Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Dicas Veterinárias > Medicina preventiva veterinária. em que consiste e efetividade?

Compartilhe em suas redes sociais:

Medicina preventiva veterinária. em que consiste e efetividade?



A medicina preventiva é a especialidade médica que se ocupa da promoção e proteção da saúde, além da vigilância da saúde da população.

A nível veterinário, os especialistas que se dedicam à medicina preventiva encarregam-se de proteger e manter a saúde dos animais antes que a doença apareça, além de se encarregarem que haja uma produtividade agrícola que ofereça um controlo sanitário alimentar encaminhado tudo à melhoria da saúde do animal e das pessoas que convivem com ele.

 MEDICINA E CUIDADOSTempo de leitura 5

   

medicina preventiva veterinária é uma especialidade dentro da medicina veterinária que não se ocupa de tratar as doenças. Normalmente as pessoas trazem à consulta veterinária os animais quando estes se encontram doentes. Para muitas doenças o tratamento é simples e a doença não é grave. Noutros casos, a doença é grave ou o tratamento é difícil, caro ou com risco de vida. Além disso, é possível que a doença seja contagiosa, pondo em risco a outros animais e a pessoas que convivem com eles. Por todas essas razões (gravidade da doença, custo da mesma e a possibilidade de contágio) a medicina preventiva é um pilar chave para manter a saúde dos animais e das pessoas que convivem com elas.  

Descarregue

A medicina preventiva dispõe de múltiplas ferramentas para prevenir as doenças e ajudar a manter a saúde dos animais:

  • A nutrição equilibrada tem o papel mais importante na saúde dos cães e gatos que coabitam connosco nos nossos lares. A avaliação do peso do animal, adequar o tipo de alimentação e as suas quantidades ao exercício físico, faz dos ingredientes funcionais a base para uma ótima saúde. A alimentação e a vida saudável, as desparasitações e as vacinas são os 3 pilares da saúde que se inclui na medicina preventiva.
  • vacinação é uma das atuações mais importantes dentro da medicina preventiva. A administração de vacinas no momento idóneo (não deve de ser realizado nem demasiado cedo enquanto o animal ainda dispõe dos anticorpos maternos, nem demasiado tarde porque deixaríamos o animal desprotegido durante algum tempo) é um método eficaz e seguro para a prevenção de múltiplas doenças infeciosas. O tipo de vacinas e a sua frequência pode variar segundo hábitos e zona geográfica pelo que é muito importante visitar o veterinário para conhecer o calendário de vacinas idóneo para o nosso animal. Nos filhotes a alimentação com nucleótidos melhora a proteção das vacinas.
  • Em segundo lugar, a deteção e prevenção de parasitose nos animais é outra parte importante da medicina preventiva. Estes parasitas não são unicamente vetores de doenças para os animais, mas também para as pessoas que convivem com eles, dado o estreito vínculo que se estabelece entre animais e pessoas.
  • Em terceiro lugar, a medicina preventiva proporciona programas específicos de prevenção de determinadas doenças, que são recomendáveis de seguir. Destacamos a sua importância na prevenção da doença periodontal o programa de prevenção da leishmaniose. Além disso existem outros programas específicos como os programa de seguimento nutricional e de prevenção da obesidade, os quais são importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares ou os programas geriátricos, que tratam de manter a saúde dos animais nas últimas etapas da sua vida prevenindo doenças frequentes associadas a essa etapa.

Em conclusão, a medicina preventiva através de ações a vários níveis (dieta, vacinação, seguimento clínico...) tenta manter a saúde dos animais para que não sofram doenças, que é uma estratégia económica altamente viável1, dado que o tratamento preventivo é muito mais económico em comparação ao tratamento da doença, pelo que o aumento do número de visitas ao veterinário não aumentará o custo da manutenção da saúde do animal.



Contatos dos Autores:
https://www.affinity petcare.com/vetsandclinics/pt/medicina preventiva veterinaria em que consiste e efetividade/



O conteúdo presente no texto acima é responsabilidade dos Autores citados

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletHábitos e problemas alimentares em gatos

bulletO equitador e o lenhador

bulletFebre maculosa em cães

bulletAfinal de contas, em que um gato ajuda?

bulletDegeneração da medula espinhal ? rottweilers


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Mauricio Sordille www.petcaramelo.com

bullet Carla Diele CRMVRJ 6165

bullet M.V Helena Monkevic Casarin 19 993353793 Clinica Juliu´s 32134539

bullet Alexandre Cury Instrutor de Hipismo
centro hípico mirassol
(19) 32460423 ? 91322162
e-mail: mrpccury@uol.com.br

bullet Chani Blue http://www.epochtimes.com.br/equoterapiaeficazcombateproblemaspsicologicos/

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletGavião cacuriá de dona teté

bulletGato fujão cantora sol

bulletMorena de Angola

bulletÉ o bicho

bulletO burrinho do vizinho

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletOs pássaros (the birds)

bulletFlipper (1996)

bulletBud, o cão amigo - air bud

bulletMadagascar ii

bulletMeu maior amigo


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletA arca de noé

bulletSucesso na criação de pássaros canários e periquitos

bulletEnfermidades dos cavalos

bulletGato viriato

bulletO gato e a revolução

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos