenha quente e limpa. Para isso, pode colocar um termômetro e um aquecedor no aquário e se certificar todos os dias que a água está à temperatura correspondentes. Também deve se certificar que a água está dentro dos parâmetros correspondentes de salinidade para um aquário de água salgada.

Cuidados

Decoração do aquário do peixe palhaço

Outros dos importantes cuidados do peixe palhaço são as coisas que deve incluir no seu aquário. Além de fazer parte da sua alimentação, as anémonas são animais imprescindíveis para estes peixes, uma vez que para além de se alimentarem dos parasitas e resíduos alimentares que contêm, também servem para se divertirem e se refugiar de outros peixes. Como referimos, os peixes palhaço são muito ativos e precisam de lugares no aquário onde se possam distrair e esconder de outros peixes, mas cuidado porque são muito territoriais e hierárquicos, pelo que cada um precisa de uma anémona para si e se não a tiver, brigará com outros para a conseguir. É por isso que também se chama de peixe anémona.

Além disso, pode colocar outros animais e plantas pelo aquário e para o fundo, é recomendável colocar contas de coral porque os peixes palhaço são os habitantes por excelência dos recifes de coral das águas tropicais e colocá-las no seu aquário, vai fazer com que se lembrem do seu habitat natural.

Cuidados

Alimentação do peixe palhaço

A alimentação do peixe palhaço é outro dos fatores a ter em conta para os seus cuidados. Tendo em conta que são carnívoros, estes peixes precisam de uma quantidade diária de comida de pellets específica, mas também é recomendável dar-lhes de vez em quando alimento vivo ou morto sem parar as correntes de água do aquário, uma vez que ao ser predadores, o seu instinto de caça faz-los perseguir a sua comida até a pegar.

Além da simbiose com as anémonas, os peixes palhaço podem comer no seu habitat natural desde pequenos crustáceos como camarões descascados, lulas e até alguns moluscos como ameijoas ou mexilhão. No entanto, também precisam de vegetais na sua dieta, por isso dando-lhe comidas secas ou desidratadas de qualidade uma vez por dia, cobrirá todas as necessidades alimentares do peixe palhaço.

Cuidados

Compatibilidade com outros peixes palhaço e outras espécies

Ao serem tão territoriais, deve ter em conta que os peixes palhaço não costumam se dar bem com outros da sua mesma espécie e até podem chegar a ser agressivos quando se mete um novo no aquário e já há uma hierarquia estabelecida. Normalmente, não se recomenda a mistura de espécies de peixes palhaço a não ser que se tenham aquários muito grande (de 300 a 500 litros de água).

Apesar disso, são pequenos e relativamente lentos ao nadar, pelo que, para favorecer os cuidados do peixe palhaço, não se recomenda colocá-los com outras espécies maiores ou peixes agressivos carnívoros como o peixe leão, uma vez que as possibilidade de sobreviver do peixe anémona ficarão reduzidos exponencialmente. O que pode fazer é colocá-los juntos com outros peixes tropicais num aquário que se dão bem com o peixe palhaço como:

  • Donzelas
  • Peixe anjo
  • Goby
  • Peixe cirurgião
  • Anêmonas
  • Corais
  • Invertebrados marinhos
  • Gramma loreto
  • Blennioidei

Cuidados



Contatos dos Autores:
https://www.peritoanimal.com.br/cuidados do peixe palhaco 21231.html



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletOs benefícios da zooterapia

bulletEnvenenamento por inseticida em cães

bulletOdontologia equina

bulletComo fazer o planejamento tributário do seu pet shop

bulletAflatoxinas


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Dr. Luiz Bolfer formou se em Medicina Veterinária no Brasil e mudou se para os Estados Unidos para se especializar em Cardiologia, Emergência e Cuidados Intensivos em cães e gatos. Completou 12 meses de Internato em Clínica Médica e Cirúrgica Veterin

bullet Jacqueline R. F. Cremoneze profissão: Médica Veteriária CRMVSP21312 Sou médica veterinária formada pela Faculdade de Jaguariúna em junho 2006, e minha dedicação com as aves começou no ano de 2003. Devido a isso, presto apoio a todos os interess

bullet Eng. Agr. Aliomar Gabriel da Silva, MS, PhD Celular: (16) 9 8149-7557 e E-mail: aliomargabrieldasilva@hotmail.com

bullet M.V. Arthur César Ferreira Av. Brasil 1772, Jd. Chapadão Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 // (19) 9822

bullet Bruno Tausz(Etólogo)

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletCanção do exílio

bulletPreta Pretinha

bulletTelevisão de cachorro

bulletVou te rebocar

bulletTelegrama

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletJurassic park i

bulletMeu irmão virou um cachorro (mein bruder ist ein hund / my brother is a dog)

bulletDoce pássaro da juventude (sweet bird of youth)

bulletThe dark knight (2008)

bulletBatman begins (2005)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletUm gato aprende a morrer

bulletUrologia e nefrologia do cão e do gato

bulletSucesso na criação de pássaros canários e periquitos

bulletFalando de passaros e gatos

bulletA volta do gato preto

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos